Comunidade Luz da Vida chega a Belém

A Comunidade Luz da Vida, que em 2016 completou 19 anos de fundação, inaugurou em dezembro passado a sua primeira casa de missão fora de Goiânia, cidade de sua origem. A chegada de seus primeiros missionários a Belém contou com a acolhida do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, e de seu  Auxiliar, Dom Irineu Roman.

A vinda dos quatro missionários da comunidade aconteceu a partir de uma conversa entre Luiz Antônio, o fundador da comundiade e o Bispo Auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto que sugeriu a capital paraense para receber a primeira casa de missão fora do estado goiano. Em seguida, o fundador veio para Belém e conversou com Dom Alberto Taveira sobre a vinda da comunidade. “Até então não tínhamos saído da realidade de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A acolhida foi muito boa por parte dos bispos de Belém, dos párocos e fiéis”, ressaltou Irmão Roberto Pedroso.

Com ele vieram também os irmãos Jean Dourado, Mailson Barreta e Izídio Onofre. “Contamos com a receptividade de muitos religiosos, a atenção dos bispos que se mostraram muito disponíveis conosco. Tudo isso nos leva a novos horizontes para que possamos colocar em prática tudo aquilo que temos estudado. Além disso, Belém é uma terra com a devoção mariana que nos impulsiona ainda mais”, disse Ir. Izídio.

Para sua estruturação na capital paraense, a comunidade contou com o apoio dos párocos das paróquias de Nossa Senhora da Conceição, na Cidade Velha, e de Santa Luzia, no Jurunas. De acordo com os missionários, em fevereiro acontecerá o envio de mais quatro missionárias que virão ampliar o quadro.

Também está sendo estudado um trabalho com famílias na área portuária de Belém. Nesse projeto, visitas a elas e, a partir disso, identificação de suas necessidades para desenvolver trabalhos a fim de envolvê-las nas comunidades e paróquias. “Será um desafio novo atuar nos portos.  Estamos dispostos para Deus, buscando a salvação e santificação dessas famílias”, destacou Ir. Mailson.

Com o carisma “Iluminar as trevas do mundo… Resplandecer a luz que brilha do coração de Jesus para a Salvação das famílias”, a Comunidade trabalha com aconselhamento, oração, louvor e partilha. Além disso, desenvolve atividades voltadas para as famílias, casais, formações com jovens, moradores em situação de rua e com o anúncio da Palavra.

Comunidade

A Comunidade Católica de Evangelização Luz da Vida teve origem no Grupo de Oração Jovens Unidos a Serviço de Cristo (JUSC) na Igreja Nossa Senhora da Conceição, Matriz de Campinas. Após três meses de fundação, entrou para o grupo Luiz Antônio, que posteriormente viria a ser fundador da comunidade.

Em fevereiro de 1996, o Senhor unia àqueles que seriam os primeiros membros da Comunidade Luz da Vida o Pe. Luiz que se tornou diretor espiritual de Luiz Antônio. Em setembro de 1997, durante uma vigília do núcleo do Grupo de Oração, inspirou a Luiz Antônio o nome da Comunidade: Luz da Vida.

No dia 14 de dezembro deste mesmo ano acontecia, na Paróquia Sagrada Família, uma reunião de profunda oração e experiência de Deus. Sua grande promessa da vida comunitária foi feita. Nesse momento, cada um ali presente escolheu a qual estado de consagração iria pertencer: comunidade de Vida ou de Aliança. Fundou-se então a Comunidade Luz da Vida. No dia 1º de fevereiro de 1998, a Comunidade Luz da Vida efetivamente teve início, com 22 membros na comunidade de vida e 21 na comunidade de aliança.

Serviço

A Comunidade Luz da Vida está situada na Rua Osvaldo de Caldas Brito, 428, próximo ao Polo Joalheiro, Bairro do Jurunas. Telefone: 91 98560-1754.