No domingo, 12, ocorreram estudos sobre a Campanha da Fraternidade 2017, destinados para a área missionária das ilhas, na Comunidade de Boa Vista, no Baixo Acará. Os estudos têm como subsídios o texto-base da campanha deste ano com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). A formação teve a colaboração do coordenador arquidiocesano de pastoral da Campanha, monsenhor Raimundo Possidônio da Mata (monsenhor Cid) e da irmã Téa Frigério, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). A mata fechada e os rios que circundam a comunidade foram o cenário da formação que levantou o despertar e o interesse para um olhar cuidadoso para o bioma no qual estão inseridos.
Os representantes das 14 comunidades localizadas no Baixo Acará compareceram na Comunidade de Boa Vista. A formação objetiva preparar os fiéis da Igreja de Belém para a abertura da CF, que este ano ocorrerá no dia 4 de março, às 9h, na Praia do Farol, na Ilha de Cotijuba.
Os estudos foram desenvolvidos a partir do método Ver, Julgar e Agir. O monsenhor Raimundo Possidônio fez a reflexão sobre o método Ver. A formação prosseguiu com o método julgar, este, ficou sob a responsabilidade de irmã Téa Frigério, que empregou uma visão bíblica através da oração diante dos biomas, algo que chamou a atenção de todos os representantes das comunidades que refletiram e questionaram a ausência do bioma marinho dentro do texto-base.
Com posse dos estudos do texto-base da CF 2017, posteriormente, haverá uma reunião com os representantes das comunidades que irão propor um gesto concreto em resposta a Campanha, ou seja, o gesto concreto nada mais é que as ideias benéficas colocadas em práticas em prol do bem comum de todos, que neste caso está intimamente ligada ao respeito com o meio ambiente.
Formações
Além da área missionária das ilhas que compreendem as comunidades do Baixo Acará, as áreas Belém e Metropolitana que compreendem as paróquias da Arquidiocese de Belém, passaram por formação. A área Belém foi a primeira a receber as formações, ocorridas entre os meses de janeiro e fevereiro, no Centro Social de Nazaré, que contou com a colaboração do monsenhor Cid, do diácono permanente Edward de Aquino, do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Fernando Maia e da irmã Téa Frigério. Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, os estudos ocorreram na área Metropolitana, na matriz da Paróquia Menino Deus, em Marituba, na ocasião os facilitadores foram monsenhor Cid e o Padre George Evangelista da Paróquia São Francisco de Assis, de Icoaraci.
Campanha da Fraternidade 2017
A Campanha da Fraternidade 2017 terá início em todo o país no dia 1º de março. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, a iniciativa traz uma reflexão sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. A campanha destaca a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram e desejam despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum.
O texto-base da CF 2017 é o subsídio que está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o texto-base faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais, traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.
Lançamento e coletiva a imprensa
No dia 1 de março haverá o lançamento da CF e a coletiva de imprensa, às 09h, na Cúria Metropolitana, com transmissão pela Rede Nazaré de Televisão e Rádio Nazaré FM 91,3. A abertura da CF, ocorrerá no dia 4 de março, às 09h, na Ilha de Cotijuba.
|
Comunidades do Baixo Acará recebem formação
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Seis recomendações da Igreja para viver o Advento
4 de dezembro de 2024
Produção de hóstias de detentos do sul da Itália é dedicada a Carlo Acutis
4 de dezembro de 2024
Poetas estão reunidos para celebrar os 800 anos do “Cântico das Criaturas”
4 de dezembro de 2024