Cônego Cláudio Barradas completa 25 anos de sacerdócio

 
Aos 87 anos, o Cônego Cláudio Barradas completa na próxima quarta-feira, 25, o Jubileu de Prata de sua ordenação sacerdotal. Ordenado pela imposição das mãos do falecido Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico, o Cônego Barradas dedicou seu ministério para o anúncio do Senhor Jesus. 
 
Aos 13 anos, Cônego Barradas ingressou na antiga casa de formação da Arquidiocese de Belém, Seminário Nossa Senhora da Conceição, levado por Dom Alberto Ramos, na época ainda apenas simples sacerdote. Oito anos depois, no final do curso de Filosofia, espontanemente  deixou o seminário pouco antes de ser enviado por Dom Mário de Miranda Vilas Boas a Roma para o curso de Teologia na Universidade Gregoriana. 
 
Anos depois, cursou  Letras Clássicas, como aluno fundador da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Pará. A vida inteira dividiu o seu tempo entre o magistério, o rádio, o teatro, o cinema e a televisão, tornando-se conhecido Brasil afora. Como reconhecimento por seu trabalho na escola de teatro, na qualidade de professor do curso de formação de ator, a Universidade Federal do Pará deu o seu nome ao Teatro Universitário dessa instituição,  na Travessa Jerônimo Pimentel, inaugurado em 19 de junho de 2009 .
 
Durante todo esse tempo, nas horas vagas, Cônego Cláudio ajudava em algumas paróquias como de São José de Queluz, São Francisco de Assis (Capuchinhos), Igreja de Sant’Ana e, finalmente na Sé. Aposentou-se na UFPA e na Escola Técnica Federal do Pará dias antes de sua ordenação presbiteral. 
 
Foi a convite de Dom Alberto Ramos que voltou a estudar no Seminário São Pio X, já diácono. No seminário estudou Teologia como aluno externo. Fez o tirocínio na Catedral auxiliando Monsenhor Nelson Soares nas atividades paroquiais. Foi ordenado a 25 de janeiro de 1992, na Catedral de Belém, em missa presidida pelo então Arcebispo Dom Vicente Zico, de quem era amigo próximo, na festa da conversão de São Paulo.
 
De lá, no ano seguinte, foi  designado para a Paróquia de Santa Isabel de Portugal, à época ainda pertencente à Arquidiocese. Em Santa Isabel, realizou um trabalho pastoral, dos mais edificantes durante dez anos. E pelo mesmo tempo de permanência ficou à frente da Paróquia de Jesus Ressuscitado tendo realizado lá a construção do Centro Catequético, revitalização do Centro Paroquial e reforma total da matriz.
 
Em 2015, foi escolhido  como um dos 12 cônegos do Cabido Catedral, restabelecido pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. Atualmente, Cônego Cláudio reside e atua na Reitoria Nossa Senhora das Mercês, onde, como ele diz, “é, simultaneamente, o padre lixeira, por ficar à espera, pela manhã e à tarde, das confissões dos fiéis, e o padre restaurador, pelo mesmo motivo". 
 
COMEMORAR 25 ANOS DE SACERDÓCIO
 
"O fato me enche de alegria, por ter sido objeto dessa graça merecida, e de grande tristeza, por ver que, nesse anos todos, não tenho correspondido dignamente a ela", disse.
 
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também