Cônego Sebastião Fialho despede-se de Belém

Sacerdote ingressará na vida monástica em 2024, no Mosteiro de São Bento, em Brasília

A Arquidiocese de Belém celebrou dia 22 de dezembro uma Missa em Ação de Graças pela missão do cônego Sebastião Fialho de Freitas perante a Igreja da capital paraense. Atual pároco da Paróquia São José, localizada no bairro do Umarizal, o sacerdote é membro do Cabido Metropolitano de Belém e Assessor Eclesiástico da Fundação Nazaré de Comunicação, onde ele apresenta programas na Rede Nazaré junto à TV Nazaré e Rádio Nazaré FM. A celebração eucarística também marcou a despedida do cônego Sebastião, pois em janeiro próximo ele passará a servir a Igreja em Brasília, Distrito Federal.

A celebração eucarística aconteceu em um auditório na Fundação Nazaré, presidida pelo cônego Sebastião, concelebrada pelo padre Wagner Maria, Diretor Geral da Fundação Nazaré de Comunicação, tendo no serviço o diácono João Fialho, que é irmão do celebrante. A Missa contou com a presença de diretores, colaboradores e voluntários da Fundação Nazaré de Comunicação, onde cônego Sebastião vem desempenhando sua missão a serviço da Igreja há 27 anos. “Mas chegou a hora de servir a Deus em outro lugar. É um projeto de vida que, como sacerdote, almejo seguir, uma missão para a qual venho me preparando há algum tempo”, informou.

Cônego Sebastião deixa a Arquidiocese de Belém e segue para a Arquidiocese de Brasília onde passará a viver sua vocação pela vida monástica, ingressando no Mosteiro de São Bento da capital do Brasil. O Mosteiro é um conjunto de igreja e casa religiosa onde vivem dezenas de monges. De acordo com a “Regra de São Bento”, quem decide ingressar para uma casa monástica passa a viver o preceito fundamental para o beneditino, “ora et labora”, ou seja, “reza e trabalha”, direcionado pelo lema de todo religioso da ordem, a “paz”.

Padre Wagner enfatizou a alegria em vivenciar o momento presente na instituição ao lado do cônego Sebastião. “Em nome de todos os que convivemos com o senhor agora, pedimos que Deus abençoe a sua nova missão. Também manifestamos nossa imensa gratidão por todos esses anos que o senhor dedicou de sua vida a servir a Igreja de Belém, assim como vem nos acompanhando na missão evangelizadora, com os programas com os quais o senhor tem contribuído com a Fundação Nazaré, além de ser nosso Assessor Eclesiástico. Por tudo, isso nossa imensa gratidão, com grandiosa alegria de poder partilhar de parte de sua vida conosco”, concluiu o diretor.

O celebrante retribuiu o agradecimento e, brevemente, explicou como se deu a sua caminhada em direção à vida religiosa, agora com um monge beneditino. “Certo que a saudade de todos vocês já é grande, mas sempre estarei com todos no coração, e mais intensamente ainda, nas minhas orações. Peço que rezem também por mim, sempre que se recordarem de nosso convívio na Fundação Nazaré”, concluiu.

Encerrada a celebração, todos registraram fotografias e manifestaram gratidão ao cônego Sebastião em meio a um lanche festivo. Antes de seguir para Brasília, cônego Sebastião ainda apresentará os programas que conduz na TV Nazaré, assim como na Rádio Nazaré FM na primeira quinzena de janeiro, ocasião em que ele se despedirá do público que o acompanha.

Fotos: Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também