Congregação Barnabita recebeu dois novos padres e dois noviços

O final de semana foi cheio de bênçãos para a Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, os Padres Barnabitas. Na sexta-feira, 13, e sábado, 14, celebrações marcaram O momento festivo. Na sexta, em Benevides,  André Patrick Cardoso do Nascimento e Josué de Sousa Bosco professaram votos simples, ingressando oficialmente no período que compreende ao noviciado na Ordem. Já no sábado, em São Miguel do Guamá, Francisco Maria Cavalcante Júnior e Rosinei Maria de Souza foram ordenados padres.

Noviços

A profissão de votos é a conclusão da primeira etapa do processo de formação presbiteral. Pelos primeiros votos, que são temporários, os professos se comprometem com a castidade, pobreza e obediência.

A cerimônia de profissão aconteceu durante a Santa Missa na capela da Casa de Retiros Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, em Benevides (espaço do Seminário Barnabita), como parte da programação do retiro espiritual que reúne os padres da Província Norte da congregação, que acontece desde a última segunda-feira no local. A celebração, que contou com familiares dos noviços e alguns convidados, foi presidida por Padre Filippo Lovison, assistente geral e procurador geral da Ordem religiosa, acompanhado pelos demais padres e diáconos barnabitas.
Durante o rito Padre Felippo comentou que jovens como André e Josué são a esperança não apenas para a congregação, mas para a própria Igreja “que conta com pessoas que possam se predispor a aceitar sua vocação”, e prosseguiu com uma conhecida frase do fundador dos Barnabitas, Santo Antônio Maria Zaccaria: “Corram como loucos de amor a Deus e ao próximo e não sejais menores que a vocação para a qual fostes chamados. Sobre vós o Crucificado estende suas mãos de misericórdia”, completou.

Na celebração também foi lembrada a passagem do aniversário natalício de padre José Adelson Ramos Mercês, comemorada também na mesma data. Os neo professos, a partir de agora, assim como o fundador da congregação e todos os demais confrades, passam a adotar em seus nomes o nome Maria, como reza a tradição. Eles permanecerão durante os próximos dias junto a seus familiares e no mês de fevereiro seguem para Santiago, no Chile, juntamente com mais quatro noviços.

Ordenação sacerdotal

O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Miguel do Guamá, ficou lotado para a celebração presidida pelo Bispo da Diocese de Bragança, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, acompanhado pelo assistente geral e procurador geral da Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas), Padre Filippo Lovison e diversos padres da Província Norte dos Barnabitas. Além deles, estavam presentes também sacerdotes diocesanos que trabalham em São Miguel do Guamá e municípios próximos. Participaram da celebração centenas de fiéis do município e também das cidades de origem dos ordenandos, além de religiosas das diversas congregações que atuam na Diocese de Bragança.

Ao final da Santa Missa, Padre Rosinei agradeceu em seu nome e em nome de Padre Francisco, lembrando de todos os que os acolheram na Congregação e puderam participar do seu processo de formação. “Queremos agradecer, em especial, ao Padre Giovanni Incampo, que na época era provincial da congregação e nos recebeu no Seminário Mãe da Divina Providência. E junto com ele, Padre José Ramos, que nos acompanhou e até hoje nos acompanha como nosso provincial e aos demais sacerdotes e também às religiosas das diversas congregações aqui presentes. Nosso muito obrigado ainda aos nossos familiares por fazerem parte desta grandiosa festa”, disse o neo presbítero.

Após a bênção final o gesto de beijar as mãos dos neo sacerdotes foi bastante concorrido. De acordo com a tradição da Igreja, o ato traz bênçãos especiais àqueles que o realizam.

Perfil

Padre Francisco Maria Cavalcante Júnior tem 29 anos e ingressou no seminário aos 19 anos de idade. O religioso, que é natural do município de Capitão Poço, deve permanecer no Seminário Barnabita colaborando com a formação dos integrantes da casa. Padre Rosinei Maria de Souza tem 31 anos, natural de Tomé-Açu, e deve permanecer em São Miguel do Guamá, na Paróquia São Miguel Arcanjo.