Conversa com meu povo: A resposta da Fé

Começamos o novo ano com grandes desafios na sociedade. Os problemas econômicos e políticos parecem sem soluções, descobrem-se cada dia mais os meandros da corrupção e os interesses de pessoas, grupos e corporações pretendem sobrepujar o bem comum. Fomos praticamente forçados a voltar nossos olhares para o verdadeiro submundo que é o sistema carcerário do Brasil, com os massacres que gritam aos nossos ouvidos, para impedir que a costumeira surdez e insensibilidade mantenham sua incapacidade de reação.

A Arquidiocese de Manaus, em seu Arcebispo Dom Sérgio Castriani, assim se manifestou: “‘Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos’ (Marcos 7,2). Diante do massacre ocorrido neste domingo, 1º de janeiro de 2017, no Sistema Penitenciário de Manaus, onde morreram ao menos 60 detentos, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Manaus, se pronuncia, em defesa da vida e manifesta solidariedade às famílias enlutadas. A Pastoral Carcerária, afirma em primeiro lugar que é dever do Estado cuidar e garantir a integridade física de cada detento, oferecendo as condições para cumprimento das suas respectivas penas. A Pastoral Carcerária visita o Sistema Prisional há 40 anos, por isso afirma que o Sistema Prisional não recupera o cidadão, pelo contrário oportuniza escola de crime, em vez de oferecer atividades ocupacionais aos internos. Considera ainda que a raiz do problema carcerário no Estado do Amazonas e no Brasil é falta de políticas públicas. A terceirização também fragiliza o sistema, onde o preso representa apenas valor econômico. Manifestamos nosso repúdio contra a mentalidade daqueles que banalizam a vida, achando que a mesma é descartável, onde se pode matar e praticar todo tipo de crime e violência contra os cidadãos. Enfim, não se pode responder violência com violência, mas com não violência, visando uma cultura de paz. Confiando na misericórdia divina, convidamos todos para uma missa em sufrágio dos falecidos”. Todas as Arquidioceses, Dioceses e Prelazias da Amazônia se encontram solidárias e compartilham os mesmos sentimentos e convicções, correspondentes à justa reação que cabe a todos nós.

No dia 4 de janeiro, assim se pronunciou o Santo Padre o Papa Francisco: “Ontem chegaram notícias dramáticas do Brasil a respeito do massacre ocorrido numa Penitenciária de Manaus, onde um violentíssimo confronto entre bandos rivais causou dezenas de mortes. Manifesto minha dor e preocupação por tudo o que aconteceu. Convido todos a rezarem pelos defuntos, por seus familiares, por todos os encarcerados e por todos os que ali trabalham. E renovo o apelo para que as instituições penais sejam lugares de reeducação e de reinserção social, e as condições de vida dos presos sejam dignas de pessoas humanas. Convido a rezarem pelos presos mortos e vivos e também por todos os encarcerados do mundo, para que as penitenciárias sirvam para esta reinserção e não sejam superlotadas. Peçamos a Nossa Senhora, Mãe dos encarcerados: Ave Maria”.

Como se não bastasse o primeiro massacre, outro aconteceu em Roraima, acumulando quase uma centena de mortos em poucos dias, deixando apreensiva toda a sociedade e criando verdadeiro clima de pavor, especialmente em nossa região norte e no nordeste brasileiro, pela insegurança gerada em todos os ambientes.

A partir de tais fatos, vale a pergunta a respeito da resposta da fé a todos os acontecimentos. Não é possível passar ao largo e mudar de lado na estrada, mas descer da montaria de nosso aparente conforto para lenir as chagas (Cf. Lc 10, 28-37). A primeira atitude é justamente superar a indiferença, conscientes de que todos os males existentes na sociedade devem ser assumidos por todos, descobrindo as parcelas de responsabilidade, que vão da omissão, passam pelo conluio criminoso com irregularidades no cumprimento da lei, até chegar aos pactos com a maldade e a própria criminalidade. Quem tem garganta para gritar, grite. Quem tem pessoas conhecidas a procurar para que se superem as crises, que o faça com seriedade. Quem tem cargos e funções que lhe permitam elaborar ou cumprir leis, saiba que pesa sobre seus ombros uma imensa e urgente responsabilidade. A palavra do Papa e da Arquidiocese de Manaus mostra o caminho a ser percorrido, coerente com a nossa fé cristã.

Importante resposta da fé é a atuação da Pastoral Carcerária. Deus sabe dos ingentes esforços feitos pelos seus agentes na Arquidiocese de Belém, com presença semanal em todas as unidades penais do território arquidiocesano, quando não são impedidos por funcionários responsáveis pelas mesmas. Tornamos público o nosso apelo para que não sejam cerceados os direitos dos encarcerados católicos à pregação do Evangelho, à oração e às celebrações. Infelizmente temos encontrado resistências e bloqueios por parte de funcionários que professam convicções religiosas diferentes.

Não nos é lícito omitir a convicção da fé de que, misteriosamente, Deus saberá unir ao mistério de Morte e Ressurreição de seu Filho estas e muitas outras dores existentes na sociedade. Jesus foi até o mais profundo da miséria humana, para resgatar os escravos do pecado e da maldade (Cf. Ef 4, 7-10), foi até o fundo do poço do abandono!

Certamente, no Paraíso nos renderemos conta do quanto os pobres e os sofredores sejam como que um “sacramento”, a imagem mais alta e mais próxima da presença de Deus. Pensemos nos doentes! Em alguns casos, neles se encontra uma ausência total de energia, uma evolução desesperadora de seus males, uma escuridão total que ocupa todo o espaço psíquico, uma pergunta sem resposta. No entanto, quando toda a obscuridade se consumiu, vem alguém e toma posse dela, proporcionando um contato com Deus mesmo. Parece que Deus assume aquela existência já totalmente desagregada (Cf. Hubertus Blaumeiser, Revista Gen’s, número 3, 2016).

Faz-se necessário um silêncio interior para escutar e acolher o que o Senhor quer nos dizer no meio de tantas misérias, reconhecendo o seu vulto crucificado e abandonado, também nessas situações absurdas, a serem superadas com a misericórdia e a verdade.