CRB realiza programação da Vida Consagrada em Belém

 
Quinta-feira, 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, a Igreja celebra o XXI Dia Mundial da Vida Consagrada. Em Belém a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Regional Pará e Amazonas, organizou uma programação especial, a Jornada Mundial da Vida Consagrada, trazendo como tema “Testemunhas de esperança e de alegria”. A programação começa nesta segunda-feira, 30, com o tríduo, no Centro Social de Nazaré, prosseguindo até o dia 2, com Missa em ação de graças e a posse do novo vigário episcopal, presididas por Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, às 18h, na Basílica Santuário. 
 
Os três dias que antecedem o dia 2 de fevereiro, segundo Irmã Marlucia, coordenadora regional da CRB, objetivam preparar os consagrados para a renovação dos seus votos, assim como seus compromissos com a Igreja. Palavras suas: “A Apresentação do Senhor é uma solenidade onde Jesus é apresentado no templo como luz das nações, e isso é um elemento importante para a vida consagrada, porque ela é chamada para ser um sinal que indica algo. E esse Jesus, luz das nações, é quem ilumina e aquece os corações dos religiosos, que indica o caminho predominante do consagrado. É também àquele que se apaixonou por Jesus. Essa paixão que nos leva a deixar pai, mãe, nação e nos colocarmos a serviço da humanidade. O consagrado e consagrada são luzes que recebem do próprio Cristo. São um sinal que deve indicar algo que vai além”.
 
Atuação na Amazônia Missionária
 
Para Irmã Marlucia, celebrar a Jornada é reforçar o compromisso missionário dentro da Região Norte, especificamente no Pará e no Amazonas: “Penso que o dia 2 de fevereiro é também para os religiosos uma oportunidade e ocasião de renovar seu compromisso de estar a serviço da missão na Amazônia, sendo sinal e luz. A Vida Consagrada nasce de uma família, por isso que é muito importante que todos conheçam o nosso trabalho, pois é por meio da família que nascem o sacerdote, o religioso e o missionário. A Vida Consagrada por natureza é missionária. Ela existe, porque existe uma missão.  Ser missionário na Amazônia é um dom é um dar e receber ao mesmo tempo, seja para os missionários que chegam, seja para os nativos. Ser missionário aqui também é um desafio, mas estamos à disposição da Igreja e isso nos motiva a renovar o nosso compromisso a cada ano”.
 
 
Novo Vigário Episcopal para a Vida Consagrada

Durante a programação da Jornada Mundial da Vida Consagrada, dia 2 de fevereiro, Frei Paulo Alessandro Moreira Dias, Pároco da Paróquia de São José de Queluz, no Bairro do Canudos, será empossado por Dom Alberto como o novo Vigário Episcopal para a Vida Consagrada na Arquidiocese de Belém, cargo antes ocupado pelo cônego Jaime Sidônio, falecido no dia 19 de outubro de 2016.
 

 
 
Paraense de Belém, Frei Paulo Alessandro Moreira Dias, 42 anos de idade, 10 de sacerdócio, além de pároco da Paróquia de São José de Queluz, é superior regional da Ordem dos Agostinianos Recoletos. Já atuou como pároco da paróquia de Santa Mônica, no Bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Foi primeiro conselheiro da vigararia do Brasil da Ordem dos Agostinianos Recoletos. Desenvolveu missão no Marajó, por seis anos. Fora do Brasil, trabalhou na paróquia de Nossa Senhora da Consolação, em Buenos Aires, Argentina: “Fiquei bastante surpreso e feliz pelo convite por parte do nosso arcebispo. Pude presenciar durante as exéquias de Padre Jaime o carinho enorme por parte da vida religiosa. Acredito que ele foi uma pessoa que muito contribuiu para a vida religiosa, tratou essa área com muita atenção, carinho e entrega, o que me deixa um pouco preocupado de tentar não de superar, que essa não é a intenção, porque acredito que cada pessoa tem a sua forma particular de agir, de pensar e ver as coisas, mas  tentar corresponder a essa ausência, essa perda do Padre Jaime e somar à vida religiosa. Eu sempre gosto de dizer que cuidar da vida religiosa é cuidar de mim mesmo que sou religioso. É cuidar da minha congregação e da minha família religiosa. Por isso assumo com muito carinho essa tarefa. Estou disposto a servir e me coloco à disposição para isso, me coloco em primeiro lugar nas mãos de Deus e a serviço da vida religiosa”.
 
  Comunhão na diversidade

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) é um organismo da Igreja responsável por articular a Vida Consagrada. Atua principalmente com a formação do consagrado e da consagrada através de retiros e encontros de espiritualidade. 

 
Segundo Irmã Marlucia, as formações ocorrem em várias etapas: “Nós temos encontros específicos, a exemplo do curso de formação humana e cristã, que funciona o ano todo. Também oferecemos curso sistemático para jovem aspirante e postulante das várias congregações. Além dos retiros anuais, a exemplo do realizado no mês de outubro, após o Círio de Nazaré”.
 
Dia Mundial da Vida Consagrada

O Dia Mundial da Vida Consagrada, 2 de fevereiro, foi instituído por São João Paulo II, em 1997. Seu objetivo é celebrar a vida de homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus por meio dos votos de pobreza, castidade e obediência. Nesse dia o  Papa preside na Basílica de São Pedro, às 17h30, horário de Roma, a Santa Missa, com a presença dos membros dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também