Despertar da vocação se faz necessário

No próximo dia 12 a Arquidiocese de Belém realiza no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), na BR-316, no Complexo do Seminário São Pio X, a sua programação repleta de atividades voltadas para a animação vocacional. A Jornada Vocacional, que já acontece há alguns anos na arquidiocese, tem sido um grande incentivador de novas vocações para a Igreja.

A palavra vocação tem sua origem no verbo latino vocare, que significa chamar. Dessa forma, é possível compreender que as vocações são o chamado de Deus para a vida de cada um, uma escolha pessoal que vem de Deus. É preciso despertar para a importância do chamado e assim ter a consciência do papel e do compromisso com a Igreja e a sociedade.

Segundo o Papa Francisco, esse chamado a servir à Igreja e aos irmãos é um antídoto contra a indiferença e o individualismo sustentados pela sociedade, pois a vocação exige que saiamos de nós mesmos, colocando nossa existência a serviço de Deus. “Ninguém é chamado exclusivamente para uma determinada região, nem para um grupo ou movimento eclesial, mas para a Igreja e para o mundo.”

O Santo Padre exortou ainda, em sua mensagem para 54ª Dia Mundial de Oração pelas Vocações que se celebrará em 7 de maio, no Quarto Domingo da Páscoa, que os cristãos devem seguir o exemplo de Maria, modelo de servidão e prontidão.

“Maria Santíssima, Mãe do nosso Salvador, teve a coragem de abraçar este sonho de Deus, pondo a sua juventude e o seu entusiasmo nas mãos d’Ele. Que a sua intercessão nos obtenha a mesma abertura de coração, a prontidão em dizer o nosso «Eis-me aqui» à chamada do Senhor e a alegria de nos pormos a caminho, a seu exemplo (cf. Lc 1, 39), para  anunciá-lo ao mundo inteiro”, disse o papa.

Jornada Vocacional – Eis me aqui

Este ano celebramos, no Brasil inteiro, o Ano Jubilar Mariano.  O sim incondicional de Maria a Deus norteará  aJornada Vocacional, organizada na Arquidiocese pelo Serviço de Animação Vocacional (Sav), com o tema “Eis me aqui” e o lema “Faça-se em mim segundo tua Palavra” (Lc 1, 38). “Maria aceitou a missão de bom grado. Ela é modelo de prontidão e a vocação é servir sem pensar nas consequências. Deus é quem conceder o dom a cada um e lhe dá as ferramentas e forças para esta vocação”, destacou Padre Lindomar Pinheiro, coordenador do evento.
Dessa forma sentiu-se chamada a aspirante Maria Carolina, 22 anos, da Congregação Angélicas de São Paulo, e que no momento está na primeira etapa de formação. Para ela, eventos como a jornada são de grande importância para o despertar vocacional, principalmente entre a juventude.

“São muitos os jovens que assim como eu aos 18 anos, tinham uma caminhada, mas não sabiam exatamente o que fazer mais à frente. Foi então que soube de um evento semelhante à jornada que me fez conhecer as vocações sacerdotais, leigas, religiosas e matrimoniais. Então conheci as irmãs e me senti chamada a fazer a vontade de Deus. Deve haver mais um incentivo para os jovens e divulgação para esses importantes eventos”.

Programação

A Arquidiocese de Belém convida a comunidade para o evento que contará com vasta programação, iniciando às 8h e se estendendo até às 17h. Acolhida e animação marcarão a recepção aos participantes. Às 8h30, a oração inicial e um momento mariano com auxílio do teatro e, às 9h, Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Após o intervalo, às 10h30, palestra sobre o tema, às 11h30 Santa Missa e, às 12h30,  almoço. À tarde, sorteio de brindes e, às 14h, retomada da palestra sobre o tema da jornada. Às 15h30, intervalo, com animação e lanche. Às 16h15, apresentação teatral,mini show às 16h45 e, às 17h, encerramento da jornada.