Desponta a Área Missionária São Clemente

Onde hoje existe a Capela de São Clemente, a comunidade do bairro do Bengui, em Belém do Pará, vê alargar-se as fronteiras do pastoreio da Arquidiocese de Belém. E nada mais justo do que celebrar em comunidade a preparação das estruturas de um novo e sagrado trabalho: a instalação da Área Missionária São Clemente, na rua São Clemente com a passagem Pratinha.

A celebração foi domingo, 17, às 10h30, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Acompanhado da comunidade, tendo à frente o pároco Vanderson Jorge da Costa Barata, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, a visita do Arcebispo ao local culminou com a Santa Missa, presidida por Dom Alberto. Naquela ocasião, somente o Arcebispo foi à Capela São Clemente, mas em outras oportunidades já estiveram ali os bispos auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro que celebram Missas também, mas na capela.

Dessa forma, no local onde a Arquidiocese de Belém constrói a futura igreja Matriz de São Clemente acolheu a sua primeira Missa, o que se revelou em momento de graça para a comunidade, conforme padre Vanderson. “Na missa dominical tivemos a graça de celebrar com a presidência de nosso Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto. Ficamos muito contentes, pois essa Missa foi a primeira que celebramos dentro da nova construção da igreja São Clemente. Estamos atualmente na construção do teto”.

Visita de Dom Irineu vislumbrou nova área

A Área São Clemente foi pensada durante uma visita pastoral do Bispo Auxiliar Dom Irineu Roman à Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, informa o pároco Vanderson. Na ocasião, ele conheceu todas as comunidades da área paroquial. “Estamos concretizando pouco a pouco a Área São Clemente na unidade das comunidades, na evangelização e na missão”.

Anfitrião da visita do Arcebispo à futura área missionária, padre Vanderson está otimista. “Vejo a iniciativa de se criar uma área pastoral dentro de nossa paróquia de maneira muito positiva, pois, dessa maneira, haverá cada vez mais aproximação entre as comunidades e os esforços para a missão serão somados à vontade de assistir melhor os irmãos e as irmãs que vivem nessa área de nossa Paróquia Rainha da Paz. Portanto, a criação da Área São Clemente torna-se uma ação de Deus que quer sempre estar perto de nós”, analisa.

A Missa contou com a presença das comunidades ligadas à Paróquia  Nossa Senhora Rainha da Paz: Santo Antônio, Nossa Senhora do Carmo, São José, Nossa Senhora da Conceição, Jesus é Vida, São Pedro, São Bento e São Clemente. “Tivemos a presença das comunidades, das pastorais, dos movimentos e do padre Odorico que está construindo nossa igreja com ajuda de benfeitores e da comunidade. A presença dos bispos auxiliares Dom Irineu e Dom Antônio, e do nosso Arcerbispo  tornam-se essenciais para nos animar para a missão e levar esse projeto adiante”, avalia padre Vanderson.

Ânimos revigorados impulsionam a obra

“Caríssimos irmãos e irmãs, manifesto a minha alegria de estar aqui com todos vocês, com essa comunidade São Clemente, outras comunidades aqui vizinhas, que pouco a pouco vão se constituir como esta área missionária, dentro da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz”. Assim Dom Alberto se expressou para a comunidade São Clemente na homilia.

Recordou-se junto com os fiéis do período em que Dom Irineu esteve em visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. “Quando Dom Irineu fez em meu nome a visita pastoral, ele logo disse que toda esta área, parte da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, precisava ser pensada como uma área missionária e depois, no futuro, uma paróquia”.

Enquanto projetava otimista as ideias do que seria a futura área missionária, Dom Alberto dedicou profundos agradecimentos ao padre Odorico Raffin, que está empenhado na construção da nova igreja, maior, adequada ao porte de evangelização da futura área missionária. “Encontramos a compreensão, a boa vontade do padre Odorico, que tem nos ajudado em construções de igreja, fazendo contatos também com prefeituras de outros lugares que nos ajudam. E hoje eu tenho a alegria de celebrar, aqui nesta construção, nesta que será uma belíssima igreja de São Clemente”.

O Arcebispo Dom Alberto também deu boas notícias à comunidade sobre a obra. “Durante essa próxima semana chega a madeira que vai ser usada para fazer o telhado. Deus seja louvado por isso, Deus seja louvado por todo mundo que, de uma forma ou de outra está ajudando, ao padre Jorge, junto com vocês. Vocês se movimentaram enquanto o padre Odorico estava na Itália, para preparar o reboco interno. O reboco externo chegará no momento certo. Agora tem muita coisa a fazer”.

E prosseguiu o Arcebispo, animado, dizendo que uma vez coberto o espaço já poderá ser usado com mais frequência pela comunidade. “Sobretudo, cobrir a igreja, que ela já começa a ser usada regularmente, mesmo antes de terminar toda a construção”.

O zelo e o empenho com que a comunidade preparou o local para a Missa mereceu elogios de Dom Alberto. “Uma coisa que é mais importante, quando eu chego aqui e vejo as pessoas se movimentando para a Missa, quem cuida da liturgia, quem cuida do canto, quem serve ao altar, o padre que chega, ministros. Eu vejo que existe uma outra coisa que já está presente aqui, aquilo que São Pedro fala em uma carta dele: “Uma igreja feita de pedras vivas, feita de gente”, todos nós somos parte dessa construção da igreja, todos nós somos chamados a viver como igreja”.

Padre Vanderson conclui: “Nossa expectativa sobre a Área Missionária São Clemente consiste em tornar a igreja mais presente na vida da nossa área paroquial, de tal modo que se crie uma dinâmica eclesial mais fortalecida com uma rede de comunidades unidas, acolhedoras, missionária e misericordiosa. Queremos criar na área um ambiente forte de evangelização para que, mais à frente possamos tornar, com a graça de Deus, uma paróquia, sempre objetivando a melhor forma de atender ao povo de Deus. São muitos trabalhos até lá”.