Arcebispo Dom Julio: 15 anos de Ordenação Episcopal

A celebração aconteceu com Ação de Graças na Catedral de Belém

“Cristo continua a cuidar do seu rebanho e confia este cuidado àquele que, sacramentalmente, o representa: o Arcebispo”, pontuou Dom Julio Endi Akamine durante a Santa Missa Solene em Ação de Graças na Sé Catedral, onde o Arcebispo Metropolitano de Belém celebrou os 15 anos da sua Ordenação Episcopal, no dia 9 de julho. Testemunhado pelo seu rebanho presente na Igreja Mãe, ele também apresentou a todos o Pálio Episcopal.

Dom Julio recebeu o pálio no dia 29 de junho passado, durante a celebração presidida pelo Papa Leão XIV na Basílica de São Pedro, juntamente com outros 34 arcebispos metropolitanos nomeados ao longo do último ano. 

A celebração eucarística também teve uma culminância especial, pois demarcou o dia de Nossa Senhora da Graça, em plena festividade da padroeira guardada pela Catedral de Belém. Concelebrada pelo Cura da Sé, Monsenhor Agostinho Cruz, e pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Paulo Andreolli, a Missa contou também com a presença do Clero Arquidiocesano.

A festividade de Nossa Senhora da Graça em 2026 aconteceu de 6 a 9 de julho, animada pelo tema“Nossa Senhora da Graça, Mãe do povo fiel”, incluindo novenas e missas diárias.

 

O Arcebispo Dom Julio Endi Akamine

Natural de Garça (SP), Dom Julio Endi Akamine foi ordenado bispo em 9 de julho de 2011. Em 2016, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Sorocaba (SP), onde exerceu seu ministério episcopal até ser escolhido pelo Papa Francisco como Arcebispo Coadjutor de Belém, em 7 de março de 2025.

Chegou à capital paraense em 19 de maio daquele ano, sendo acolhido pela Igreja de Belém e apresentado oficialmente no dia 31 de maio.

Em 6 de agosto de 2025, após a aceitação da renúncia de Dom Alberto Taveira Corrêa por motivo de idade, assumiu como 11º Arcebispo Metropolitano de Belém, dando continuidade à missão evangelizadora da Arquidiocese.

 

Confira o registro de momentos da Missa em Ação de Graças celebrada na Catedral Metropolitana de Belém.

Compartilhe essa Notícia

Leia também