Corda das procissões do Círio está em Belém

A peça foi apresentada em Belém no dia 11 de setembro

A corda do Círio 2025 chegou a Belém. Um dos mais tradicionais ícones de fé em se tratando da maior festa Mariana na Arquidiocese de Belém foi apresentado na última quinta-feira, 11 de setembro pela Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré. A peça é confeccionada há três anos no Pará, no município de Castanhal.

Transportada de Castanhal em um caminhão identificado com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a corda chegou em Belém por volta das 11h30, sendo apresentada aos presentes na Estação Padre Luciano Brambilla, localizada no Centro Social de Nazaré.

A corda está entre os itens de mais significativos para os fiéis que acompanham as grandes procissões da Trasladação e do Círio. Por isso, fica guardada na Estação Padre Luciano Brambilla até ser vistoriada, o que vai acontecer no próximo dia 27 de setembro.

Dividida em lotes, a corda foi retirada do caminhão pela Guarda de Nazaré e pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e conduzida para a estação, sob emoção e aplausos de quem estava presente no local nesse momento, tendo à frente o Diretor coordenador do Círio 2025, Antônio Sousa.

A chegada corda é um dos preparativos para o círio e também por essa razão, antes de ser guardada, foi abençoada pelo padre Francisco Assis, Reitor da Basílica de Nazaré e presidente da Diretoria da Festa e da Guarda de Nazaré.

A corda é uma doação da empresa Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) à DFN, feita totalmente no Pará, pela terceira vez. Confeccionada em malva, tem 800 metros de comprimento, dividida em duas partes de 400 metros para cada romaria, com 60 milímetros de diâmetro. Ela já vem adaptada às estações de metal que auxiliam no traslado das berlindas durante as procissões

Fotos: Luiz Estumano / @redenazare

Compartilhe essa Notícia

Leia também