170 anos do Dogma da Imaculada Conceição

5 fatos para comemorar o Dogma da Imaculada Conceição

Foto: WirestockCreators | shutterstock

No dia 8 de dezembro de 2024, aIgreja celebra os 170 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, além da Solenidade com o mesmo título. 

A data pode ser considerada um marco histórico, por recordar o ano de 1854, quando o Papa Pio IX declarou oficialmente que Maria, mãe de Jesus, foi concebida sem a mancha do pecado original.

“[…] pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição […] foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis”, dizia a Bula “Ineffabilis Deus” daquele ano.

Neste momento representativo para a Igreja, destacamos 5 coisas que você tem que saber:

1 – O significado da “Imaculada Conceição”

Maria foi concebida no seio de sua mãe Ana, como fruto de sua união com Joaquim, sem a mancha do pecado original, ou seja, foi preservada de todo o pecado desde o ventre de sua mãe. A palavra “Imaculada” vem de Immaculatus, que significa pura e sem mancha.

2 – Maria nunca pecou

Conforme definido por meio do Dogma da Imaculada Conceição, Maria nunca cometeu pecado algum ao longo de sua vida e foi preservada do pecado original.

“Os Padres da tradição oriental chamam a Mãe de Deus “a toda santa” (“Panaghia”), celebram-na como “imune de toda a mancha de pecado, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e dela fez uma nova criatura”. Pela graça de Deus, Maria manteve-se pura de todo o pecado pessoal ao longo de toda a vida.” (CIC, 493)

3 – Nove meses depois da Solenidade da Imaculada Conceição, celebramos a Natividade de Nossa Senhora

A data de 8 de dezembro marca o dia da Imaculada Conceição, e nove meses depois, em setembro, é celebrado o nascimento de Maria.

A ocasião é uma das festas marianas mais antigas da Igreja, além de ser uma forma de lembrar o início da vida daquela que foi escolhida para ser mãe do Filho de Deus.

4 – Nossa Senhora da Conceição é Padroeira do Brasil

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é nossa padroeira. Sabe-se que a devoção a Ela iniciou a partir da imagem encontrada no Rio Paraíba do Sul pelos pescadores e foi reconhecida oficialmente pela Igreja em 1930. 

A imagem Aparecida nas águas dessa pescaria milagrosa é da Imaculada Conceição. Era nossa Padroeira (a Imaculada Conceição) que marcava ali sua presença Materna junto aos seus filhos mais necessitados”, afirmou o Padre Carlos Rodrigues, da Arquidiocese de Aparecida.

5 – Há uma exposição no Santuário Nacional dos 170 anos do Dogma Imaculada Conceição

A Exposição 170 anos do Dogma Imaculada Conceição, organizada pelo Museu Nossa Senhora Aparecida, acontece de 2 de dezembro de 2024 a 30 de janeiro de 2025, no hall da Torre Brasília, no Santuário Nacional.

A exposição contém artes sacras que homenageiam os 170 anos de história do Dogma.

Fonte Portal A12 / Por Letícia Dias

Compartilhe essa Notícia

Leia também