A celebração da Paixão do Senhor

Prova de Amor, maior, não há!

O Tríduo pascal chega ao segundo dia, a Sexta-Feira Santa,29 de março. A Igreja recorda a Paixão e Morte do Senhor.

Toda a programação será transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré FM e redes sociais), emissoras oficiais da Arquidiocese de Belém.

A programação abre com a Procissão do Encontro, que sai às 7h da Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré com a imagem do Senhor dos Passos e, às 8h, a imagem de Nossa Senhora das Dores, deixa a Igreja de São João Batista, na Cidade Velha. Ambas seguem para o encontro na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, por volta das 10h, no Comércio.

Esse momento motiva o Sermão do Encontro, este ano proferido pelo padre Carlos José Almeida Sousa, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada no Tenoné.

Segue-se o Sermão das Sete Palavras, às 12h, na Capela Santo Antônio, na praça D. Macedo Costa, 128, na Campina.

A 145ª edição do Sermão será proferida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, recordando as Sete Últimas Palavras ditas por Jesus Cristo, suspenso no madeiro da Cruz nas “Três Horas da Agonia”.

A Ação Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor às 17h, na Catedral, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto.

Os bispos auxiliares celebram a Ação Litúrgica também, às 19h. Dom Antônio, às 19h na Comunidade Santo Expedito, no Acampamento, e Dom Paulo, na Área Missionária Santíssima Trindade, no Aurá, em Ananindeua. Nas paróquias, os párocos e vigários, de acordo com programação própria, presidirão a Ação Litúrgica da Paixão de Cristo nas oito Regiões Episcopais.

O Sermão do Descendimento da Cruz ocorrerá em seguida da Liturgia da Paixão, também na Catedral. Este ano terá como pregador o diácono Onildo Botelho, da Paróquia Jesus Ressuscitado. Após o Sermão do Descendimento, haverá a Procissão do Senhor Morto, acompanhado da Imagem de Nossa Senhora das Dores, da Catedral deBelém para a Igreja de São João (São Joãozinho).

A Ação Litúrgica da Paixão relembra para a Igreja o momento incomensurável da morte de Jesus Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe e do soldado que o transpassou o lado.

Fotos: Luiz Estumano