Cerimônia de Posse de Dom Antônio

Novo Bispo da Diocese de Macapá reúne fiéis na Catedral de São José

Centenas de fiéis se reuniram na noite de quarta-feira, 26 de fevereiro, na Catedral de São José, para a cerimônia de posse do novo bispo da Diocese de Macapá, Dom Antônio de Assis Ribeiro. A cerimônia contou com a presença de bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.

A celebração teve momentos solenes, que oficializou a nomeação de Dom Antônio, marcando sua posse definitiva na cátedra do altar central da Catedral de São José e na Diocese de Macapá. O rito da posse seguiu com a realização do Beijo da Cruz e da Aspersão de Água Benta sobre a assembleia, momentos de grande significância para os fiéis. Também foram lidas as Letras Apostólicas, que anunciaram a nomeação do novo bispo, e a Ata de Posse. A cerimônia incluiu ainda a entrega do báculo, a condução de Dom Antônio até a cátedra (cadeira de presidente da celebração) e sua acolhida calorosa pelo Conselho Presbiteral, diáconos, leigos e membros do Conselho Diocesano de Pastoral, que expressaram seu respeito e obediência.

O arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que presidiu a cerimônia, expressou a alegria de celebrar este momento histórico para a Diocese de Macapá. Em seu discurso, Dom Alberto falou sobre a importância do novo bispo para a igreja local.

“Estamos imensamente felizes, pois sabemos que a providência de Deus, por meio do Papa Francisco, realiza esse trabalho de prover as diversas igrejas. Com a renúncia de Dom Pedro, após um longo e frutífero ministério, Dom Antônio foi nomeado. Posso afirmar com toda certeza que Macapá está recebendo um pastor excelente: um homem de comunhão, criatividade, dedicação e seriedade no ministério que exerce”.

Dom Antônio de Assis Ribeiro toma posse como bispo de Macapá | Foto: Jorge Assunção - Pascom
Dom Antônio de Assis Ribeiro toma posse como bispo de Macapá | Foto: Jorge Assunção – Pascom

Natural de Ourém, no Pará, Dom Antônio de Assis Ribeiro ingressou na Congregação Salesiana de São João Bosco em 1987 e foi ordenado sacerdote em 17 de junho de 1995. Ao longo de sua trajetória, desempenhou diversas funções pastorais e educacionais. Em 2017, o Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, com o título de bispo de Babra. Sua ordenação episcopal aconteceu em 2 de setembro de 2017, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. No final de 2024, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Macapá, sucedendo Dom Pedro José Conti.

Em sua saudação, durante a homilia, Dom Antônio ressaltou sua missão inicial. “Minha primeira missão é conhecer Macapá, o estado do Amapá, todos os padres, diáconos, líderes, pastorais, grupos e movimentos. Esse compromisso de conhecer a realidade local é fundamental para estabelecer um processo de comunhão e, posteriormente, de liderança”, afirmou.

Dom Antônio é amplamente reconhecido por seu compromisso com a juventude, a educação e a promoção dos direitos humanos, refletindo plenamente o carisma de sua Congregação Salesiana.

Fonte: Diocese de Macapá

Compartilhe essa Notícia

Leia também