Concluída festa para Nossa Senhora de Fátima

programações ocorreram no bairro de Fátima e no distrito de Icoaraci, celebradas com missa

Dia 13 de maio é uma data solene para a Igreja, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, data escolhida pela primeira aparição da Virgem Maria a três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Arquidiocese de Belém concentrou suas homenagens nas paróquias dedicadas a Santa, no bairro de Fátima e no distrito de Icoaraci, celebrada com Santas Missas e procissões.

Animada pelo tema ” Magnificat”, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Belém, viveu a festividade aberta dia 1° e encerrada dia 13 com novena às 11h30 e às 18h, e Missas celebradas por padres convidados às 12h e 18h30 e a programação cultural que alegrou todas as noites festivas.

A festividade tem ponto alto no dia da tradicional Procissão das Velas e, neste ano, a data coincidiu com o domingo, 12, Dia das Mães, tornando a data ainda mais especial. Para marcar a data, houve Missa Solene às 17h30, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, celebração que foi transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação, canal 30.

A Procissão das Velas saiu da Paróquia Nossa Senhora de Fátima para as ruas às 19h, percorrendo a rua Antônio Barreto, avenida Alcindo Cacela, rua Domingos Marreiros, travessa Castelo Branco, avenidas Magalhães Barata, José Bonifácio e Duque de Caxias, retornando para a paróquia.

Outro destaque para os fiéis foi a visitação à paróquia ao longo dia, além das Missas dedicadas ao Dia de Nossa Senhora de Fátima – dia 13. Houve Missa às 8h30, celebrada pelo vigário paroquial, padre Paulo Falcão, às 10h a Missa foi na Câmara Municipal de Belém. Depois, houve Missa Solene já na paróquia, novamente, às 12h. Na ocasião, aconteceu a Coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo pároco, cônego Sílvio Trindade.

Pela parte da tarde ainda houve novena às 16h30 e, às 17h, outra Missa Solene, dessa vez presidida por Dom Raimundo Possidônio, Bispo Coadjutor de Bragança. O encerramento da festa aconteceu às 18h30 com Missa Solene celebrada pelo pároco, cônego Sílvio Trindade, seguida da Procissão do Adeus.

ICOARACI
“Perseverantes na oração com Maria, a Mãe de Jesus” foi o tema que mobilizou a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci, iniciada no dia 5 e seguindo até o dia 13 de maio, com Missas celebradas por padres convidados, sempre às 19h, seguidas de programação cultural.
Domingo, 12, Dia das Mães, ocorreu a trasladação da imagem da padroeira da Paróquia Nossa Senhora de Fátima para a Paróquia São Francisco de Assis (Icoaraci), localizada na Estrada de Outeiro, após a Missa das 19h, celebrada pelo Monsenhor Agostinho Cruz, Vigário Geral da Arquidiocese de Belém.

A Procissão Luminosa marcou o dia da festa litúrgica na segunda-feira, 13, dia de Nossa Senhora de Fátima.A procissão saiu após a Missa das 18h, presidida pelo pároco, padre Ederalda Mata, na Paróquia São Francisco de Assis. A procissão saiu da Paróquia São Francisco, e seguiu pela Estrada Velha do Outeiro, rua Monsenhor José Maria Azevedo (Cigana), avenida Lopo de Castro, rua 18 de Setembro, avenida Augusto Montenegro até a Paróquia Nossa Senhora de Fátima.Na chegada da procissão, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, presidiu a Missa Solene que encerrou a festividade, seguindo-se a última noite de programação cultural.

As celebrações e a devoção
A Arquidiocese de Belém concentrou suas homenagens nas paróquias dedicadas a Santa, no bairro de Fátima e no distrito de Icoaraci, celebrada com Missas e procissões

FOTOS: Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também