A Arquidiocese de Belém celebrará nesta quinta-feira (09), às 19h, na Catedral Metropolitana de Belém, a Santa Missa em ação de graças pelos 15 anos de ordenação episcopal de Dom Julio Endi Akamine, 11º Arcebispo Metropolitano de Belém. Na mesma celebração, será realizada a apresentação solene do pálio arquiepiscopal, insígnia recebida por Dom Julio durante a Solenidade de São Pedro e São Paulo, no Vaticano, pelas mãos do Santo Padre, o Papa Leão XIV.
A celebração também marcará a memória litúrgica de Nossa Senhora da Graça, padroeira da Catedral Metropolitana de Belém, reunindo sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis em um momento de comunhão, ação de graças e renovação da missão evangelizadora da Igreja de Belém.
O pálio arquiepiscopal é um dos principais símbolos do ministério dos arcebispos metropolitanos. Confeccionado com lã de cordeiros, representa o Bom Pastor que carrega a ovelha sobre os ombros e expressa a comunhão do arcebispo com o sucessor de Pedro, além da responsabilidade pastoral sobre a Igreja que lhe foi confiada.
Dom Julio recebeu o pálio no último dia 29 de junho, durante a celebração presidida pelo Papa Leão XIV na Basílica de São Pedro, juntamente com outros 34 arcebispos metropolitanos nomeados ao longo do último ano. A apresentação do pálio à Igreja de Belém representa um momento de especial significado para a Arquidiocese, fortalecendo os laços de unidade com a Sé Apostólica e reafirmando a missão pastoral do arcebispo junto ao povo de Deus.
A celebração será transmitida ao vivo pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém, a Rede Nazaré (TV Nazaré, Portal Nazaré e Youtube), permitindo que os fiéis acompanhem este momento de fé e comunhão de qualquer lugar.
Sobre Dom Julio
Natural de Garça (SP), Dom Julio Endi Akamine foi ordenado bispo em 9 de julho de 2011. Em 2016, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Sorocaba (SP), onde exerceu seu ministério episcopal até ser escolhido pelo Papa Francisco como Arcebispo Coadjutor de Belém, em 7 de março de 2025. Chegou à capital paraense em 19 de maio daquele ano, sendo acolhido pela Igreja de Belém e apresentado oficialmente no dia 31 de maio. Em 6 de agosto de 2025, após a aceitação da renúncia de Dom Alberto Taveira Corrêa por motivo de idade, assumiu como 11º Arcebispo Metropolitano de Belém, dando continuidade à missão evangelizadora da Arquidiocese.
SERVIÇO
Evento: Santa Missa em ação de graças pelos 15 anos de ordenação episcopal de Dom Julio Endi Akamine e apresentação do pálio arquiepiscopal
Data: 9 de julho de 2026
Horário: 19h
Local: Catedral Metropolitana de Belém
Fonte: Arquidiocese de Belém
Foto: Vatican News




