Em Jubileu, Arquidiocese celebra São Francisco Xavier

Dom Paulo presidiu Missa do Padroeiro; Dom Alberto celebra Missa hoje, às 19h

Dias de profunda fé, devoção e encontro com Deus é o que a organização tem buscado oferecer aos fiéis durante a festividade iluminada pelo tema “Discípulo missionário a serviço da Vida e da Criação”, e pelo lema “A Criação espera, ansiosamente, a manifestação dos filhos de Deus”(Cf. Rm 8, 19). Iniciada no dia 23 de novembro, a programação segue até domingo, 7 de dezembro, na Matriz paroquial situada à travessa Mauriti, 3971, entre as passagens Hortinha e São Marcos, no bairro Marco, em Belém.

A programação inclui novenas e celebrações eucarísticas, seguidas de noites culturais no arraial e teve sua culminância na última quarta-feira, 3 de dezembro, data em que a Igreja celebra a festa litúrgica em honra a São Francisco Xavier.

A seu modo, a Paróquia São Francisco Xavier, celebrou o Dia do Padroeiro, solenemente, com procissão antes da Santa Missa, que foi presidida por Dom Paulo Andreolli, missionário xaverianoeBispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, concelebrada por padres da Congregação dos Missionários Xaverianos, ressaltando ainda o tempo jubilar dos 40 anos de presença evangelizadora em Belém.

A leiga Aureni Moreira, acompanhada pelo filho João, era uma das mais entusiasmadas participantes da procissão, “muito feliz por participar da festividade da minha paróquia. Venho celebrar todas as graças que recebo da missão que me foi confiada por Deus aqui. Só gratidão por muitas felicidades que eu tenho vivido com minha família, tudo graças à intercessão de São Francisco Xavier”, comenta, animada a missionária que atua como Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão e também das Exéquias, uma vivência de fé expressa nos mais de 70 anos de vida.

“Só temos o sentimento de gratidão a Deus em nossos corações por tudo o que temos conseguido realizar nesta paróquia neste tempo em que estamos festejando o nosso jubileu missionário nesta Igreja da Amazônia, em plena vivência do Jubileu da Esperança, o Ano Santo convocado pelo Papa Francisco. Esperamos todos para vivermos juntos a esperança que nos move, a presença real de Jesus Eucarístico e a intercessão missionária de São Francisco Xavier, que nos inspira a ser uma Igreja viva e cheia de fé”,enfatizou o pároco, padre UlisseZanoletti, no momento reservado aos agradecimentos, durante a celebração.

O Padroeiro mereceu uma homilia marcada por muitas menções de Dom Paulo Andreolli, evidenciando o testemunho inspirador de São Francisco Xavier. “Devemos sempre ser gratos a Deus pela vida e testemunho do padroeiro de nossa Congregação. Neste momento, se torna muito extensa a infinidade de atitudes e da ação criativa de São Francisco, animado pelo seu profundo desejo de servir a Deus com sua vida, e assim o fez, até o fim”, declarou o bispo.

Conclamando todos os presentes na Santa Missa, Dom Paulo enumerou vários momentos da trajetória de São Francisco, deixando em relevo sempre a disposição e a ousadia com ele percorreu o mundo com o objetivo de propagar a mensagem de Deus”. Pedindo a todos que refletissem sobre esse aspecto da vida missionária de São Francisco, o bispo observou: “São Francisco fez muito pelo Reino de Deus, ousou ir bem longe para anunciar Cristo, sobretudo onde o Filho de Deus é ainda desconhecido e, por isso, o povo precisa de missionários como ele foi. Peçamos a Deus para acolher nossas orações por mais vocações. Estamos certos de que ele fez sua parte, mas é preciso ainda muito mais, especialmente, neste tempo em que estamos percebendo a grande necessidade das pessoas buscando soluções para os desafios”.

Dom Paulo concluiu sua homilia exaltando a ação missionária dos Xaverianos, atuantes há 40 anos na Arquidiocese de Belém. “Quero louvar a Deus por esta ocasião em que estamos vivendo a festividade em honra do nosso padroeiro. Nestes 40 anos, é impossível citar nomes, mas é gratificante ter a certeza de que muitos missionários nos precederam, louvamos a Deus pelos irmãos missionários que seguem conosco, alguns já idosos, uma indicação de que devemos seguir persistentes na nossa oração pelas vocações – a messe é grande, mas os operários são poucos!”.

Convidados celebram Missas solenes

A festividade vem sendo realizada com a participação de sacerdotes convidados, por isso, antecedendo os bispos Dom Paulo e Dom Alberto, as Missas foram presididas por diversos celebrantes, sempre após a novena do Padroeiro às 18h.

Aberta ainda em novembro, as Missas da festividade já tiveram a participação do padre Antônio de Pádua, presidindo a Missa do dia 24, seguido pelo padre Valério como presidente da Missa no dia 25. Padre André Gamba foi o celebrante da Missa do dia 26, e padre Massimo presidiu a Missa do dia 27. Padre Valter presidiu a Missa do 28, enquanto padre Justin celebrou a Missa do dia 29, e padre Saul concluiu as celebrações eucarísticas de novembro.

Adentrando o mês de dezembro, a festividade vivenciou a Unidade pastoral com a Santa Missa dedicada à Região Episcopal Santa Cruz, à qual está inserida a Paróquia São Francisco Xavier, com participação dos sacerdotes à frente da evangelização nas paróquias dessa região. Padre Renê presidiu a celebração do dia 2 de dezembro, precedendo as celebrações eucarísticas de de Dom Paulo e Dom Alberto.

Comunidade exalta o Padroeiro

A Paróquia São Francisco Xavier celebrou o seu Jubileu na festa de São José, em 19 de março deste ano, concluindo àquela data a celebração dos seus 40 anos de missão em Belém. Houve celebração eucarística presidida por Dom Paulo, seguida de confraternização de toda a comunidade paroquial para cortar o bolo e cantar os “parabéns”. Foi o registro de gratidão dos Xaverianos pela fé e pelos sacramentos recebidos e também de avaliação e encaminhamentos para seguir em frente com a propagação do legado de São Francisco Xavier.

Estendendo as homenagens jubilares durante a Missa do dia 3 de dezembro passado, Dom Paulo dedicou muitas palavras de agradecimento e afeto como gratidão à comunidade evangelizada pelos Xaverianos. “Estamos sempre felizes em perceber que as dificuldades pessoais e missionárias não impedem nossa comunidade de refletir a beleza daqueles que recebem a graça de Deus em suas vidas. Por todos vocês, e a cada um em particular, nossa gratidão por nos acolher e, especialmente, acolherem as alegrias que vem de Deus em todo este tempo em que temos estado juntos! Gratidão por sua criatividade e dinamismo que partilham em nossa vida de Igreja e em comunidade. Deus nos abençoe!”, concluiu o celebrante.

O exemplo de São Francisco Xavier, que levou a Palavra de Deus aos mais distantes povos, motivou a homenagem da comunidade paroquial ao padroeiro no final da Santa Missa, repassada à assembleia ao estilo de uma peça teatral em que os integrantes contaram a trajetória do santo. “Enviados para anunciar o Evangelho, devemos nos esforçar para essa missão, não importa os desafios. Hoje, superamos os nossos para expressar a Deus a nossa gratidão também”, declarou uma das organizadoras da homenagem.

Crianças, jovens e adultos da comunidade deram vida à cena que apresentou para o Povo de Deus como se passou a caminhada de São Francisco Xavier, desde a infância até os altares da Igreja como santo. Portando objetos de identificação pastoral, a dramatização contou com a participação das forças vivas da Matriz e das quatro Comunidades que constituem a paróquia. Criativa e evangelizadora, a apresentação comoveu os presentes que aplaudiram de pé a homenagem.

Seguindo em frente com a missão

A Paróquia São Francisco Xavier, pertencente à Arquidiocese de Belém do Pará, vai encerrando o ano de 2025 entre as memórias celebradas pelo 40º aniversário de missão nesta Igreja particular da Amazônia, animada pela Matriz, vinculada a quatro comunidades: São João Batista, Nossa Senhora de Guadalupe, Menino Jesus de Praga e Santa Rosa.

Os primeiros xaverianos chegaram ao norte do Brasil pelo Amazonas em 1961. A Paróquia São Francisco Xavier foi fundada em 1985, instalada no bairro do Marco, tendo como primeiro pároco o padre Nicolau Mazi.

A missão evangelizadora é desempenhada, atualmente, com três xaverianos: Padre Ulisse Zanoletti (pároco), Padre Zezinho Leoni (vigário) e o Padre Justin Mihigo (estagiário pastoral).

Vários xaverianos trabalharam pela paróquia, cada um deixando a sua marca. Alguns já regressaram à pátria celestial e outros superaram-se para desempenhar a sua missão em diferentes lugares.

Francisco Xavier foi o primeiro a levar a mensagem do Evangelho de Jesus para o Japão, que desembarcou em Kagoshima em 15 de agosto de 1549.

Participe da festividade!

A programação litúrgica continua até o dia 7. Nesta quinta-feira, 4, é o Arcebispo Emérito de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que presidirá a Missa pela festividade às 19h.

Participe! A festividade começa sempre com a Santa Missa, e depois, começa o Arraial das Comunidades.

O Arraial das Pastorais e Com unidades não funcionou na quarta-feira, 3, devido à programação do Dia do Padroeiro, mas nesta quinta-feira, 4, a programação cultural iniciada no dia 29 de novembro será retomada, sempre após a Missa pela festividade.

Até o encerramento da festividade a organização promete empolgar o público com muita alegria, tradição e união em partilha com as atrações de cada noite, tornando a festa ainda mais especial, além de contribuir com as obras paroquiais na tradicional venda de comidas típicas e animado bingo com três premiações durante o período festivo.

Compartilhe essa Notícia

Leia também