
A Arquidiocese já vive as primeiras alegrias da festividade em honra Nossa Senhora de Belém, a Padroeira da Arquidiocese e da Cidade de Belém. Sexta-feira, dia 22 de agosto, aconteceu o jantar, realizado ao estilo de noite dançante em uma casa de recepções da capital paraense, sinalizando que aproxima-se a grande programação a ser realizada pela Catedral Metropolitana de 30 de agosto a 7 de setembro à luz do tema “Maria, Estrela da Esperança”.
A festividade constará da parte litúrgica a ser vivida com fé, tradição e devoção na Catedral, animada pela participação do clero da Arquidiocese, e a parte cultural no arraial montado no largo da praça Frei Caetano Brandão, em pleno centro histórico da cidade de Belém, o bairro Cidade Velha.
A vida saudável também passa pela programação e, por isso, o 5º passeio ciclístico da festividade movimentou centenas de ciclistas na manhã de sábado, dia 24, envolvendo a comunidade da Catedral, assim como um café da manhã em homenagem a Nossa Senhora. O dia culminou com a Missa de envio das equipes de festividade, celebrada às 19h.
À frente do Cura da Sé Catedral, Monsenhor Agostinho Cruz, é o presidente da festividade e a programação segue movimentando os devotos e paroquianos. Assim, no dia 27, quarta-feira, haverá uma espiritualidade na Igreja Santo Alexandre pelo êxito do período festivo pela padroeira. Sexta-feira, 29 de agosto, a Santa Missa das 18h, encerrará as peregrinações.
Abertura da festividade
A programação litúrgica da festividade será aberta no sábado, 30 de agosto, iniciando às 17h30, com a peregrinação jubilar saindo da Igreja de São Joãozinho, na Cidade Velha, em direção à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
À chegada da peregrinação, a Santa Missa às 18h, dará início às atividades litúrgicas da festividade, presidida pelo Reitor da Basílica, padre Francisco Assis Maria Oliveira. A celebração terá a presença da Diretoria da Festa de Nazaré, e demais forças vivas da comunidade do santuário. Em seguida, já no arraial da Sé, a “Noite italiana” animará o público com a participação do Ministério ‘Sal e luz’ e do cantor Mahrco Monteiro.
A festividade segue no domingo, dia 31 de agosto, com a Missa Dominical às 7h, presidida pelo Vigário da Sé, padre Joseildo Zeferino. A essa mesma hora na Capela do Colégio Santo Antônio, estará iniciando a Oração das Laudes e o Momento Mariano.
A partir daí, a festividade seguirá ainda pela parte da manhã, entre a Basílica de Nazaré e a Catedral. Às 8h, a procissão de Nossa Senhora de Belém sairá da Basílica para a Catedral na peregrinação jubilar das Novas Comunidades e Movimentos. À chegada da procissão à Catedral, haverá Missa, presidida pela cônego José Gonçalo Vieira, pároco da Paróquia São Miguel.
À tarde, ainda do dia 31, a festividade continuará. Às 17h30, o vigário padre Joseildo conduzirá as II Vésperas e, às 18h, a Missa da festividade será presidida pelo Cura da Sé, Monsenhor Agostinho Cruz. Após a celebração, o arraial recebe a Banda Warilou para animar o público na “Noite italiana”.
Programação
A festividade de Nossa Senhora de Belém continuará no mês de setembro, com celebrações solenes presididas pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Júlio Endi Akamine, no dia 1º, pelo Arcebispo Emérito, Dom Alberto Taveira Corrêa no dia 6.
Dia 7, domingo, às 18h, o cônego Plínio Pacheco, pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado, presidirá a Santa Missa do encerramento da festividade.
O arraial recebe o público sempre a partir das 19h30, animado por artistas locais para celebrar a diversidade de culturas, especialmente, na área gastronômica, como a Noite Italiana (30/8), a Noite da Cidade Velha (31/8), a Noite Texana (1/9), a Noite Japonesa (2/9), a Noite Portuguesa (3/9), a Noite Libanesa (4/9), a Noite de Ponte de Pedras (5/9), a Noite de Abaetetuba (6/9) e a Noite Paraense (7/9), encerrando a agenda cultural ao som da banda Fruta Quente.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Monsenhor Agostinho Cruz (@monsenhor.agostinho.cruz)