A melhor notícia para uma mãe, para uma família, é a certeza de que ao ter um filho, tudo lhe sairá bem. Entretanto, podem ocorrer surpresas de contexto difícil para o desenvolvimento futuro dessa pessoa tão amada pelos seus. Se ocorre o contrário, a quem se recorrer? A Fundação Nazaré de Comunicação visitou um lugar especial no dia 30 de novembro: o IONPA. O espaço recebeu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
IONPA é o Centro de Reabilitação e Organização Neurológica do Pará, atuante há mais de 50 anos, com competente equipe multidisciplinar e estrutura adequada para os pacientes na travessa Rui Barbosa, 792, para cuidar de crianças, jovens e adultos com lesões cerebrais. O tratamento e acompanhamento dos acolhidos é pelo método americano do The Institutes for the Achievement of Human Potential (Instituto para o Desenvolvimento do Potencial Humano), difundido pelo Dr. Glenn Doman, situado na Filadelfia, Estados Unidos.
O IONPA foi fundado pela pediatra Dra. Aline Miranda na década de 60, pois no seio familiar da médica e de seu marido, o médico cirurgião Dr. Bertino Miranda, o nascimento de seu segundo filho, Ronaldo Miranda, lhes levaria a uma profunda experiência de superação. Sob a premissa que “Toda mãe é médica de seu filho”, Dra. Aline com olhar transcendente de mãe e clínico de médica, percebeu que seu bebê Ronaldo carecia de uma atenção bem mais especial, certeza que veio com o diagnóstico de encefalite aos quatro meses de vida.
Começava uma intensa jornada do casal buscando uma concreta resposta para o acompanhamento do seu filho. “Viajaram muito, até para o exterior”, conta José Reginaldo, gerente operacional do Centro.
“Recordo como foi difícil para os meus pais passar essa situação, em uma época em que era rara uma informação qualificada para o desenvolvimento de nosso irmão”, conta o Diretor Geral, Fernando Miranda.
Visita e parceria
A Fundação Nazaré de Comunicação e o IONPA mantêm parceria institucional visando a divulgação do trabalho do Centro Neurológico, em grande parte, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via convênio com o município de Belém, atendendo 960 usuários encaminhados por unidades municipais de saúde. Há extensa lista de espera, e o Centro iniciou o atendimento para particulares, embora sejam poucos, pois o foco é o atendimento público.
Representando a Fundação, a Diretora de Comunicação, Elyvane Barbosa, o Diretor de Programação da Rádio Nazaré FM, padre Nilton Cezar Reis, e a colaboradora Verena Lúcia visitaram a sede do IONPA, levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sendo acolhidos pela Diretoria e colaboradores do Centro. Dra. Aline, o diretor Fernando e equipe do Centro os receberam para um momento de oração.
“Ficamos gratos, emocionados pelo empenho e maravilhoso atendimento prestado pelo IONPA para quem mais precisa. Deus os abençoe!”, declara Elyvane.