Homenagens a Nossa Senhora das Graças no distrito de Icoaraci

O dia de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa é celebrado dia 27 de novembro, e a festividade teve um dia especial, marcado com celebrações da Missa ao longo do dia às 6h, às 12 e às 19h, e a Novena da Medalha Milagrosa às 7h, 11h e 18h, em Ananindeua. Nesse dia, a festividade teve a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que presidiu a Missa da Padroeira, às 19h, no Santuário.

Recordando dos momentos vividos com o povo de Deus durante o Círio deste ano, Dom Santuário–Dom Alberto emocionou-se, pois a Padroeira de Ananindeua tem, agora, um Santuário Arquidiocesano. A Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, localizada na Praça Vera Cruz 262, Centro de Ananindeua, foi elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano no dia 27 de agosto deste ano, durante Missa Solene presidida por Dom Alberto.

A paróquia foi a sétima a ser elevada a Santuário entre os oito santuários instalados pela Arquidiocese de Belém, um em cada Região Episcopal, sendo a Matriz de Ananindeua o Santuário da Região Episcopal Menino Deus. “Recordo com alegria, a maneira bonita como este Santuário acolheu a cerimônia de instalação, ofertando para o povo de Deus, a Medalha Milagrosa, referência ao título de Nossa Senhora, que denomina este Santuário. Foi um capricho que certamente fortaleceu ainda mais a devoção dos filhos de Nossa Senhora das Graças”.

Dom Alberto relembrou também das participações do ex-Arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico, falecido. Ele tanto abrilhantou a festa de Nossa Senhora das Graças com o amor que nutria pela Mãe de Jesus no título da Medalha Milagrosa.

O Arcebispo Dom Alberto conta que ele mesmo também nutre grande fé na intercessão de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa. “Uma das grandes graças que recebi foi quando a Nunciatura Apostólica nos comunicou que ganharíamos um novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Belém. Isso ocorreu no dia 28 de junho de 2017, quando o Papa Francisco nomeou o padre Antônio de Assis Ribeiro”.

Dom Alberto conta: “Eu estava em Paris, rezando o Terço na Capela da Medalha Milagrosa, pedindo que Nosso Senhor nos enviasse um novo bispo auxiliar para Belém. E exatamente lá, eu recebi um telefonema da Nunciatura, me comunicando que eu ganharia um bispo auxiliar. No mesmo dia, eu falei com Dom Antônio, na época ainda um sacerdote salesiano, que estava em uma reunião no Equador, e pude dar a ele a notícia. Então, são muitas graças recolhidas pela força da fé com que pedimos as bênçãos para Nossa Senhora da Medalha Milagrosa”, concluiu.

Em Icoaraci
Atualmente, a Arquidiocese de Belém tem dois Santuários para Nossa Senhora das Graças. Dia 27 de novembro, a Arquidiocese de Belém festeja com o Círio das Graças nos santuários dedicados à Santa em Ananindeua e Icoaraci. Este ano, com a elevação das duas paróquias a Santuário Arquidiocesano, as tradicionais festividades realizam-se, pela primeira vez, no mesmo período e com círio no quarto domingo de novembro.

A Missa de encerramento das peregrinações com as famílias no dia 24 às 18h, presidida pelo pároco, padre Maurício Henrique, destacou a abertura da festividade com carreata com a Imagem de Nossa Senhora para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Sábado, 25 de novembro, às 18h30, houve Missa na rua 8 de Maio, na Paróquia N.Sra. de Fátima, presidida pelo pároco, Pe. Adalberto Brandão. Em seguida, a Transladação com a Imagem de Nossa Senhora das Graças seguiu até a Igreja de São Sebastião na Orla do Cruzeiro.

Domingo, 26 de novembro, às 7h, a Missa do Círio, em frente à Igreja de São Sebastião, na Orla, foi presidida por D. Raimundo Possidônio, Bispo coadjutor de Bragança, seguida do Círio pelas ruas da Vila Sorriso até o Santuário de São João Batista e Nossa Senhora das Graças. À chegada, a Missa foi presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

A programação segue até 12 de dezembro com Missas às 18h, com padres convidados e arraial. Dia 2, a XVI Caminhada da Juventude e Círio das Crianças no dia 3. A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Círio de Icoaraci:   http://www.facebook.com/ciriodeicoaracioficial e  https://www.instagram.com/ciriodeicoaraci

Fotos: Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também