A Fundação Nazaré de Comunicação congratula-se com o jornalista Marcos Valério Lima Reis, diretor da Rede Nazaré de Televisão, manifestando felicitações para o novo imortal da Academia Paraense de Letras (APL).
Eleito para a cadeira de nº 37, patronímica de Teodoro Rodrigues, anteriormente ocupada por Avertano Rocha, ele tomará posse em Sessão Solene no dia 28 de agosto, às 19h. A cerimônia será dirigida pelo Presidente Ivanildo Ferreira Alves. Na ocasião, Marcos será saudado pela acadêmica Maria de Nazaré Mello Uchôa.
Marcos foi eleito no dia 3 de julho em votação que contou com a participação de membros da APL, tendo como pareceristas os acadêmicos Océlio Morais, Edy-Lamar de Oliveira e Franssinete Florenzano. A Comissão Eleitoral foi integrada por Franssinete Florenzano (presidente), Cláudio Guilhon e Benedito Wilson de Sá.
Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura e pós doutor em Teologia, Marcos Valério possui formação em Letras, é especialista em Estudos Linguísticos e Literários, e atua como professor das disciplinas Literatura Brasileira, Afro-brasileira, Indígena, Amazônica e Literária em cursos de graduação e pós-graduação.
O novo imortal da APL é diretor da Rede Nazaré de Televisão, membro da Academia Paraense de Jornalismo e do Instituto Geográfico do Pará, e dos grupos Academia do Peixe Frito e de Estudos Culturais da Amazônia.
Marcos Valério é autor dos livros “Bruno de Menezes: Entre Poéticas e Batuques” e “Guia Prático para elaboração de projetos de Pesquisa”. “Abguar Bastos e a Fundação do Romance Amazônico” deverá ser lançado no mês de novembro próximo.
Desenvolvida com profunda dedicação, a atuação de Marcos Valério volta-se à arte literária, aliada a uma produção acadêmica e cultural consistente, ligada ao pensamento crítico, ao fazer literário e à visibilização das identidades da Amazônia. Sua obra conecta arte, resistência e identidade, democratiza o acesso à produção científica.
A recuperação e a valorização da literatura regional como parte essencial do patrimônio imaterial brasileiro também são aspectos que vem merecendo a atenciosa observação do novo acadêmico da APL na sua produção.
A obra “Bruno de Menezes: Entre Poéticas e Batuques” é uma análise que Marcos Valério apresenta sobre a trajetória de Bruno de Menezes, presidente da APL entre 1956 e 1957, o processo de criação de sua produção artística, os intercâmbios políticos e poéticos e “Batuque”, especialmente nos eixos saberes, religiosidades e identidades amazônicas.