Rede Nazaré de Televisão: 19 anos

Nova programação prima pelo fortalecimento da fé dos telespectadores

A renovação é a meta da Rede Nazaré de Televisão na chegada dos 19 anos no ar como emissora oficial da Arquidiocese de Belém, transcorrido no dia 11. É a conclusão do coordenador Marcos Valério Reis. A data passou sem celebrações festivas, ainda em observância ao protocolo de segurança imposto pela pandemia da covid-19. A equipe da TV Nazaré segue focada e coesa na realização de novos programas incluídos na grade, em grande parte, acolhendo o clamor dos fiéis, sobrebretudo, ante os abalos da pandemia.
A Rede Nazaré propaga a Palavra de Deus para a capital paraense e a Amazônia Legal por meio das suas retransmissoras. Inaugurada oficialmente a 11 de maio de 2002 em cerimônia solene no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), a Rede Nazaré dedica-se, atualmente, a uma programação que vem buscando viver a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações 2021, cujo tema é “Vem e verás” (Jo 1, 46) e o lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.
O Diretor de Comunicação da Fundação Nazaré, MárioJoge Alves da Silva, enaltece o veículo: “Glória a Deus por existirem os meios católicos para aproximar as famílias da mensagem de Deus, privados que estamos pelo distanciamento social”.
Toda a programação conta com o compromisso da equipe dedicada, pela qual Marcos Valério é grato: “a unidade, a parceria de nossa equipe é um dos nossos maiores presentes nessa data. Esta fase de renovação tem sido possibilitado o lançamento de novos programas. Com a colaboração de todos, o êxito é uma realidade”.

Missas diárias pela TV
À frente da emissora, o jornalista Marcos Valério afirma que o conforto espiritual dos telespectadores que sintonizam a Rede Nazaré de Televisão, especialmente no período da pandemia, “começou com o começo alarmante da crise sanitária. Quando a pandemia foi oficialmente anunciada como tal, também alastrou-se o temor das pessoas, as igrejas fecharam. Ali, instalou-se para a Fundação Nazaré de Comunicação a preocupação de colocar-se no coração do telespectador. Começamos a reforçar a Igreja Doméstica e, assim, a Santa Missa tornou-se diária na TV, possibilitando a Comunhão espiritual”, recorda-se o coordenador. Iniciaram-se as transmissões diárias da Santa Missa, direto da Residência Episcopal, presididas pelos Bispos de Belém, e Missas da Basílica Santuário de Nazaré e da Rede Vida.

junto com o papa
O Papa Francisco retomou as audiências gerais no Vaticano no dia 2 de setembro de 2020, após cinco meses da suspensão do encontro com os fiéis devido à pandemia do novo coronavírus. E para manter o povo de Deus antenado com o Santo Padre, a Rede Nazaré de Comunicação transmite a Audiência Geral ao vivo.
A audiência é uma privilegiada oportunidade para fiéis de diversas partes do mundo encontrarem-se com o Sumo Pontífice, pois é quando ele realiza a sua catequese. A Rede Nazaré de Televisão, canal 30 – ou na sintonia da sua cidade – transmite a audiência direto de Roma, todas as quartas-feiras às 8h30. Se você quiser revê-la, pode acompanhar em horário alternativo à noite, às 23h.

louvor e Adoração
Março de 2017 marcou para a Rede Nazaré a decisão de incentivar os fiéis a terem momentos de mais proximidade com Deus. Ajustes foram feitos e a programação permanece com a adesão cada vez maior dos telespectadores. Adorar Jesus Sacramentado é um compromisso que o telespectador da TV Nazaré com o programa “Adoração”. Agora, com a Capela Nossa Senhora de Nazaré, reformada, e localizada na sede fa Fundação, novo momento de espiritualidade está no ar. Ás quartas-feiras, sintonize o canal 30, ou a sintonia da sua cidade, e acompanhe o padre João Paulo Fernandes, pároco da Paróquia Santa Madre Teresa de Calcutá, no comando da Noite de Louvor, logo após o telejornal Nazaré Notícias. Trata-se de um momento de gratidão a Deus e oração, animando o programa, cujo ápice a Adoração ao Santíssimo.

Hora da Misericórdia nas tardes
Apoio, companhia, solidariedade são sentimentos que se complementam no coração dos telespectadores que, no auge da crise sanitária mundial por causa da covid-19, encontraram alento na tardes da Rede Nazaré de Comunicação, notadamente, em busca do Terço da Misericórdia, veiculado pela Rádio Nazaré FM. A Rede Nazaré de Televisão, o implantou também, com êxito. A “Hora da Misericórdia”, apresentado, primeiro pelo padre Wagner Maria, atualmente é conduzido pelo padre Gelcimar Santos.
Acompanhe a “Hora da Misericódia” às segundas e sexta-feiras, a partir das 14h30, sempre em cadeia com a Rádio Nazaré FM. Na quarta-feira, a rádio também entra em cadeia com a TV Nazaré, a partir das 15h, para recitar a oração.

Oração do rosário
A pandemia trouxe muitas tristezas e a TV Nazaré criou a Oração do Rosário, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 17h, no estúdio da Rede Nazaré de Televisão, exibida também no Portal Nazaré (www.fundacaonazare.com.br) e redes sociais da Fundação Nazaré. Os fiéis podem enviar pedido de oração pelos nossos números (91) 98814-0275 ou (91) 99315-5743 (WhatsApp).

Histórico
A emissora de televisão católica na Arquidiocese de Belém data de 1998, com a construção de uma torre de concreto para servir de retransmissora da Rede Vida, emissora de São José do Rio Preto (São Paulo). Paraenses, por meio de coletas, promoções e doações individuais e de empresas, possibilitaram a instalação da antena da retransmissora em dezembro de 1999.
Bispos de Belém mobilizaram-se para gerar programas locais de qualidade para evangelizar e educar o povo. Nos 50 anos de vida sacerdotal de Dom Vicente Joaquim Zico, em 6 de outubro de 2000, o ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, e o ex-vice Presidente da República, Marco Maciel, premiaram a Arquidiocese com a outorga do Canal 30E UHF para Belém.
Em 29 de janeiro de 2002 obteve-se a concessão por 15 anos, da TV Nazaré como geradora. Em 11 de maio de 2002, a emissora inaugurada, e a Rede Nazaré cresceu em toda a Amazônia Legal com as primeiras concessões de retransmissoras em 2003. No dia 28 de maio de 2004 foi inaugurado oficialmente o sinal da TV Nazaré via satélite, pela New Skies Satelites, presente o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri; Dom Vicente Zico, Arcebispo de Belém; Dom Carlos Verzeletti, então bispo auxiliar de Belém e diretor geral da Fundação Nazaré de Comunicação; Elifas Gurgel, representante do Ministério das Comunicações, entre outras autoridades.

serviço
Convidamos você a celebrar os novos tempos com a Rede Nazaré de Comunicação. Acesse nosso portal (www.fundacaonazare.com.br), nossas Redes Sociais Facebook/FNCBelem e Twitter/FundacaoNazare e o nosso canal no Youtube. Para interagir com os programas, entre em contato: (91) 4006-9211 ou envie uma mensagem para (91) 99315-5743 (WhatsApp).

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também