Santa Rita homenageada em Ananindeua

TV Nazaré transmitirá dia 22, ao vivo, às 19h, a Missa pelo Dia de Santa Rita de Cássia

O dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como a Santa das Causas Impossíveis e Advogada dos Casos Desesperadores, será celebrado pela Igreja no dia 22 de maio. E a Arquidiocese de Belém realiza a sua homenagem na Paróquia Santuário dedicada à santa no município de Ananindeua, localizada no conjunto Cidade Nova 5, travessa WE 32, nº 642. A programação iluminada pelo tema “Santa Rita, ensina-nos a perseverar na oração”, começa dia 18 e se estende até o dia 26 de maio sob a direção espiritual do pároco, padre Lindomar Pinheiro. Em todo o período da festividade, haverá novena em honra de Santa Rita, antes das Missas.

A programação já está mobilizando a comunidade do Santuário na fase de peregrinação com a imagem de Santa Rita de Cássia a instituições, a exemplo da Fundação Nazaré de Comunicação, quando o pároco, padre Lindomar, acompanhado de paroquianos e membros da equipe da festividade, conduziu a imagem da padroeira na sexta-feira, 10. Padre Lindomar presidiu naquela ocasião a Santa Missa pela Família Nazaré, os benfeitores da evangelização realizada pela Fundação através da Comunicação. A celebração eucarística acontece todas as sextas-feiras, sempre às 16h, e é transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão e, simultaneamente, pelas redes sociais da instituição.

Dia da Padroeira na TV Nazaré
A festividade na Paróquia Santuário Arquidiocesano Santa Rita de Cássia reserva programação especial, como a tradicional Procissão das Rosas, a Procissão das Crianças e as Missas solenes pelo Dia de Santa Rita de Cássia – 22 de maio – presididas por padres convidados, além da presença dos Bispos da Arquidiocese de Belém.

A Missa das Rosas, preparada pela comunidade com muita dedicação para homenagear a Santa dos Impossíveis será às 19h. A Missa será a conclusão das homenagens da comunidade a sua padroeira. Por essa razão, essa celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e transmitida pela Rede Nazaré de Comunicação, através da TV Nazaré, canal 30. A missa também poderá ser acompanhada ao mesmo tempo pelas redes sociais da Fundação Nazaré de Comunicação. Para assistir, acesse a @redenazare
O Dia de Santa Rita, 22, será vivenciado à luz do tema “Perdoai-nos as nossas ofensas” em meio à Romaria do Dízimo, e a celebração de cinco Missas. Padre Augusto começa as celebrações às 7h, seguido pelo padre Glebson na Missa das 9h. O Vigário, padre Romeu Ferreira, preside a Missa das 12h, e padre Luan Tavares presidirá a Missa das 16h.

A programação
As homenagens a Santa Rita de Cássia começam no dia 18, cada dia sob a reflexão de um tema específico, referente à oração do “Pai Nosso”. A abertura será às 19h, com a Romaria da Pastoral da Família e Missa presidida pelo pároco, padre Lindomar Pinheiro, alinhada ao tema “Santificado seja o Vosso Nome”. Domingo, 19, a festa segue com três Missas: às 7h, a primeira, presidida pelo padre Lindomar, antecede a Procissão das Rosas, que sairá do Santuário às 8h30 pelas ruas do entorno da comunidade.

A Romaria dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística destacam o mesmo domingo pela tarde, incluindo duas Missas. O vigário, padre Romeu Ferreira, presidirá a celebração das 17h, e padre Everson Vianna conduz a Missa das 19h.
“Seja feita a Vossa vontade” é o tema que animará a festividade no dia 20 com a Romaria do Terço dos Homens e Missa às 19h sob a presidência do cônego Roberto Cavalli, Reitor do Seminário Maior São Pio X. Dia 21, a Romaria da Juventude acompanha no Santuário a Missa das 19h, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos Bispos auxiliares e Referencial para a Juventude na Arquidiocese de Belém. Juntos, refletirão sobre o tema “O Pão nosso de cada dia, nos dai hoje”.

Dia 23, o tema “E não nos deixeis cair em tentação” impulsiona a reflexão da comunidade, acompanhada pela Romaria da Pastoral da Guarda para a Missa das 19h, a ser presidida por Dom Paulo Andreolli, um dos Bispos auxiliares de Belém. Padre Ivan Conceição, Vigário Episcopal da Região São Vicente de Paulo, conduz a festividade no dia 24, presidindo a Missa das 19, e meditando o tema “Mas livrai-nos do mal”, acompanhado da Romaria dos Servidores do Altar.

O penúltimo dia da festividade será animado pelo tema “Santa Rita, Mestra da Oração”. A Romaria da Pastoral da Catequese vai reunir a comunidade para a Missa das 19h, a qual será presidida por Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Catedral Metropolitana de Belém.
“Santa Rita, Peregrina da Oração” é o tema que animará a comunidade no encerramento da festividade no dia 26, acompanhada da Romaria do Encontro de Casais com Cristo (ECC). A programação começa pela procissão das crianças, adolescentes e juventude, que será concluída com Missa às 8h30, presidida pelo pároco, padre Lindomar. À tarde, as atividades seguem com Missa às 17h, com o Vigário, padre Romeu. A Missa final da festividade será presidida pelo pároco, Lindomar Pinheiro.

Compartilhe essa Notícia

Leia também