O domingo, 10 de agosto foi um dia marcante na Arquidiocese de Santarém. Dos vários acontecimentos ocorridos, destacam-se dois: o aniversário natalício do arcebispo metropolitano e presidente do Regional Norte 2 da CNBB, Dom Irineu Roman, e o jubileu dos diáconos permanentes. Os eventos ocorreram na paróquia N. Sra. das Graças, que está em festa.
A programação do jubileu marcou o dia de São Lourenço, diácono e Mártir da Igreja e padroeiro dos diáconos; dia dos diáconos e o dia dos pais. Iniciou às 14h30, com uma formação sobre homilia. Presentes diáconos de cinco municípios que formam a Arquidiocese. Às 18h, houve a santa Missa, presidida pelo aniversariante, Dom Irineu. Na ocasião, os diáconos e suas famílias receberam a indulgência do ano jubilar.
Durante a celebração, Dom Irineu falou da necessidade e da importância do diaconado permanente na vida das comunidades, sobretudo daquelas mais carentes da presença de um sacerdote. “O diácono é também a presença institucional da Igreja ali naquele espaço e ambiente. As dimensões da caridade, da palavra e da liturgia devem ser vividas pelo diácono com zelo, amor e sabedoria. Isso é muito bonito!”, destacou o arcebispo metropolitano.
Ao final, a paróquia N. Sra. das Graças e os diáconos homenagearam dom Irineu pelo seu aniversário, desejando-lhe bênçãos de saúde, sabedoria e perseverança na sua bela missão de cuidar e pastorear o povo de Deus nesta porção da Amazônia.
A celebração contou, também, com a presença de candidatos da segunda turma ao diaconado permanente.
Fonte: Arquidiocese de Santarém / Fotos: Padre Sidney Canto e Ercio Santos