Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, celebra com muitas alegrias o encerramento do Ano Vocacional proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2023.
“Temos a alegria de comunicar as Ordenações previstas para este período, dando graças a Deus pelo chamado que se renova e pedindo as graças da perseverança e fidelidade daqueles que recebem o Sacramento da Ordem”.
O pastor da Arquidiocese de Belém começou uma série de ordenações para celebrar vocações vividas e reveladas para esta Igreja particular na Amazônia desde o dia 18 de novembro e seguirá com as cerimônias religiosas até o dia 7 de janeiro vindouro.
Sábado, 2 de dezembro, às 10h, na Paróquia Santuário de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, distrito de Belém, Dom Alberto presidiu a Missa Solene da Ordenação Presbiteral dos Diáconos André Luís Almeida Gomes e Luan Fernandes Tavares. “Esta já é a terceira Ordenação que estamos celebrando”, enfatizou o Arcebispo para os fiéis que acompanhavam a cerimônia.
A Ordenação em Icoaraci segiu-se às duas anteriores, realizadas dia 18 de novembro, às 19h, na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Águas Lindas (Ananindeua), quando Diogo Henrique Ferreira da Silva, José Santiago da Silva, Lucas Santana Zanella, Tarcio Araújo Ramos e Weverton dos Santos Dias foram ordenados Diáconos.
Ananindeua, na região metropolitana de Belém, o povo de Deus acompanhou a Ordenação Diaconal de Vilson Reis no dia 1 de dezembro, durante Missa às 19h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro do Coqueiro.
Assim, recordando cerimônias já realizadas, Dom Alberto relembrou-se também da jornada formativa dos neo sacerdotes de Icoaraci, perante membros do clero arquidiocesano que tiveram grande importância na caminhada de ambos, acolhidos pelo pároco do Santuário São João Batista, padre Maurício Henrique.
“Recordo que Mons. Agostinho Cruz os apresentou como seminaristas em 2016. Hoje, padre Maurício recolhe as alegrias da conclusão da jornada de vocês. Que possam ser bons padres, conforme a vontade do Senhor”, declarou o Arcebispo.
Já ordenados sacerdotes, André e Luan fizeram os agradecimentos e receberam as felicitações de familiares, do clero e da assembleia.
Côn. Roberto Cavalli, reitor do Seminário Maior São Pio X, felicitou os novos sacerdotes e declarou que “se algum jovem sentiu-se chamado em sua vocação, estamos prontos acolher e acompanhar a sua jornada vocacional também”.
Fotos: Luiz Estumano