Solenidade de Corpus Christi em Belém

A Arquidiocese de Belém realiza programação em todas as Regiões Episcopais

Propiciar a exaltação pública do Santíssimo Sacramento é a essência da Solenidade de Corpus Christi, que a Igreja celebrou quinta-feira, 30 de maio, após o Domingo da Santíssima Trindade. Esta é a única ocasião em que o Santíssimo Sacramento é conduzido pelas ruas para receber dos fiéis o agradecimento e o louvor a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio da alma.

A origem desta festa remonta ao século XIII, quando Juliana, uma freira, recebeu diversas aparições místicas de Jesus na Bélgica, pedindo-lhe a expansão do culto à Eucaristia e o incentivo público desta devoção. Assim, a festa iniciou naquela região, em 1247.

Pouco a pouco,a solenidade foi consolidando-se nas cidades vizinhas até que o Papa Urbano IV a instituiu para o mundo inteiro, em 1264. Diversos milagres eucarísticos, como o da Hóstia que sangrou nas mãos de um sacerdote que duvidou da presença real de Cristo, em Bolsena, colaboraram para que Urbano IV ampliasse o culto eucarístico à Igreja no mundo inteiro.

A Arquidiocese de Belém celebrou a Solenidade de Corpus Christi na manhã de quinta-feira, 30 de maio, nas oito Regiões Episcopais: Coração Eucarístico de Jesus, Menino Deus, Nossa Senhora do Ó, Santa Cruz, Santa Maria Goretti, Sant’Ana, São João Batista e São Vicente de Paulo.

As celebrações ocorreram de forma a reunir as paróquias de cada região em um local central, propício ao encontro de todos. A Santa Missa presidda pelos Bispos de Belém e pelo clero arquidiocesano possibilitou a vivência do sublime momento para todos os fiéis.

Fotos: Bethiz Ferro/Pascom catedral de Belém

Compartilhe essa Notícia

Leia também