Últimos dias da festa de Nossa Senhora das Graças

Festejos seguem até dia 3 de dezembro

Foto: Luiz Estumano

Nossa Senhora das Graças é celebrada pela Igreja no dia 27 de novembro. Na Arquidiocese de Belém, a devoção é particularmente forte no distrito de Icoaraci, assim como no município de Ananindeua, onde Nossa Senhora das Graças é padroeira da cidade. Ressalte-se que ali, a devoção iniciou bem antes da fundação do município. Por isso, as homenagens destacadas aconteceram no quarto domingo deste mês: os Círios de Nossa Senhora das Graças nos santuários dedicados à Virgem Maria em Ananindeua (81° edição), e em Icoaraci (72° edição). Ambas as procissões ocorreram no último dia 24.

ICOARACI

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a Missa da chegada do 72º Círio organizado pelo Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças, ocorrido domingo, 24 de novembro, com o tema “Maria, cheia de graça, mestra da oração.

A programação começou às 7h com Missa em frente à Igreja de São Sebastião, na Orla de Icoaraci, presidida pelo padre Luan Tavares, vigário do Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio. Após a Missa, a procissão seguiu rumo ao Santuário de São João Batista e Nossa Senhora das Graças. 

A festividade iniciou dia 22, com Missa das escolas e às 18h, a Missa de encerramento das peregrinações com as famílias, além de carreata com a imagem de Nossa Senhora para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, situada da rua 8 de Maio, nº 1.

A trasladação animou Icoaraci no sábado, 23, desde às 18h30 com Missa na Paróquia de Fátima. A celebração foi presidida pelo pároco de Nossa Senhora de Fátima, padre Adalberto do Espírito Santo Brandão. Em seguida, a transladação com a imagem de Nossa Senhora seguiu até a Igreja de São Sebastião, na Orla do Cruzeiro.

 A programação diária segue a partir das 18h, incluindo Missas com padres convidados e atividades culturais. Destaque-se a 19ª Caminhada da Juventude no sábado (30 de novembro), e o 32° Círio das Crianças no domingo, 1° de dezembro. 

A festividade encerra-se dia 3 de dezembro com Santa Missa presidida por Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém. 

A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Círio de Icoaraci: https://www.instagram.com/ciriodeicoaraci

ANANINDEUA

O Círio das Graças percorreu cerca de 2 km, saindo da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, na avenida Cláudio Saunders, para o Santuário, onde Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, celebrou a Missa na chegada da procissão.

Aberta dia 22, a festividade para Nossa Senhora das Graças em Ananindeua continua sob a presidência do pároco, padre Jefferson Santos, segue presidindo a festa realizada pelo Santuário sob o tema “Maria, Senhora da Medalha Milagrosa, ensina teu povo a rezar”.

A programação diária, a partir das 19h, inclui a Santa Missa com padres convidados e atividades culturais. Estende-se até domingo, 1º de dezembro, com destaque para a Romaria da Juventude no sábado (30 de novembro), às 15h, e o Círio das Crianças no dia 1° de dezembro, às 7h, seguido pelo encerramento da festividade à noite.

O Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa fica na rodovia BR 316, Praça Vera Cruz, 262, no Centro (Ananindeua).

A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do Santuário: https://www.instagram.com/santuariodasgracasoficial    

A DEVOÇÃO

A devoção a Nossa Senhora das Graçasiniciou em 1830, com as aparições da Virgem Maria à piedosa e humilde Catarina Labouré, na época freira do convento das Filhas da Caridade.

Na Arquidiocese de Belém, a devoção é vivida em Icoaraci e em Ananindeua.

A Paróquia de Nossa Senhora das Graças foi estabelecida em julho de 1943, no mesmo ano em que ocorreu o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças.  

O tradicional Círio de Ananindeua, acontecia no terceiro domingo de agosto, mas com a elevação da Paróquia a Santuário, em 2023, passou oficialmente para o quarto domingo de novembro, coincidindo com o mês da padroeira.

O Círio de Icoaraci começou com a devoção primordialmente em São Brás, em 1949: um quadro com a imagem de Nossa Senhora derramou lágrimas na casa da senhora Zenóbia Castro, na avenida Conselheiro Furtado, onde hoje é a Capela dedicada a Santa.

Este fato impulsionou a devoção com as romarias dos moradores de Icoaraci para a capela de Nossa Senhora, em São Brás. Assim, em 1952, o primeiro Círio de Nossa Senhora das Graças aconteceu, inspirado no Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Inicialmente, ocorria no segundo domingo de novembro, mas anos depois a data foi fixada para o quarto domingo, mais próximo do dia da padroeira. 

Fotos: Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também