“Deus chama”: Jornada Vocacional chega a sua décima edição

Foto: Luiz Estumano.

Com o tema “Chamados e enviados” e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4) a Arquidiocese de Belém, por intermédio do Serviço de Animação Vocacional (SAV), promoveu no último domingo, 15, a décima edição da Jornada Vocacional, no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), no complexo São Pio X, em Ananindeua. O evento, que reuniu jovens das paróquias da arquidiocese, contou com acolhida de Dom Alberto, palestras, Santa Missa, dinâmicas e momentos de oração.

Há 10 anos a Jornada Vocacional, cujo objetivo propiciar a jovens o discernimento vocacional, é uma iniciativa da Arquidiocese de Belém e acontece no primeiro semestre. Uma inspiração que brotou no coração do Arcebispo, como ele mesmo conta, para auxiliar os jovens a descobrirem o chamado que Deus faz em suas vidas: “Eu senti que Nosso Senhor me inspirava a oferecer para a juventude essa experiência de discernimento. E que é discernimento? É você perceber os sinais do chamado de Deus. Deus chama. Não há ninguém sem vocação”

Ele completa: “Procuramos nessa Jornada Vocacional oferecer aos jovens esses elementos de discernimento. Vamos dizer assim: é um direito do adolescente, do jovem, colocar-se também nessa dimensão na sua vida. Ele pode pensar assim: ‘Que que eu vou fazer? O que eu vou ser?’ E nem sempre ele pensa: ‘O que Deus quer de mim?’ Então, é bom que ele descubra que Deus quer alguma coisa dele”.

Formadores estavam presentes e elogiaram a iniciativa da Arquidiocese de Belém, como foi o caso de Frei Juan de Almeida, promotor vocacional da Ordem dos Agostinianos Recoletos em Belém: “É uma oportunidade ímpar na vida desses jovens, de poder conhecer várias congregações, conhecer as outras faces da Igreja e ajudar também no seu discernimento vocacional. É momento portanto de entrar em si, dar resposta ao Mestre e ao mesmo tempo conhecer as várias facetas de Jesus Cristo que é tão rico em carisma, em vocações e estilos de vida.”

A programação teve início às 8h com acolhida e  prosseguiu com a palavra de incentivo de Dom Alberto aos jovens presentes. Em seguida, após Adoração Eucarística, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, ministrou o tema “Chamados e Enviados” na palestra da temática central da jornada.

O tema, aliás, é uma reflexão acerca do chamado e da missão que Deus destaca e prepara para cada um, em cada uma das quatro vocações: sacerdotal, vida religiosa consagrada, leiga e matrimonial. Para Sandra Campelo, do SAV, dar as ferramentas necessárias aos jovens para pensarem sobre esse chamado é o fio condutor do trabalho do serviço de animação vocacional:

“Nós escolhemos o tema todos os anos a partir do que a Igreja vive naquele ano. Este ano estamos com o Sínodo e pedimos a graça de motivar os jovens a se integrar, participar das nossas pastorais, serviços da nossa igreja, sentir essa força viva, pedido do nosso Papa.”

Para Campelo, “muitos passam a vida inteira sem saber que rumo tomar. Então, a partir das quatro dimensões vocacionais, buscamos trabalhar e mostrar pros jovens que caminho seguir e é importante ter esse discernimento pra onde ir.” A programação seguiu com Santa Missa presidida por Dom Alberto, seguida de animação, louvor, sorteio, testemunhos e, após a palestra “Juventude e Vocação de Maria”, ministrada pelo Padre Alan Henrique, e acolhida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a Jornada Vocacional encerrou-se às 17h.