Dia 6, o Congresso do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Belérm

Aculminância dos eventos é a vigésima sexta edição do Congresso Arquidiocesano do Apostolado da Oração no dia 6, no Hangar, em Belém, a partir das 8h. Mas uma extensa programação acompanha as celebrações ao Sagrado Coração de Jesus na capital paraense, com destaque para a presença do padre Eliomar Ribeiro de Souza, diretor nacional do Apostolado da Oração e MEJ Brasil.

Junto com o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), o congresso em Belém terá um momento especial que é a celebração da Santa Missa no dia 6, no Hangar, às 12h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a qual será transmitida pela Rede Nazaré de Televisão, pelo canal 30 – ou na sintonia da sua cidade.

PROGRAMAÇÃO

As atividades do Congresso Arquidiocesano do Apostolado da Oração começam bem antes do evento central no Hangar. É que nas vésperas do congresso, os membros do Apostolado terão a oportunidade de encontrar-se com o seu diretor nacional, o padre Eliomar Ribeiro de Souza, que chega a Belém no dia 3 à tarde, retornando a São Paulo no dia 7, após o término do  evento.

A partilha do Congresso do Apostolado deste ano começa no dia 4, quando seus membros e a comunidade participam da Santa Missa na Paróquia São José de Queluz, às 6h30, a tradicional celebração da primeira sexta-feira do mês, dia em que a Igreja costuma voltar-se a celebrar o Sagrado Coração de Jesus.

Outra partilha importante nesse mesmo dia é a celebração da Santa Missa na Catedral Metropolitana de Belém, às 18h, dedicada especialmente ao Apostolado da Oração.

A Paróquia São José de Queluz acolherá atividades do congresso no sábado, dia 5, onde haverá o EFAO – Encontro das diretorias paroquiais arquidiocesanas, dia iniciando pela Santa Missa às 6h30.

Seguindo-se a celebração eucarística na Paróquia São José de Queluz haverá um café da manhã às 7h30, e por fim, terá início a manhã de formação que se estenderá até às 12h.

Congresso

O ponto alto da programação é o congresso no Hangar, cuja culminância é a Santa Missa às 12h, sob presidência de Dom Alberto.

Durante a programação da manhã haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8h30 às 9h10, conduzida pelo cônego José Gonçalo Vieira, pároco da Paróquia da Santíssima Trindade.

A entronização da imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus será realizada das das 9h10 às 9h30.
O momento seguinte está reservado à conferência "De coração a Coração, a ser explanada pelo diretor nacional do Apostolado da Oração, padre Eliomar Ribeiro de Souza, tema que será desenvolvido com os participantes das 9h30 às 10h30.

Apostolado da Oração – "Somo sal da terra e luz do mundo" é o tema da conferência do padre Acácio Carlos Cardoso, diretor espiritual do Apostolado/MEJ na Paróquia Bom Pastor, em Belém.

O tema de padre Acácio será partilhado com os congressistas das 10h30 às 11h30. Após sua conferência, terá início a celebração eucarística com Dom Alberto.

Movimento

O apostolado da oração é um movimento eclesial formado por leigos católicos criados para ajudar na missão da Igreja através da oração. A origem do movimento nasceu de uma proposta de oração no seminário jesuíta na França, em 3 de dezembro de 1844.

Atualmente estima-se que o movimento conta com 40 milhões de associados no mundo dos quais de 6 a 7 milhões estão no Brasil.

Em Belém, o Apostolado da Oração nasceu em 10 de novembro de 1885 com Dom Antônio de Macedo Costa no Colégio Santo Antônio, hoje com 132 anos de fundação.

O Apostolado está presente em 77 paróquias da Arquidiocese de Belém e 15 de suas comunidades, totalizando 92 grupos Apostolado da Oração distribuídos nas sete Regiões Episcopais de Belém com 3 mil associados ativos.