Na manhã de segunda-feira, 23 de outubro, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré divulgam o balanço geral das romarias do Círio 2023, encerrado após o Recírio, a última romaria da festa em homenagem à Rainha da Amazônia.
As informações fora apresentadas em coletiva à Imprensa na sede da Cúria Metropolitana de Belém.
As romarias tiveram participação de uma grande número de devotos, informou Antônio Salame, Diretor Coordenador do Círio de Nazaré.
A intensidade da agenda de realização do Círio preocupa, afirmou Salame, “mas desde o começo, colocamos tudo aos pés do Senhor. Deu tudo certo”, constata o diretor Salame.
O Traslado dos Carros iniciou as programações com grande público, cerca de 30 mil pessoas.
O Traslado para Ananindeua, contou com 1,5 milhão pessoas seguindo a imagem Peregrina, terceiro maior público das procissões.
A Romaria Rodoviária contou 700 mil pessoas, enquanto a Romaria Fluvial teve participação de 50 mil pessoas nas 252 embarcações organizadas pela Marinha do Brasil. A Motorromaria teve público de 50 mil devotos de Maria.
A Trasladação, levou 1,9 milhão de pessoas conduzindo para a Catedral a imagem da Virgem De Nazaré, a segunda maior das romarias.
Conforme a Diretoria da Festa, a procissão do Círio no dia 8 de outubro teve 2,3 milhões na maior procissão da festividade.
A Romaria das Crianças reuniu 350 mil pessoas. A mais nova Romaria da Acessibilidade contou 25 mil pessoas em procissão pela primeira vez. “Surpreendeu a todos nós, da organização”, ressaltou Antônio Salame, diretor Coordenador do Círio. “Emocionou a todos e nos incentiva a realizar esta romaria com muito maior alegria da próxima vez”, garantiu o Arcebispo Dom Alberto.
A Cruz Vermelha e Defesa Civil também divulgaram suas participações. A Casa de Plácido fez 4.347 atendimentos de saúde, 2.805 massagens, 7.320 lava-pés, além do agendamento de 6.789 grupos. Para bem acolher, 68 mil refeições servidas durante as missões no período do círio.