Dom Alberto completa 10 anos à frente da Arquidiocese de Belém

Foto: Luiz Estumano.

O décimo e atual Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, completou no último dia 25, quarta-feira, uma década à frente da Arquidiocese de Belém em uma trajetória cheia de obras, inaugurações e eventos de grande relevância.

A 25 de março de 2010, Solenidade da Anunciação do Senhor, durante Santa Missa na Sé, Dom Alberto tomou posse canonicamente como décimo Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará e o vigésimo Bispo desde a criação da circunscrição eclesiástica.

Dom Alberto afirma que “o bispo é chamado pela graça de Deus através do ministério do Papa. Eu fui nomeado pelo papa Bento XVI para ser Arcebispo de Belém. Logo que cheguei aqui eu disse a várias pessoas e em entrevistas que eu vim para dar minha vida. Eu vim para Belém para viver aqui, entregar-me a serviço do povo de Deus”.

A vivacidade da Igreja de Belém chamou a atenção do Arcebispo: “A Igreja de Belém através do seu laicato, do seu clero, sacerdotes, vida religiosa, tanta gente que trabalha em nossa Igreja. Posso dizer que ela está atenta exatamente para responder as necessidades que são aquelas próprias da Igreja em nosso tempo. Dou graças a Deus e dou os parabéns a todas pessoas que têm contribuído com sua presença e com sua vida para nossa Igreja. Posso fazer uma avaliação francamente positiva, nós crescemos muito.”

Testemunho de Vida Cristã

Dom Alberto avalia que a interferência e presença da Igreja de Belém em sua vida e também da sua presença na vida na Igreja é ‘profunda’: “Vim para me entregar, dar minha vida para essa Igreja e quero fazê-lo até o meu último respiro nesta terra. E é claro que você cresce nisso, cresço por causa da graça de Deus, por causa das pessoas que dão testemunho de vida cristã, eu cresço e tenho a impressão de que minha contribuição também tem sido positiva para vida da Igreja”.

Desde 2010 até o presente momento da Quaresma 2020, foi o Arcebispo que mais criou paróquias: trinta e duas, duas regiões episcopais e as cinco áreas missionárias atuais (São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santíssima Trindade, São Clemente e São Francisco do Murinim). Para o Arcebispo, a criação de paróquias e áreas missionárias são iniciativas pastorais que significam um zelo que o Espírito Santo suscitou não só nele, mas em toda a Igreja de Belém:

“Nós, antes mesmo da expressão ‘Igreja em saída’ que nasceu do Espírito Santo tocando o coração do nosso querido Papa Francisco, já tínhamos esse propósito de chegar aos confins da terra que, para nós, significa chegar até os últimos recantos da nossa arquidiocese. O nosso desejo é o de criar paróquias, áreas missionárias, trabalhar vocações, formar o laicato, criar um clima positivo de presença da igreja, ocupar o espaço para que o Evangelho chegue ao coração de todas as pessoas".

Durante sua gestão, Dom Alberto criou o Seminário Redemptoris Mater, trouxe a Fazenda Esperança Nossa Senhora de Nazaré, para recuperação de dependentes químicos, o projeto Belém em Missão, a Faculdade Católica, restaurou o Cabido Catedral e, em agosto de 2016, presidiu o XVII Congresso Eucarístico Nacional. Enquanto Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira foi destacado para diversos cargos. Em 2012, na época Papa, Bento XVI, nomeou-o membro do Pontíficio Cor Unum, conhecido como “Conselho da Caridade do Papa”. É Assistente da Fraternidade das Comunidades de Vida e Aliança em nome do Dicastério Pontifício para os Leigos, Vida e Família; Membro da Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos da CNBB; Vice-Presidente do CONSER Norte II da CNBB; Assistente Nacional da Renovação Carismática Católica em nome da CNBB.

Dom Alberto é, ainda, Presidente do Instituto Dom Vicente Zico; Grão Chanceler da Faculdade Católica de Belém, Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, Presidente da Festa do Círio de Nazaré. Também apresenta os Programas Conversa com Meu Povo (TV Nazaré), Palavra de Vida Eterna (TV Nazaré e TV Canção Nova), A Voz do Pastor (Rádio Nazaré FM), além de ser articulista no Jornal Voz de Nazaré, Jornal O Liberal; Jornal Diário do Pará, Portal da CNBB e escritor do livro Retiro Popular Quaresmal, há 27 anos, publicação anual pela Editora Canção Nova.

Em mensagem ao seu rebanho, Dom Alberto convida: “Venham todos para a vida da Igreja. A igreja viva formada por todos nós, mesmo em tempos difíceis que estamos passando, temos a absoluta certeza que o Senhor nunca nos abandona. Então, perseverança, coragem, disposição, vontade de servir, participação, essa é a minha palavra a toda arquidiocese no dia de hoje”.