Dom Alberto empossa novo cura da Sé

Em celebração eucarística na Catedral, no domingo, 15, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, sua Exa. Revma. empossou o Pe. Roberto Emilio Cavalli Junior como Cura da Sé. Pe. Roberto sucede ao Cônego José Gonçalo Vieira que por 18 anos esteve à sua frente e agora assume a Paróquia da Santíssima Trindade, na Campina.

No início da celebração a Schola Cantorum da Catedral entoou o tradicional “Ecce Sacerdos Magnum” (Eis o grande Sacerdote), música de autoria do maestro paraense Wilson da Fonseca. Logo após a saudação inicial,  Monsenhor Marcelino Ferreira, Vigário Geral da Arquidiocese, fez a leitura da provisão que o nomeia Cura  da Paróquia de Nossa Senhora da Graça (Curato da Sé). Após a leitura, o Cônego Sebastião Fialho e o Padre Antônio de Pádua entregaram-lhe a estola e a casula e Monsenhor Marcelino,  o barrete (chapéu quadrangular) próprio dos clérigos,  e Dom Arcebispo abraçou-o,  sob calorosos aplausos da assembleia.

O Rito de Posse prosseguiu, após a homilia, com a profissão de fé e juramento de fidelidade proferidos pelo empossado, que renovou diante do arcebispo as  promessas sacerdotais feitas no dia de sua ordenação.  Por fim, foram-lhe entregues a chave da igreja e a do sacrário, para onde se encaminhou, permanecendo por alguns minutos em oração silenciosa.  Foram-lhe entregues ainda a jarra diante da pia batismal e a estola roxa que simboliza o Sacramento da Penitência.

Em sua homilia, Dom Alberto destacou a presença dos paroquianos da Catedral e da Paróquia de Santa Luzia, onde Padre Roberto atuou como pároco até então, enaltecendo -lhes os sentimentos de “sadia saudade e bonita gratidão”. Recordando a figura de João Batista, apresentada no Evangelho da Missa, o arcebispo afirmou que  “o Padre tem como missão apontar o Cordeiro de Deus na pregação da Palavra e na ação pastoral, chamando o povo para a Igreja”. Dom Alberto aconselhou o novo Cura a ter  “ apenas e tão somente o nome de Jesus Cristo que lhe cabe anunciar aqui e em todas as tarefas que Nosso Senhor lhe conceder. Seja fiel ao essencial e capaz de guardar aquilo que não passa”.

Nova missão

Padre Roberto conta que “é uma grande responsabilidade esta nova missão, pois aqui está a igreja mãe de nossa arquidiocese, portanto queremos manter o zelo litúrgico que é nossa marca e fortalecer os cinco setores de missão e os mais de 31 serviços, grupos, movimentos e pastorais desta Paróquia”.

Nos primeiros dias, o Cura vai conhecer a realidade paroquial: “Quero caminhar de mãos dadas com todos. Por isso vou conhecer a área paroquial que é extensa, o Centro São João Paulo II e a Igreja de São Joãozinho que é uma Reitoria e me tem como Reitor por se localizar dentro de nossa área. Além disso, já no dia 24 tenho o primeiro encontro com todas as lideranças e o Conselho Paroquial”. Mas se a agenda é extensa, a oração não falta em todas as suas ações. A Catedral em toda sua  beleza nos inspira à oração e nos eleva a alma em cada entrada ou saída daqui. Temos também uma espiritualidade forte com o costume da Adoração ao Santíssimo o dia inteiro e a devoção a Santa Maria de Belém,  padroeira da cidade e da Arquidiocese”.

Igreja Mãe da Arquidiocese

A Catedral Metropolitana de Belém é a Igreja Mãe da Arquidiocese. O título de Catedral remete à Cátedra (cadeira) do Arcebispo que está nessa Igreja e a faz sede do governo pastoral da Igreja de Belém, lugar para onde convergem todos os fiéis que acorrem ao encontro do arcebispo metropolitano reunido com seu clero. Cabe ao Cura dessa igreja o zelo pastoral, administrativo e histórico pelo Templo e pelos paroquianos.

Dos 73 anos de vida da aposentada Raimunda Pontes, 40 são dedicados ao serviço na Catedral. Ela era mais uma entre as centenas de pessoas que lotaram a Igreja para a cerimônia. Dona Raimunda hoje coordena o Apostolado da Oração e está feliz com a chegada do novo pároco: “Estou confiante que ele fará um bom trabalho conosco. Sinto que ele é muito humilde e carinhoso, atencioso com todas as pessoas. Por isso, nossa expectativa é a melhor de todas”.

O agradecimento  dos paroquianos de Santa Luzia

A alegria da paroquiana que recebe o novo pároco é também a alegria de quem  dele se despede. Matheus Gonçalves, 18 anos, é da Paróquia Santa Luzia, no Jurunas, durante a Missa portou uma faixa com os dizeres “A Paróquia Santa Luzia agradece ao Pe. Roberto pelo trabalho e dedicação”. A frase, embora curta, era muito significativa. “É uma pequena forma de agradecermos pelos momentos que passamos juntos com ele em nossa Igreja e desejarmos uma boa missão aqui. Ele é um homem de muita coragem, ousadia e fez um ótimo trabalho com muita responsabilidade e agregando cada vez mais as pessoas. Ele é verdadeiramente um bom pastor”, afirmou o jovem.

Padre Roberto Cavalli

Pe. Roberto, natural de Belém, tem 38 anos. Único homem de três irmãos, cresceu numa família católica, assídua paroquiana de São José de Queluz, Canudos.  Como Coroinha, aos 13 anos, sentiu-se motivado a estreitar ainda mais os laços com a Mesa Eucarística. A confirmação de sua vocação veio aos 20 anos quando decidiu entrar para uma experiência vocacional no Seminário Propedêutico, que perdurou até o final do ano 2000, quando pediu para discernir melhor sua vocação em casa.

Voltando ao seu lar, o jovem descobriu em si um outro desejo: a advocacia. Estudou Direito na Universidade da Amazônia entre 2002 e 2006. Iniciou o curso querendo exercer essa carreira e terminou com a certeza de que sua vocação era mesmo o sacerdócio, sua vida convergia para o Altar, para a Eucaristia. Após os estudos teológicos, em 2011 foi ordenado diácono no dia 12 de março, e sacerdote no dia 06 de julho. Nos quatro meses consecutivos ficou como Vigário Paroquial da Catedral Metropolitana. Posteriormente assumiu a Paróquia de Santa Luzia e a direção espiritual de algumas equipes de Nossa Senhora e da Comunidade Nossa Senhora da Esperança (movimento de apoio espiritual, religioso e vivencial para viúvas/os e pessoas sós). Em 2016 assumiu também a diretoria geral da Fundação Nazaré de Comunicação e foi secretário executivo e porta-voz do XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado em agosto na capital paraense. Seu lema sacerdotal:Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi”, extraído de João 15,16.