Na Catedral Metropolitana de Belém a Missa em Ação de Graças pelos 401 anos da cidade de Belém, completados na quinta-feira 12, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, e alguns sacerdotes.
No início da celebração, Dom Alberto cumprimentou os presentes, entre eles o prefeito, Zenaldo Coutinho, e o vice-prefeito, Orlando Reis.
Na homilia, o Arcebispo destacou as bem-aventuranças, os bem-aventurados e fez uma reflexão sobre a cidade de Belém a partir do bem comum da sociedade: “Bem aventurados os pobres. Olhar para os pobres, olhar para os últimos, para os mais simples. Quanto ao poder, a norma para exercê-lo é a busca do bem comum, não interesses ou privilégios. Nossa sociedade está machucada, está estragada com tanta corrupção. Purificar o exercício do poder com a busca deste valor fundamental que é o bem comum”.
Reforçou mais ainda a importância do zelo para a construção de uma cidade digna: “Ninguém consegue construir bem a própria vida sem fazer sacrifícios. Quando nós vemos, neste início de ano, tantas prefeituras pelo Brasil afora com dificuldades, em situações calamitosas, é bom recordarmos que o descontrole, a gastança, o abuso do uso do dinheiro nos trouxeram ao ponto em que nos encontramos, a ideologia do consumo. Que coisa terrível! Sem sacrifícios, ninguém vai conseguir nada. Belém não deve ser a cidade do prazer, mas tem que ser a cidade da realização, da dignidade. Um lugar onde as responsabilidades sejam compartilhadas e que cada ua de nos cuide da parte que lhe cabe. Este é o meu augúrio, também em nome de Dom Irineu. É o augúrio da nossa Arquidiocese”.
Ao final da celebração, o casal coordenador do Círio 2016-2017, Roberto e Daniela Souza, trouxe a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e entregou-a a Dom Alberto, que a conduziu ao altar, seguindo-se a oração de Consagração a Nossa Senhora de Nazaré. Depois do que, o referido casal levou-a de volta à Basílica Santuário.Antes de se retirar, Dom Alberto cumprimentou a assembléia e agradeceu a presença de todos.
|
IPAR disponibiliza cartilha da CF 2017
O Instituto de Pastoral Regional (IPAR) informa que já está disponivel, a preço acessível, a cartilha da Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. O material apresenta cinco encontros, via sacra, oração e cantos da CF. Os interessados podem solicitá-la pelo e-mail: iparcnbb2@gmail.com. Informações: (91) 3238-1555.
Além de abordar a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, a Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum. Para ajudar nas reflexões sobre a temática são propostos subsídios, dos quais o texto-base o principal.
Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, ele aborda os biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a de 2017.
|
Ministério da caridade planeja ações para 2017
O ministério da Caridade da Arquidiocese de Belém estará reunido, no dia 24 de Janeiro, na Cúria Metropolitana, com a participação dos coordenadores das pastorais sociais atuantes nas paróquias. O objetivo desse encontro é planejar as atividades do ano, bem como promover a troca de experiências e avaliar os eventos realizados em 2016.
Um dos destaques do planejamento é a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a acontecer de 9 a 15 de novembro, com o tema “Evangelizar: graça, vocação e identidade da Igreja”.
O Ministério da Caridade faz o intercâmbio entre as diversas pastorais e os organismos que atuam nas paróquias com ações especificas em defesa da vida, como as Pastorais do Enfermo, Carcerária, do Menor, do Idoso, dos Surdos, da Criança, a Comissão de Justiça e Paz, a Cáritas, a DST/AIDS, Missão Belém, Instituto de desenvolvimento Humano (IDHI) e Campanha da Fraternidade. Essas pastorais estão vinculadas à área social da Igreja, para o auxilio às pessoas ‘excluídas’ socialmente, afim de reintegra-las aos valores cristão e social. A reunião entre os coordenadores acontece mensalmente na Cúria.
|
Serviço
As Pastorais interessadas em participar do Ministério da Caridade basta procurar a Cúria Metropolitana, localizada na Avenida Governador José Malcher, Nº 915, Bairro Nazaré – Telefone: (91) 3215-7001.
|
Dom Alberto: “Olhar para os mais pobres, os mais simples”
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Cametá celebra seu 31º Círio de Nazaré neste domingo, 15
13 de setembro de 2024
REPAM celebra 10 anos com cerimônia especial em Brasília
13 de setembro de 2024
Nossa Senhora será entronizada no maior templo católico norte-americano
13 de setembro de 2024