Na Catedral Metropolitana de Belém a Missa em Ação de Graças pelos 401 anos da cidade de Belém, completados na quinta-feira 12, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, e alguns sacerdotes.
No início da celebração, Dom Alberto cumprimentou os presentes, entre eles o prefeito, Zenaldo Coutinho, e o vice-prefeito, Orlando Reis.
Na homilia, o Arcebispo destacou as bem-aventuranças, os bem-aventurados e fez uma reflexão sobre a cidade de Belém a partir do bem comum da sociedade: “Bem aventurados os pobres. Olhar para os pobres, olhar para os últimos, para os mais simples. Quanto ao poder, a norma para exercê-lo é a busca do bem comum, não interesses ou privilégios. Nossa sociedade está machucada, está estragada com tanta corrupção. Purificar o exercício do poder com a busca deste valor fundamental que é o bem comum”.
Reforçou mais ainda a importância do zelo para a construção de uma cidade digna: “Ninguém consegue construir bem a própria vida sem fazer sacrifícios. Quando nós vemos, neste início de ano, tantas prefeituras pelo Brasil afora com dificuldades, em situações calamitosas, é bom recordarmos que o descontrole, a gastança, o abuso do uso do dinheiro nos trouxeram ao ponto em que nos encontramos, a ideologia do consumo. Que coisa terrível! Sem sacrifícios, ninguém vai conseguir nada. Belém não deve ser a cidade do prazer, mas tem que ser a cidade da realização, da dignidade. Um lugar onde as responsabilidades sejam compartilhadas e que cada ua de nos cuide da parte que lhe cabe. Este é o meu augúrio, também em nome de Dom Irineu. É o augúrio da nossa Arquidiocese”.
Ao final da celebração, o casal coordenador do Círio 2016-2017, Roberto e Daniela Souza, trouxe a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e entregou-a a Dom Alberto, que a conduziu ao altar, seguindo-se a oração de Consagração a Nossa Senhora de Nazaré. Depois do que, o referido casal levou-a de volta à Basílica Santuário.Antes de se retirar, Dom Alberto cumprimentou a assembléia e agradeceu a presença de todos.
|
IPAR disponibiliza cartilha da CF 2017
O Instituto de Pastoral Regional (IPAR) informa que já está disponivel, a preço acessível, a cartilha da Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. O material apresenta cinco encontros, via sacra, oração e cantos da CF. Os interessados podem solicitá-la pelo e-mail: iparcnbb2@gmail.com. Informações: (91) 3238-1555.
Além de abordar a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, a Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum. Para ajudar nas reflexões sobre a temática são propostos subsídios, dos quais o texto-base o principal.
Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, ele aborda os biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a de 2017.
|
Ministério da caridade planeja ações para 2017
O ministério da Caridade da Arquidiocese de Belém estará reunido, no dia 24 de Janeiro, na Cúria Metropolitana, com a participação dos coordenadores das pastorais sociais atuantes nas paróquias. O objetivo desse encontro é planejar as atividades do ano, bem como promover a troca de experiências e avaliar os eventos realizados em 2016.
Um dos destaques do planejamento é a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a acontecer de 9 a 15 de novembro, com o tema “Evangelizar: graça, vocação e identidade da Igreja”.
O Ministério da Caridade faz o intercâmbio entre as diversas pastorais e os organismos que atuam nas paróquias com ações especificas em defesa da vida, como as Pastorais do Enfermo, Carcerária, do Menor, do Idoso, dos Surdos, da Criança, a Comissão de Justiça e Paz, a Cáritas, a DST/AIDS, Missão Belém, Instituto de desenvolvimento Humano (IDHI) e Campanha da Fraternidade. Essas pastorais estão vinculadas à área social da Igreja, para o auxilio às pessoas ‘excluídas’ socialmente, afim de reintegra-las aos valores cristão e social. A reunião entre os coordenadores acontece mensalmente na Cúria.
|
Serviço
As Pastorais interessadas em participar do Ministério da Caridade basta procurar a Cúria Metropolitana, localizada na Avenida Governador José Malcher, Nº 915, Bairro Nazaré – Telefone: (91) 3215-7001.
|
Dom Alberto: “Olhar para os mais pobres, os mais simples”
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Consistório 2024: Papa reforça grupo de cardeais que vai escolher sucessor
6 de dezembro de 2024
Advento: tempo de renovar a esperança Naquele que era, que é e que há de vir
6 de dezembro de 2024
Ribeirinhos de Afuá se mobilizaram em Conferência Livre Ambiental sobre emergência
5 de dezembro de 2024