Dom Alberto Taveira dedica novo altar de Matriz no Bengui

Foto: Luiz Estumano

Com grande júbilo a Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz vive a sua festividade 2018, cujo tema “Maria, Rainha do Mundo e da Paz”. Ela se estende até o próximo domingo, 16. Dentro dos festejos a comunidade viveu ainda com grande alegria, no último domingo, 9, a dedicação do novo altar, reformado recentemente, ungido e abençoado durante Missa Solene presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano.

Desde o final de junho passado a matriz paroquial passou por reforma em todo o seu presbitério. Após a Santa Missa reinaugurou-se o espaço celebrativo que agora conta com novo altar, novo ambão e o novo crucifixo. Ainda fará parte da obra a nova cadeira presidencial, bem como a nova pia batismal que serão apresentadas posteriormente.

Em sua homilia, Dom Alberto destacou a beleza do novo altar, parabenizando os padres Vanderson Jorge e Luiz Fernando, respectivamente, pároco e vigário, e também a comunidade, pelo trabalho em conjunto: “O povo desta paróquia, ao celebrar seus 30 anos, deve olhar para tudo que passou e dizer “que beleza! Que coisa boa! Que lindo!“. Houve problemas? Houve, mas devemos dizer igual à Sagrada Escritura: “Até aqui o Senhor nos ajudou”. Houve mais coisas boas do que ruins e uma das coisas bonitas que estamos fazendo é a dedicação deste altar.”
Sobre o rito de dedicação, o arcebispo explicou que a bênção com água benta e a unção com o óleo do Crisma rememoram os passos da iniciação cristã de todo fiel, que são o Batismo e a Crisma. Sobre a relíquia de São Pio X a ser colocada no novo altar, Dom Alberto destacou a ligação entre o papa e a arquidiocese:

“Ano que vem completaremos 300 anos de criação e este papa, cuja relíquia colocaremos e cuja imagem temos aqui ao lado, fez a nossa diocese tornar-se arquidiocese. São coisas bonitas que a providência divina nos oferece. Construir esse presbitério? Ajuda em dinheiro, quem fez a arte do altar, os trabalhadores, mas tudo feito com gosto. Para Deus devemos fazer o melhor. Não tem luxo, tem dignidade. Que essa paróquia evangelize, tenha pastoral, tenha catequese, que seja uma comunidade viva, bonita”.

Após a homilia, o rito de dedicação prosseguiu com a deposição da relíquia de São Pio X, doada pelo frade franciscano Frei Rodolfo Pimentel, da mesma ordem que Frei Prudêncio, responsável pela construção da Igreja. Depois houve a unção do altar, momento em que o arcebispo derramou o óleo do Crisma sobre ele. Ao final, após a incensação do novo altar, acontece o revestimento e iluminação, sendo o altar enxugado com toalhas novas e colocadas as velas e flores trazidas por pessoas que fundaram a comunidade.

A reforma do novo altar compreende a troca do revestimento da escada, agora boleada e em granito, troca da pia batismal, novo pelicano banhado a ouro, suporte no Círio Pascal, novo ambão, substituição do sacrário, nova cadeira presidencial, novo nicho da padroeira e de São José que, posteriormente, ladearão o crucifixo de dois metros colocado na parede atrás do altar. Posteriormente, será inaugurada a Capela do Santíssimo.