A celebração do sacramento da crisma de 25 adultos ocorreu no dia 22 de janeiro às 19h, presidida por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, presentes os catequistas Marcio Barbosa, Deyved Nascimento e Liane Silva, que auxiliaram na formação dos crismandos.
A preparação da turma ocorreu durante seis meses com temas referentes à fé cristã. Os encontros aconteceram aos sábados à noite e domingos pela manhã. Nas segundas- feiras à noite havia o encontro de espiritualidade, com palestras ministradas pelo Padre Marcio Halmenschlager, com a colaboração dos catequistas. Dentre os temas abordados destacaram-se o Congresso Eucarístico, sacramento do batismo, eucaristia, crisma, sexualidade e espiritualidade na família. Houve também as celebrações do catecumenato, cerimônias apropriadas ao catequizando, uma forma de confirmação do que vão receber . Hoje esses adultos foram encaminhados para o engajamento nos grupos e pastorais da paróquia.
Durante esse período, os casais participantes que ainda não haviam contraido matrimônio, contrairam-no em dezembro do ano passado. E em janeiro fizeram sua primeira comunhão.
Na celebração Dom Irineu enfocou a importância desse sacramento na vida de todo cristão, enfatizando que não se pode desistir da vida na Igreja, pois muita gente quando se crisma não persevera na sua missão: “Como é bom ver que esses adultos hoje vão receber a crisma. Peço-lhes que perseverem na sua fé e não desistam, que continuem a caminhada nas pastorais e, quem sabe, possam futuramente ajudar na catequese".
“Estou muito satisfeita e realizada com essa etapa cumprida com eles. Foram meses perseverando com essa turma, pois sei o quanto é difícil eles continuarem conosco. Mas, graças a Deus, tivemos uma boa turma, que quis continuar esse trabalho, com interesse e dedicação. Estou muito feliz”, falou Liandra Costa, coordenadora da catequese geral.
Liane Silva falou em mensagem: “muitos foram chamados e poucos os escolhidos. Pois bem: nesse ciclo que se completa hoje, muitos deixaram de acreditar no amor de Deus, mas vocês perseveraram e conseguiram fazer parte desse momento único”.
|
Equipe de Missas com Crianças completa 42 anos
|
No ultimo dia 22 a Equipe de Missas com Crianças (EMCRI) da Paróquia Mãe do Perpétuo Socorro, no Bairro do Telégrafo, completou 42 de existência. Uma celebração eucarística de ação de graças foi presidida pelo vigário paroquial, Padre Léo Rockenbach, para comemorar a data. O grupo surgiu na década de 70 com o objetivo de animar as crianças que participam das celebrações juntamente com os pais. Hoje é um dos principais movimentos da paróquia e responsabiliza-se pela evangelização de crianças, jovens e adultos. |