Dom Irineu visita a Paróquia São José de Queluz

A Matriz de São José de Queluz acolheu o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, em  visita pastoral à paróquia, com a finalidade de animar as comunidades e o povo de Deus, estar mais próximo do pároco e vigários paroquiais e dialogar com suas lideranças leigas.  Iniciada terça-feira, 4, a visita segue até domingo, 9.  A paróquia centenária, cuja matriz se localiza na avenida Cipriano Santos, 311, bairro de Canudos,  é administrada pela Ordem dos Agostinianos Recoletos.

A presença do Bispo auxiliar na paróquia contará com encontros com as pastorais, grupos, movimentos, comunidades e contato com a obra social da paróquia no Centro Santo Agostinho. Segundo Frei Paulo Alessandro Dias, com a visita o Bispo se aprofundará no conhecimento dos  trabalhos lá desenvolvidos e animará com sua palavra os fiéis: “A visita pastoral tem como objetivo verificar a caminhada da paróquia em todos os sentidos: pastoral, grupal, de fé e vida religiosa. A nossa é uma comunidade de cinco freis, quatro sacerdotes e um irmão, que procuramos administrar em comunidade toda essa Vida Paroquial. Dom Irineu vem justamente para conhecer, ver a nossa caminhada e, principalmente, nos animar ao dirigir a Palavra ao povo”. “A visita pastoral em uma paróquia é um acontecimento importantíssimo que tem nos mobilizado para isso. Se tivermos que parar alguma coisa para dar atenção à visita pastoral, isso vai ser feito. Vamos recebê-lo com muita alegria, porque sua visita é muito  importante, a presença do pastor é o próprio Cristo entre nós, é isso que ele representa. As palavras de Dom Irineu, com certeza serão tomadas como a própria palavra do Cristo, que nos corrigire, anima, dá alento, nos incentiva a continuar caminhando e crescendo na fé”.

“Desejo ser uma presença de bom pastor, com o objetivo de animar na fé e na esperança aquela parcela do Povo de Deus. Graças às celebrações, reuniões, visitas e ao conhecimento daquela paróquia, espero contribuir com minha experiência e conhecimentos, tendo em vista uma evangelização mais eficiente e efetiva para o bem espiritual e em favor da vida deste povo. A visita é feita tamém ao pároco, ao vigário paroquial, aos religiosos e religiosas e demais lideranças leigas”, declarou Dom Irineu Roman.

Toda a comunidade está mobilizada para viver, com muito entusiasmo, a experiência dessa visita de Dom Irineu. Segundo Frei Paulo, a última visita foi,  em 2005, do atual Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, à época Arcebispo Metropolitano de Belém. Maria Madalena Fontes Oliveira, 70 anos, agente da Pastoral do Dízimo há 10 anos, assim avalia a presença de Dom Irineu: “É um momento de graça receber o nosso pastor na Paróquia de São José de Queluz. Saber da presença dele entre nós é um convite para sermos Igreja, ainda mais pela contribuição dele durante as confissões. Dom Irineu, estando conosco, vivenciando a nossa realidade, certamente será motivo de graça não só para mim, como para todos os demais paroquianos”.

Programação

Na abertura da visita, 4, o bispo auxiliar foi recepcionado na casa paroquial. Em seguida, foi acolhido pelo pároco, com momentos de oração e bênção aos fiéis. Nesse dia presidiu missa e ajudou a ouvir confissões. Na quarta-feira, 5,  visita aos funcionários e voluntários, no Centro Social Santo Agostinho. Às 15h, 17h e 18h,  encontros com a comunidade religiosa e grupos paroquiais. À noite presidiu missa na Comunidade São João Paulo II.
Na quinta-feira, 6, participou de novena de Santa Rita e visita ao Seminário e, à noite,  mais visitas e missa. Na sexta-feira, 7, visita aos enfermos, à tarde Via-Sacra e à noite encontro com MECES e Pastoral da Saúde, seguido, às 20h, de missa na Comunidade Sagrada Família.

No sábado, 8, encontro com grupos Agostinianos e Equipe de Pastoral Vocacional. À tarde encontro com catequistas e missa. No domingo, 9, visita e missa na comunidade Santa Rita de Cássia e encontro com a Pastoral Familiar e ECC. Às 15h30, reunião com a comunidade e às 17h Missa de encerramento da Visita Pastoral.

Visita pastoral

Em visita pastoral Dom Irineu Roman esteve na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Ananindeua, de 28 de março a 2 de abril. A seguir, no mês de abril, visita pastoral à Paróquia de São José de Queluz. Em maio, visita pastoral à Paróquia de Santa Teresinha, no Tenoné. Em junho, à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Conjunto Julia Seffer e, em agosto, à Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus, no Conjunto Catalina.