Dom Vicente Joaquim Zico: Cinco anos de saudades do pastor

Foto: Acervo FNC/Jornal Voz de Nazaré.

Na próxima segunda-feira, 4, a Igreja de Belém relembra com imensa alegria do seu 8º Arcebispo Metropolitano, Dom Vicente Joaquim Zico, ou apenas Dom Zico, que realizou sua Páscoa definitiva há cinco anos. Comunicativo, semblante sereno e alegre, o Bispo Emérito tem sua memória viva nas suas obras, entre elas, a Fundação Nazaré de Comunicação, paróquias e centros de cultura e formação cristã.

Dom Vicente Zico era natural de Luz, em Minas Gerais. Nasceu em 27 de janeiro de 1927. Sua chegada à capital paraense deu-se quando foi nomeado Arcebispo Coadjutor em 5 de dezembro de 1980, pelo na época Papa João Paulo II. Exerceu o cargo até 1990, quando foi nomeado arcebispo titular, sucedendo Dom Alberto Ramos, permanecendo no cargo até 2004.

No dia 13 de outubro daquele mesmo ano, Dom Vicente deixou a Arquidiocese de Belém, após ter a renúncia aceita pelo Papa João Paulo II, sucedido pelo agora Cardeal e Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, e ficcou em Belém como Arcebispo Emérito.

Em sua trajetória episcopal, Dom Vicente foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1987 a 1994; visitador apostólico dos seminários do regional Nordeste 2 e Nordeste 4; presidente e vice-presidente do regional CNBB Norte 2 e conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Dom Vicente notabilizou-se pela realização de grandes feitos perante a Arquidiocese de Belém, criando paróquias e cinco das atuais seis Regiões Episcopais. Outra importante obra da sua gestão e que demonstrava seu perfil de comunicador foi a idealização e criação da Fundação Nazaré de Comunicação que engloba quatro veículos: TV Nazaré, Rádio Nazaré FM, Portal Nazaré e o Jornal Voz de Nazaré.

O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), importante centro de referência no complexo do Seminário São Pio X, o Instituto de Filosofia e Teologia Regional (IFTR) e a residência dos seminaristas, também são parte das obras do saudoso arcebipo emérito.

FALECIMENTO

Dom Zico faleceu aos 88 anos, após internação em um hospital particular e, mesmo com dificuldades respiratórias, manifestou o desejo de retornar para a Residência Episcopal no dia antes de seu falecimento. O pedido foi atendido após um parecer da equipe médica, que o liberou com a condição dele não receber visitas.

Ao retornar, o Arcebispo Emérito apresentou melhora, mas ainda restavam problemas respiratórios. No dia 4, pela tarde, veio a falecer na Residência Episcopal. Suas últimas palavras foram: “Não tenho receio de partir para eternidade, amei o Nosso Senhor de todo coração”. Seus restos mortais repousam na Catedral Metropolitana de Belém, na área do altar de Nossa Senhora da Graça, junto aos de Dom Alberto Ramos e os de Dom Mário de Miranda Vilas Boas.