Domingo, 9, a Solenidade de Pentecostes

A Arquidiocese de Belém convida o povo de Deus para a Solenidade de Pentecostes. A programação começará às 7h, na praça Waldemar Henrique, no bairro do Reduto, logradouro que acolherá regiões episcopais. A celebração arquidiocesana está inserida nas atividades comemorativas dos 300 anos da criação da Diocese de Belém do Pará. O tema “Igreja de Belém: um só coração e uma só alma” (At 4,32) motivará os fiéis.

A celebração contará com um momento de resgate da memória missionária da Igreja de Belém, a cargo do Vigário Geral, Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata. Depois haverá uma apresentação teatral do grupo de teatro da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro homenageando os povos tradicionais da Amazônia.

As oito regiões episcopais, movimentos, pastorais e o clero arquidiocesano iniciarão, em seguida, a procissão que os levará à Catedral Metropolitana de Belém. A missão baseada na orientação do Espírito Santo será meditada no trajeto com reflexão sobre os símbolos da missão: água (batismo), fogo (Espírito Santo) e cruz (Missão).

CHEGADA – Ao final da procissão, na praça Frei Caetano Brandão, haverá a entrega do símbolo da missão e a Santa Missa. A benção da cruz missionária pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira encerrará o momento solene.