Pastoral da Acolhida: 1ª reunião geral e nova coordenação geral

A Pastoral da Acolhida da Paróquia de Nazaré realizou, sábado, 25, no Centro Social de Nazaré, a 1ª reunião geral no em preparação ao Círio 2017. Na oportunidade, os voluntários fixos conheceram o casal João Luiz e Úrsula Fróes Rodrigues, que estarão atuando na coordenação geral ao longo deste ano.

Assumir a pastoral é ter ciência da importância deste serviço, comenta o casa:  “Somos o exército de Nossa Senhora de Nazaré e precisamos fortalecer as alianças compartilhando, dividindo e multiplicando o acolhimento ao nosso irmão”.

O casal foi apresentado  oficialmente à coordenação da pastoral em uma reunião na sexta-feira, 24, à noite, pelo pároco de Nazaré, padre Giovanni Incampo, e pelo ex-coordenador, Reinaldo Pessoa, que repassou ao casal as informações necessárias para dar continuidade à organização e ao trabalho da pastoral.

A Pastoral – O serviço da pastoral é realizado durante todo o ano, mas é no período do Círio de Nazaré que as atividades se intensificam, para acolher e dar apoio aos mais de 16 mil romeiros que vêm de longe para participar da maior manifestação católica do mundo.

Um dos principais objetivos do serviço oferecido é acolher com dignidade as caravanas, romeiros e peregrinos que se dirigem à Basílica Santuário em longas caminhadas a pé, ou de bicicleta, para pagar promessas por graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.

O grupo de voluntários proporciona a primeira acolhida com cuidados básicos como massagens, lavagem dos pés, curativos, água, comida, atendimento médico e espaço de descanso. O trabalho da pastoral é completamente voluntário e todo o material utilizado durante os atendimentos aos romeiros é fruto de doações.

A principal expressão desse trabalho é a Casa de Plácido, local que proporciona a primeira acolhida aos peregrinos que vêm a Belém.

Casa de Plácido – A Casa foi inaugurada em 31 de maio de 2009, marcando o terceiro aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.

NOTAS

Guarda de Nazaré prepara retiro  espiritual para abril

A Guarda de Nossa Senhora de Nazaré está organizando o seu primeiro retiro espiritual de Páscoa, que acontecerá no dia 1º de abril.  As inscrições podem ser feitas na sala da Guarda de Nazaré, no Centro Social, mediante taxa e mais a doação de 1kg de alimento não perecível. O retiro será no auditório da Escola Salesiana do Trabalho, localizada na avenida Pedro Miranda, 2403, no bairro da Pedreira. Mais informações pelo telefone (91) 3252-0853.

Retiro da Comunidade Sagrado Coração de Jesus

A Comunidade do Sagrado Coração de Jesus (Padre Afonso) da Paróquia de Nazaré realizará no dia 1º de abril um retiro espiritual contando com a presença do padre Giovanni Incampo, pároco de Nazaré, do Ministério Adorar Jesus e diversos palestrantes. O tema do retiro será “Fazei tudo o que ele vos disser”. A participação no evento requer pagamento de taxa e a doação de 1kg de alimento não perecível. A comunidade Sagrado Coração de Jesus fica na travessa Caripunas, próximo à avenida Generalíssimo Deodoro. Mais informações pelo telefone (91) 3222-5940.

Retiro Ágape: inscrições ainda abertas

O grupo Sementes da Misericórdia, um dos quatro grupos que integram a juventude nazarena, está com as inscrições abertas para o Retiro Ágape, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Seminário Mãe da Divina Providência, em Benevides.

O tema “Com Deus tem jeito” quer  propor uma reflexão, principalmente à juventude que vive sem esperança de que as coisas possam dar certo, de que a santidade possa acontecer e de que vale a pena ser de Deus. “Propomos ao jovem viver essa real experiência de amor concreto de Deus, pois a partir desta é compreensível que, com Deus, todas as tribulações e dificuldades tem jeito”, conclui Thaynah Oliveira, integrante do grupo.

O Retiro é destinado a jovens entre 15 e 45 anos. As inscrições são online ou presenciais nas quartas-feiras e domingos, na lateral da Basílica Santuário. Aos sábados, às 19h, no Centro Social, sala 5. A taxa de inscrição dará direito à estadia, alimentação e transporte.

Padre Mário Pozzoli comemora 86 anos de vida

A Santa Missa do sábado, 25, na Basílica Santuário de Nazaré, foi por uma intenção mais do que especial: dar graças a Deus pelo dom da vida do querido padre Mário Pozzoli, que comemorou seus 86 anos de vida. A celebração foi presidida pelo padre Sílvio Jaques, tendo o aniversariante como concelebrante e também o confrade DelgraciasChirhakarhula.

Durante a Santa Missa, padre Sílvio lembrou da trajetória do confrade, padre Mário, em especial sua contribuição para com a formação dos religiosos Barnabitas brasileiros que atualmente fazem parte da Congregação. Ao final da celebração, após o tradicional parabéns, padre Mário agradeceu à assembleia lembrando do trecho da primeira leitura do dia que fala sobre a unção de Davi como rei, mesmo sendo um humilde pastor (1Sm 16,1b.6-7.10-13ª): “Eu sinto-me também como ele, um simples servo que foi escolhido e aqui estou”, comentou o sacerdote.

Após a missa foi realizada uma confraternização reunindo em especial os antigos e atuais integrantes do Movimento de Juventude Nazarena (MOJUVENA), grupo fundado por padre Mário Pozzoli há 46 anos na Paróquia de Nazaré e que até hoje continua desempenhando a missão de evangelizar jovens.

Legado – Padre Mário Pozzoli nasceu em Lentate Sul Seveso, província de Monza e Brianza, na Itália, no dia 25 de março de 1931. Sentiu ainda menino o chamado para a vida religiosa: aos 10 anos de idade, rezando aos pés de Nossa Senhora do Rosário. A partir daí, passou a dedicar sua vida a atender àquele claro apelo. Foi ordenado em 31 de dezembro de 1958, em Roma, Itália. Em 1960, aos 29 anos, foi enviado ao Brasil, à cidade de Bragança, no Pará. Anos depois, foi transferido para a Basílica de Nazaré, onde em 1970 fundou o Movimento da Juventude Nazarena (MOJUVENA), grupo que se mantém vivo até hoje e realiza diversas ações de inclusão e evangelização. O barnabita também foi responsável pela criação do Grupo das Madrinhas das Vocações, que contribui material e espiritualmente com a formação dos seminaristas.

Após 20 anos atuando em Belém, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por cinco anos, e depois foi para Belo Horizonte, em Minas Gerais, onde deu início a um dos projetos sociais mais expressivos de todo o Brasil: a Associação Divina Providência, obra social que objetiva atender crianças e jovens da periferia. Chegou a atender mais de 3 mil crianças diariamente na capital mineira.

Em 2013 retornou à Basílica Santuário de Nazaré, onde desde então acompanha de perto todos os trabalhos desenvolvidos e também auxilia os confrades em seus projetos. Aos 86 anos de idade, padre Mário Pozzoli se mantém ainda em atividade nas programações do Santuário da Rainha da Amazônia, em especial ao Movimento Nova Evangelização, que reúne-se a cada 15 dias no Centro Social de Nazaré.

Legião de Maria realiza retiro e solenidade da Acies

A Legião de Maria, Comitium Nossa Senhora de Nazaré, da Paróquia de Nazaré, realizou no dia 25 um retiro espiritual e a solenidade da Acies.

O evento aconteceu no Centro Social de Nazaré, com adoração ao Santíssimo, cânticos, orações, palestras, Via Sacra na Capela Bom Pastor, seguida de Santa Missa presidida pelo padre Mark Antony Pondoc, CRSP, atual Diretor Espiritual do Comitium. Os presentes realizaram a sua  Consagração individual, feita um a um e de dois em dois. A cerimônia encerrou-se com a Consagração coletiva e as Orações Finais da Tessera.