Santuário de Nazaré inicia a Semana Santa

Domingo, 9, a Igreja no mundo inteiro celebra o Domingo de Ramos. A celebração abre a Semana Santa, que representa o momento mais importante para os cristãos, em que todos relembram a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. No Domingo de Ramos é relembrada e celebrada a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Na Basílica Santuário de Nazaré o dia foi de celebrações eucarísticas e contou com uma procissão e bênção dos ramos que antecedeu a missa das 8h, presidida pelo Reitor, Padre Luiz Carlos Gonçalves. A procissão e missa contou com a presença de milhares de fiéis e simulou o período bíblico em que relata que o povo de Jerusalém cortou ramos de árvores e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento.
Segundo o relato bíblico, com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”… E assim, Jesus entrou triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança e medo de perder o poder.

A Santa Missa pela manhã contou ainda com uma apresentação do Movimento Caminho Neocatecumenal da Paróquia de Nazaré, que cantou lembrando do sacrifício de Cristo por todos.

A Basílica Santuário de Nazaré preparou este ano uma programação especial para que todos os fiéis possam viver a Semana Santa que se estenderá até o dia 16, culminado com a celeberação de Páscoa.

Projeto Patrocinador e Apoiador

Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário e Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) lançaram no dia 6, o Projeto de Patrocinador e Apoiador Oficial do Círio 2017 durante evento no salão nobre da Associação Comercial do Pará (ACP).

A otimização das ações do Círio assim como de toda a sua programação elaborada pela Diretoria da Festa de Nazaré enseja a colaboração de parceiros de diversos segmentos pra o seu melhor êxito. Roberto Souza, atual diretor coordenador do Círio, considera que “a participação de empresas e profissionais liberais nos projetos de Apoiador ou Patrocinador Oficial demonstra uma visão social muito valorosa por parte deles, pois possibilita a educação de centenas de crianças e a realização de ações de evangelização que atingem milhões de pessoas no Brasil e no mundo, além da manutenção do Patrimônio histórico de Belém. Sem dúvida, são profissionais e instituições que fazem a diferença”.

A Diretoria da Festa firmou parceria com a Associação Comercial do Pará (ACP) há alguns meses para ampliar a divulgação entre possíveis colaboradores e fortalecer a credibilidade do evento. Durante o evento, o presidente da Associação Comercial do Pará, Fábio Lúcio Costa, fez uma breve palestra com o tema “Círio, economia e turismo – O Pará em destaque na vitrine mundial”. A Diretoria também apresentou um vídeo mostrando a beleza da festa nazarena e a importância da colaboração das empresas.

O evento contou com a presença de todos os integrantes da DFN e do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, do Reitor da Basílica Santuário e Presidente da Diretoria, padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, e o Superior Provincial dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas), padre José Adelson Ramos das Mercês e o artista Salomão Habib animou a todos com uma apresentação musical.

Dom Alberto destacou que “a Igreja tem a ver com as pessoas e os bens comuns. O Círio é o grande símbolo do povo que se une. A noite de hoje é importante e peço que cada vez mais empresas se unam à Igreja para realizar essa grandiosa festa do povo paraense”.

Padre Luiz Carlos falou sobre a importância do projeto. “Tornar-se um Patrocinador ou Apoiador do Círio de Nazaré é também firmar parceria com todas as atividades mantidas pelas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré, além de promover a recuperação, manutenção e melhoria da Basílica Santuário”.

Escola da Fé está com inscrição para curso de abril

A Escola Nazarena da Fé, da Basílica Santuário, está com as inscrições abertas para o curso de abril. Nessa sessão serão estudadas as “Diretrizes gerais da ação Evangelizadora no Brasil de 2015 a 2019”, cujo facilitador será Pe. André Maia Teles, da paróquia Santa Rita de Cássia, da Cidade Nova V.

O projeto acontece desde 2013 e foi idealizado pelo padre José Ramos das Mercês, atual Superior Provincial Norte dos padres Barnabitas. Com o objetivo de “Formar para Evangelizar”, a escola busca levar as pessoas para mais perto dos ensinamentos de Cristo, tornando-as discípulos missionários mais unidos à Igreja, sendo assim, este ano, a escola segue também a proposta de seguir o estudo e ensinamentos de Maria, para evangelizar e bem viver o ano Mariano conforme solicitado pelos Santuários do Brasil.

As inscrições estão sendo feitas no setor de atendimento da Basílica Santuário de Nazaré, mediante pagamento de taxa. Mais informações (91) 4009-8400.

Semana Santa e Páscoa na Basílica Santuário de Nazaré

A Semana Santa já começou e a Igreja vive o momento mais importante para um cristão. A tradição religiosa que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo iniciou no Domingo de Ramos, 9, e termina com a ressurreição de Cristo, celebração a ser recordada no próximo domingo de Páscoa, 16.

A Basílica Santuário de Nazaré proporciona aos fiéis nesse período uma vasta programação que consta de missas, mutirão de confissão, procissão de fuga do Senhor, celebração de Bênção dos Santos Óleos, Lava-pés, Adoração Eucarística, vigília Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Os Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) desejam uma Feliz e Santa

Pauta de Adoração

(Quinta-feira Santa – Dia 13)
l 21h – Diretoria da Festa, MECE
l 22h – Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e GOTH
l 23h – Dimensão Familiar
l 0h às 6h Vigília da Juventude
(Sexta-feira Santa – Dia 14)
l 6h – Comunidades: Nossa Senhora das Graças e São Brás
l 7h – Comunidades: Sagrada Família e Santa Bernadete
l 8h – Confrarias Nossa Senhora de Nazaré e São José, Apostolado da Oração e Pastoral da Pessoa Idosa
l 9h – Legião de Maria, RCC e Divina Misericórdia
l 10h – Catequese, Acólitos e Guarda Mirim
l 11h – Liturgia, Pastur, Acolhida e OSPAN
l 12h – Caminho Neocatecumenal
14/04 – Sexta-feira Santa
l 7h – Procissão do Senhor dos Passos
l 14h – Via Sacra
l 15h – Paixão e Morte de Nosso Senhor
l 18h – Procissão do Senhor Morto
l 19h – Via Sacra na Praça Santuário
15/04 – Sábado Santo
l 20h – Vigília Pascal
Benção do fogo na Praça Santuário
(trazer velas com suporte)
l Das 23h ás 6h – Vigília do Caminho Neocatecumenal
16/04 – Domingo de Páscoa
l Missas às 6h30, 8h, 10h, 16h30, 18h e 20h

09/04 – Domingo de Ramos
l Missas: 6h30 – 8h – 10h – 16h30 – 18h e 20h
l Bênção Solene dos Ramos na Praça Santuário – procissão seguida de missa, às 8h
12/04 – Quarta-feira Santa
l Mutirão de Confissão: 8h às 12h e 14h às 20h
l Procissão do Senhor dos Passos, 19h (Saindo da Catedral para a Basílica Santuário)
13/04 – Quinta-feira Santa
l 8h30 – Celebração dos Santos Óleos na Catedral
l 18h – Ceia do Senhor e lava-pés

Coro Angelorum celebra dois anos de evangelização

Evangelizar através do canto e propagar o amor de Jesus e de Maria é o objetivo do Coro Angelorum da Basílica Santuário de Nazaré. No dia 4, o grupo comemorou dois anos de um trabalho abençoado. Suas apresentações acontecem durante as missas na Paróquia de Nazaré e também em outras paróquias, quando convidado para animar celebrações ou oferecer workshop de música litúrgica e técnica vocal.

Padre Luiz Carlos Gonçalves, Reitor da Basílica Santuário, responde pela Direção Espiritual do coro que evangeliza através da música “Litúrgica Polifônica”, sob a regência da maestrina Thais Cybelle. Cristina Viana, contralto no grupo, conta que as músicas entoadas são especialmente selecionadas: “O repertório do Coro segue as orientações da Santa e amada Igreja, respeitando uma tradição de mais de dois mil anos”.

PORTUGAL – O Coro Angelorum está vivendo um momento especial. Além do  aniversário, o grupo foi selecionado para servir na celebração oficial da Basílica do Rosário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, no dia 13 de maio às 18h30, como parte das comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos naquele país. Nessa ocasião em que o Papa Francisco estará presente, 13 integrantes do Coro Angelorum participarão desse momento, cantando três músicas, todas recomendadas previamente pelo Santuário de Fátima de Portugal.

Há menos de um mês para o evento, os integrantes estão somando forças para conseguir custear a ida do grupo a Portugal para essa missão especial. No próximo sábado, 8, o Coro irá realizar mais uma ação em prol da arrecadação de recursos para a viagem. O Bazar Solidário será no salão da igreja Santo Antônio Maria Zaccaria, comunidade que integra a Paróquia de Nazaré, de 8h às 12h, localizada na travessa Nove de Janeiro, esquina com a rua Boaventura da Silva, no bairro de Fátima, em Belém. No local serão vendidos a preços acessíveis roupas femininas e masculinas, sapatos, livros, cd’s, brinquedos e utensílios em geral.

Comunidade Santa Bernadete realiza festividade

A comunidade Santa Bernadete, pertencente à Paróquia de Nazaré, está preparando a festividade em honra a sua padroeira para o período de 16 a 30 deste mês.

Padre Giovanni Incampo convida os fiéis a participarem. “Santa Bernadete nos convence de que Nossa Senhora é uma mãe carinhosa e solícita que, preocupada pela nossa salvação, pessoalmente, como mensageira da misericórdia do Filho, se revela à adolescente Bernadete e inicia uma peregrinação, hoje ainda ativa e atuante a Lourdes, na França, de enfermos no corpo e, sobretudo, no espírito, para receberem a cura que somente do Alto é garantida. Em companhia de Nossa Senhora neste Ano Mariano, festejemos a nossa padroeira Santa Bernadete com alegria e entusiasmo!”

A comunidade Santa Bernadete fica na avenida Conselheiro Furtado, 1571. Mais informações: (91) 3222-4128.

Dia 16.04 – 8h30 – Abertura da festividade na Capela da comunidade
Dia 17 a 25.04 – 17h – Novenário