Círio 2017: Pastoral da Acolhida realiza primeira Espiritualidade

No dia 10 de maio, a Pastoral da Acolhida da Paróquia de Nazaré realizou a sua primeira Espiritualidade do ano de 2017. O momento aconteceu na Capela Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré, e objetivou integrar e evangelizar todos os voluntários que atuam na Pastoral, além de prepará-los espiritualmente para o período de maior atuação da Pastoral, que é durante as programações do Círio de Nazaré.

Padre Giovanni Incampo, diretor espiritual da Pastoral da Acolhida e pároco de Nazaré, participou do evento e agradeceu a presença e atuação de todos: “É com grande alegria que recebemos o sim de vocês rumo a um novo Círio. Que Deus e Nossa Senhora de Nazaré desde já abençoem a missão de cada um, concedendo sabedoria e força para ajudar a todos que chegam ao Santuário da Rainha da Amazônia”.

A Pastoral

O serviço da Pastoral é realizado durante todo o ano, mas é no período do Círio de Nazaré que as atividades se intensificam para acolher e dar apoio aos mais de 16 mil romeiros que vêm de longe para participar da maior manifestação católica do mundo.

Um dos principais objetivos do serviço oferecido é acolher com dignidade os grupos de romeiros e peregrinos que se destinam à Basílica Santuário em longas caminhadas a pé ou de bicicleta, para pagar promessas por graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.

O grupo de voluntários proporciona a primeira acolhida com cuidados básicos como massagens, lavagem dos pés, curativos, água, comida, atendimento médico e espaço de descanso. O trabalho da Pastoral é totalmente voluntário e todo o material utilizado durante os atendimentos aos romeiros é fruto de doações.

Pastur realiza mais uma edição do Mini Círio

Pelo 4º ano consecutivo, a Pastoral do Turismo da Basílica Santuário de Nazaré (Pastur) realizará no dia 20 de maio, a partir das 8h, o Mini Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que já é uma tradição e faz parte também da programação de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano.

A procissão será no entorno da Praça Santuário e contará com a participação do coral da Paróquia de São Sebastião.

A concentração para a saída da procissão será em frente ao espaço Memória de Nazaré, localizado no estacionamento da Basílica Santuário. O encerramento será no altar da Praça Santuário.

Novo meio de comunicação do Santuário da  Rainha da Amazônia

A Basílica Santuário de Nazaré está com um novo meio de comunicação para a promoção, divulgação e aproximação do Santuário aos fieis, o Informativo de Nazaré. O primeiro número do informativo foi  distribuído gratuitamente no dia 13 de maio na Basílica Santuário e nas seis comunidades que integram a Paróquia de Nazaré.

Ele traz informação e noticiais sobre as principais programações do Santuário durante cada mês e, assim, o fiel pode acompanhar mais de perto o trabalho de evangelização desenvolvido por pastorais, grupos, movimentos e serviços de Nazaré.

O informativo será distribuído sempre no segundo domingo de cada mês, dia dedicado aos dizimistas, após as missas na da Basílica Santuário de Nazaré e nas comunidades Sagrado Coração de Jesus, Santa Bernadete, Nossa Senhora das Graças, São Brás,Santo Antônio Maria Zaccaria e Sagrada Família.

Pastoral da Acolhida realiza bazar no sábado, 20

A Pastoral da Acolhida da Basílica Santuário de Nazaré está preparando uma programação super especial que acontecerá no próximo sábado, dia 20 de maio, na Casa de Plácido, Centro Social de Nazaré.

O momento, chamado de “Dia Alegre da Pastoral da Acolhida”, contará com bingo, venda de comidas, bazar e música. Toda a renda será destinada aos custos da Pastoral da Acolhida no atendimento aos romeiros durante a quadra nazarena. A cartela para participar do evento pode ser adquirida no atendimento da Basílica Santuário de Nazaré, pela importância de R$: 10,00. Participe!

Basílica recebe imagem de Fátima

A Basílica Santuário de Nazaré foi anfitriã de uma das mais lindas procissões católicas, a Procissão das Velas 2017, realizada pelo Santuário de Fátima. Este ano comemoram-se os cem anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal, a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta pelo Papa Francisco e os 50 anos da Paróquia de Fátima. A Procissão das Velas é uma das maiores procissões de Belém, ficando atrás apenas do Círio e da Trasladação.

O cortejo saiu após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que em sua homilia pediu que sigamos o exemplo de pureza e bondade dos humildes pastores que foram agraciados com o privilégio de poder ver em vida a Mãe de Jesus e nossa mãe; “Irmãos e irmãs, a estrada da santidade é simples, por isso é difícil e exigente. Perguntei a um grupo de crianças, e gosto de repetir isso, ‘O que é ser santo?’, e um menino de seis anos levantou a mão e disse: ‘eu sei’. E logo respondeu: Ser santo é assim: na hora de rezar a gente reza, na hora de brincar a gente brinca e na hora de estudar a gente estuda’. Ou seja, é fazer bem todas as coisas” disse. Veja  íntegra da  homilia em www.nazare10.com.br

Diretoria da Festa realiza show em homenagem às mães

Na noite do dia 12 de maio, a Diretoria da Festa de Nazaré, em parceria com a Assembleia Paraense, promoveu a 15ª edição do “Mamãe Superstar”. O evento beneficente em homenagem ao Dia das Mães trouxe como atração o show do cantor Erasmo Carlos.

Mais do que uma homenagem às mães, o evento faz parte da agenda oficial do Círio de Nazaré. A partir de eventos como esse, a organização da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré consegue custear as despesas do Círio e manter várias obras sociais da Paróquia de Nazaré, como creches e outros projetos sociais.

Pastoral Familiar prepara encontro para Casais de 2ª União

No dia 21 de abril a Pastoral Familiar da Paróquia de Nazaré realizará o 18º Encontro de Reflexão para Casais em Segunda União, grupo “Bom Pastor 2017”.

Com o tema “Maria, estrela da Misericórdia”, o encontro objetiva reunir os casais e lhes mostrar sua importância da  doação de suas vidas para o serviço na Igreja de Cristo.

De acordo com o casal coordenador da Pastoral, Liduina e Rômulo Braga, a programação é essencial para promover o acolhimento dos casais. O objetivo, segundo eles, é acolhé-los , evangelizá-los e acompanhá-los através dos círculos de estudos mensais, utilizando temários, direcionamento espiritual com sacerdote, e integrá-los na paróquia/comunidade, para que possam engajar-se.

O 18º Encontro acontecerá no Centro Social de Nazaré, das 7h30 às 19h. As inscrições estão sendo feitas na secretaria da Basílica Santuário, Pastoral Familiar, localizada no Centro Social, ou nas comunidades da Paróquia de Nazaré. Para mais informações: (91) 4009-8436 / 8815-8815.