Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré realiza Seminário de Turismo Religioso

om o objetivo de propagar conhecimento aos profissionais de turismo, gestores, religiosos e paroquianos, sobre o turismo religioso local, a Pastoral do Turismo da Paróquia de Nazaré, (Pastur), promoverá mais um Seminário de Turismo Religioso. Com o tema: “Pastoral do Turismo e a sustentabilidade na Amazônia”, a programação acontece de 13 a 15 de setembro, na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré.
 
 
 
No evento, palestras, exposição cultural, oficinas e momentos de troca de experiências. A programação inicia-se dia 13 de setembro, quarta-feira, com missa, presidida por Dom Irineu Roman, que,  além de bispo auxiliar da Arquidiocese, é também Bispo Referencial da Pastoral do Turismo.
 
De acordo com a coordenadora da Pastoral do Turismo, Janes Jaques, “O Seminário de turismo será uma oportunidade para conhecer os objetivos da Pastoral do Turismo e a sua relação com a sustentabilidade do turismo e da vida natural, o preservar e o cuidar da criação”.
Inscrições pelo email parturbasilicadenazare@gmail.com
 
Confira a programação:

DIA 13/09/2017 (quarta-feira)
 
08h – Credenciamento
08h30 – Acolhida aos novos participantes
09h30 – Solenidade de Abertura: Bispo Auxiliar Dom Irineu Roman (Santa Missa)
10h45 – Composição da Mesa por autoridades
 
11h40 – Intervalo
14h – 1a Palestra. Tema: A Pastoral do turismo e seus Campos de Atuação na Amazônia-  Possibilidades e Desafios.
 
15h40 – Intervalo
16h – 2a Palestra. Tema: O Turismo de Base Comunitária como alternativa para dignidade do povo ribeirinho – Apresentação do Serviço Social Pastoral das Ilhas, Apresentadora: Irmã Carmem Silva
17h40 – Avisos para o segundo Dia
18h – Encerramento.
 
DIA 14/09/17 (quinta-feira)
 
16h – Acolhida, sorteio de brindes
16h30 – 3a Palestra. Turismo: Educacional- A prática do guia de turismo em comunidades nas Regiões das Ilhas. palestrante: Aldemir Santos de Oliveira Junior, Guia de turismo Regional e Nacional.
 
17h45 – Intervalo
18h – 4a Palestra. Tema: O Combate ao tráfico Humano e à exploração Sexual, Polo Marajó. Palestrante: Irmã Iaci, representante em Belém da Rede um grito pela vida. 
19h45 – 5a Palestra. Tema: Atual Gestão do DEMA na Região Amazônica-Apresentação do projeto de Educação Ambiental (Sala verde Ambiente seguro). Palestrante: Luiz Guilherme Xavier, Diretor DEMA.
21h – Atração Cultural, visita à feirinha de exposição
21h40 – Encerramento, avisos para o 3o dia.
 
15/09/2015 (sexta-feira)
 
16h – Acolhida dos participantes e dinâmicas com sorteio de brindes.
16h30 – 6a Palestra.  Tema: Gestão do Turismo Sustentável em áreas de conservação no Arquipélago do Marajó, Palestrante: Prof. Marinete Silva Bulhosa, professora IFPA, curso Turismo hospitalidade e lazer- campus Belém.
17h40 – Intervalo
18h –  Oficina de reutilização de materiais em Tecido, Papel. Oficineira: Historiadora Gilmara Cruz, Voluntária da Pastoral do turismo.
 
Obs.: (30 vagas, inscrições antecipadas)
18h – Oficina de Patrimônio –  A Herança Cultural das ordens Religiosas na Amazônia. Orientadoras: Historiadora Ana Caroline Netto e Wanessa Santiago, especialista em Patrimônio Histórico e arquitetura.
 
Obs.: (40 vagas, inscrições antecipadas).
20h – Coquetel de encerramento
20h30 – Entrega dos certificados
Obs.: (Certificados acompanhados das palestras em arquivo CD).

 
Campanha de arrecadação de materiais da Pastoral da Acolhida continua

O Círio de Nazaré é uma festa de milhares de convidados. Muitos deles vêm de longe para manifestar sua devoção e são recepcionados na Casa de Plácido pelos voluntários da Pastoral da Acolhida, onde recebem os cuidados necessários e primeiros socorros. Para isso a Pastoral está precisando da sua ajuda para atender esses devotos que, como você, também manifestam seu amor à Rainha da Amazônia.
 
Contribua doando alimentos não perecíveis, materiais de primeiros socorros, toalhinhas, produtos de higiene e limpeza.
 
Entregue suas doações no Centro Social de Nazaré na sala da Pastoral da Acolhida, de segunda a sexta de 08h às 12h e de 15h às 21h e aos sábados de 09h às 12h.
 
Segue a lista dos itens necessários para arrecadação destinados aos romeiros atendidos na Casa de Plácido durante o Círio 2017. Confira:
 
Materiais necessários

Equipe de Cozinha:
 
Alimentos não perecíveis
 
Equipe de Lava-pés:
 
– Sabonete líquido
– Hidratante
– Luva Descartável
– Bucha de Banho
– Toalhinhas
l Equipe 
    de Limpeza
 
– Detergente
– Sabão em pó
– Bota
– Luva Látex
 
Equipe de Massagem: 
 
– Óleo Mineral
– Hidratante
 
– Papel Toalha
– Álcool Gel
 
Equipe da Saúde: 
 
– Luva Descartável
– Gase
– Seringa
– Algodão em rolo
– Atadura
– Soro
– Esparadrapo
– Micrópore
 
 
Círio 2017: Inscrição de crianças para o Carro 
dos Anjos 

Já estão abertas as inscrições para as crianças que estarão nos Carros dos Anjos durante o Círio 2017. Os cadastros são necessários por motivo de segurança, para que sejam evitados transtornos aos pais, responsáveis e para as próprias crianças que são levadas durante a procissão.
 

 
Dos 13 carros que fazem parte do cortejo, quatro são destinados às crianças vestidas de anjos, geralmente fruto de pagamento de promessas feitas pelos pais ou responsáveis. Cada carro comporta cerca de 40 crianças, o devidamente identificadas por um crachá emitido pelo grupo responsável. Ao longo do percurso o grupo distribui água e lanche às crianças e atua com todos os cuidados necessários com os pequeninos.
 
As inscrições podem ser feitas por pais ou responsáveis até o dia 30 de setembro, em um balcão posicionado no corredor lateral da Basílica Santuário, de segunda a sexta, no horário das 9h às 13h. Deverá ser apresentada uma cópia da certidão de nascimento da criança e documento de identificação do responsável, além do número de contato atualizado. Podem participar crianças dos três aos dez anos de idade.
 
Assim como nos anos anteriores, este ano, mais uma vez um dos carros será destinado especificamente às crianças que vêm de outros municípios fora da Região Metropolitana de Belém. Para estas, a inscrição será feita no dia do Círio com a coordenadora do carro n° 4, Fátima Lameira.
 
História – O Grupo do Carro dos Anjos da Paróquia de Nazaré foi formado em 1972, visando auxiliar aos que pagam promessas levando crianças vestidas de anjos nos carros do Círio, devido ao grande número de problemas que aconteciam até então, tais como crianças que se perdiam ou até mesmo se machucavam. Os integrantes participam de reuniões de formação, oração e espiritualidade durante todo o ano, em especial próximo ao Círio. Cerca de 320 voluntários atuam nesse trabalho.
 
  Ainda aberta a inscrição para Concurso de redação do Círio

Desde a última semana escolas de ensino médio das redes pública e particular de todo o Estado podem inscrever seus alunos no XXIII Concurso de redação do Círio de Nazaré. O tradicional certame, promovido pela Diretoria da Festa de Nazaré, será realizado no dia 17 de setembro, às 9h, no Centro Social de Nazaré.
 
 
O concurso premiará os três melhores textos em prosa, elaborados a partir da proposta apresentada pela comissão elaboradora do Concurso. A redação deverá ter abordagem religiosa e, ainda que sejam abordados temas transversais, o enfoque principal deverá ser dado à figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus. O edital sinaliza que cada instituição poderá inscrever até dois alunos, obedecendo aos procedimentos descritos a inscrição.
 
Inscrições: basta acessar o site do Círio de Nazaré (www.ciriodenazare.com.br), ir para o menu downloads, preencher a ficha de inscrição e encaminhar para secretaria@ciriodenazare.com.br, anexando cópia de documento de identidade. As fichas também poderão ser entregues na Secretaria da Diretoria da Festa, situada à Praça Justo Chermont, Centro Social de Nazaré, das 12 às 20 horas. As inscrições abertas até 14 de setembro.
 
A Diretoria da Festa de Nazaré divulgará apenas o resultado dos 3 primeiros lugares,  até o dia 29 de setembro de 2017, no site www.ciriodenazare.com.br e na sede da Diretoria da Festa.
 
Sorteio de carros de promessa realizado na terça-feira, 5

Tradicionalmente no Círio, os carros de promessas posicionados bem à frente da Berlinda, são os primeiros símbolos da grande procissão a serem vistos. Eles são conduzidos pelas esposas dos diretores da festa de Nazaré e contam com a colaboração fundamental de alunos de várias escolas da grande Belém. Este ano, quase 30 instituições de ensino foram convidadas, e compareceram na última terça-feira, 05, no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré para a reunião que definiu a posição de cada uma na romaria.
 
A diretoria da festa de Nazaré considera fundamental a participação das escolas, pois são os alunos que acomodam os objetos de promessa de milhares de pessoas e os conduzem até o final da romaria. Além do compromisso na condução dos votos, as escolas participam arrecadando alimentos a serem posteriormente, doados a obras sociais, auxiliadas pela diretoria da Festa de Nazaré, como o Cantinho São Rafael.
Manhã de formação – A Diretoria da Festa de Nazaré realizará uma manhã de formação para reunir todos os estudantes para dar orientações sobre a participação deles na procissão. A formação das escolas ocorrerá no dia 16 de setembro, na Casa de Plácido, às 9h.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também