Emoção dos fiéis encerrou a Semana Mariana em Belém

Domingo, 26 de março, encerrou-se a Semana Mariana, organizada pela Arquidiocese de Belém para celebrar a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em meio à celebração do Jubileu Mariano “300 anos de bênçãos” no Brasil, para comemorar os 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. A celebração da Missa do encerramento ocorreu à noite, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro da Pedreira. Uma igreja totalmente tomada pelos fiéis ocasionou também emocionadas demonstrações de fé e devoção à Mãe de Jesus. Uma porção de terra do solo paraense e o manto que recobriu a imagem de Nossa Senhora durante a peregrinação por todas as Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém foram enviados ao Santuário Nacional de Aparecida em São Paulo para compor o acervo do museu que reúne peças da história da devoção em torno de Nossa Senhora Aparecida no Brasil.

A Missa na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo seu Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman, celebração transmitida ao vivo para todo o Brasil pela TV Nazaré e Portal Nazaré em cadeia com a Rede Aparecida de Comunicação.

Dom Alberto saudou os presentes dizendo da alegria que sentia “por estar reunido com o povo de Deus naquela que será, daqui para a frente, a ‘igreja guardiã’ da imagem jubilar da padroeira do Brasil”, referindo-se à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Belém.

A igreja tornou-se pequena para a grande multidão que compareceu. Quem não pôde entrar na igreja, acompanhou a transmissão através de um telão instalado na quadra de esportes da paróquia.

A liturgia do 4º domingo da Quaresma referia-se à cura do cego de nascença. Na homilia, Dom Alberto destacou que "Nossa Senhora nos ajuda a enxergar Jesus. Onde passa Nossa Senhora, em qualquer um dos seus títulos, Ela nos ajuda a olhar para Jesus. Quero pedir com vocês a Nossa Senhora, para que nossos olhos se abram e que Ela ilumine nosso coração e nossos passos para bem vivermos este Ano Mariano.”
Gesto simbólico
Momento relevante da missa foi no final quando o Arcebispo abençoou uma porção de terra do Estado do Pará, posta em recipiente apropriado e lacrado, para ser enviada ao Santuário Nacional para compor a Coroa do Jubileu dos 300 anos do achado da imagem da padroeira do Brasil.

Dom Alberto do gesto: “Esta terra quer fazer memória da história do povo paraense. Uma terra muitas vezes manchada de sangue, muitas vezes mal distribuída. O sonho das famílias que tiram o seu sustento da agricultura traz nosso desejo de que a vida seja verdadeiramente reconhecida e valorizada”.
A partir de abril haverá as Semanas Marianas nas paróquias diocesanas.