Encontro da Juventude da Região São João Batista em Cotijuba

Jovens de diversas comunidades da região São João Batista participaram do evento

O encontro iniciou com a Santa Missa na paróquia São Francisco das Ilhas, presidida pelo padre Joseildo Zeferino. Um grande número de jovens, de diversas comunidades da região São João Batista, participou da celebração eucarística.
Durante toda a manhã e parte da tarde, houve momentos de reflexão, conversa, lazer e diversão, dinâmicas, favorecendo a interação entre os jovens, para também conhecerem-se mais, e trocar informações sobre os rumos da caminhada missionária jovem naquela região episcopal, com todos os núcleos das comunidades representados.

Terminada a Missa, serviu-se café da manhã junto com o pároc o, padre Joseildo, oportunidade da saudação às comitivas, antes das atividades.
Várias dinâmicas promoveram o engajamento da juventude com participação do padre Joseildo, garantindo diversão e acolhimento.
Louvor e animação após a Missa, animaram o encontro e antecederam a roda de conversa com o Pe. Joseildo. Temas relevantes e a pandemia foram abordados.
Parte lúdica, segiu-se à roda de conversa com várias brincadeiras em uma gincana com a juventude que se estendeu até à tarde. Uma equipe de senhores assumiu a preparação da alimentação, mas ao mesmo tempo, também acolhia os jovens.
O desejo do encontro em Cotijuba surgiu do pároco Joseildo Zeferino, ao ouvir testemunhos dos seus jovens que foram ao encontrão da juventude da Região Episcopal São João Batista, na Paróquia Divina Misericórdia, coordenado pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro.
“Que venham muitos outros próximos encontros, como este, com muita animação, alegria e, evangelização acima de tudo”, declarou Elson Dias, da Pastoral da comunicação.

Jovens participantes da programação

Yoane Caroline, coordenadora do grupo de jovens que organizou o encontro, está exultante. “Foi o terceiro encontro promovido por nossa paróquia em um itinerário de dois anos e 9 meses, com a colaboração amiga e paterna de Dom Antônio, sempre nos orienta”.
A mobilização alcançou cerca de 30 jovens para o encontro. “Queríamos estar em comunhão, proporcionar uma experiência de convivência entre todos os que se disponibilizaram a participar, vivenciar momentos onde fosse possível desfrutar e compartilhar o conhecimento e experiências pessoais de cada um, evidenciando o protagonismo juvenil”, relata Yoane Caroline.
Restou a certeza da providência divina, diz ela. “Minha maior experiência durante nesse processo foi acreditar profundamente na divina providência onde Deus providenciou tudo o que tínhamos necessidade. Devemos ir ao encontro de Deus que nos chama, evangelizar a juventude e mostrar aos jovens a importância que cada um tem na realidade de cada paróquia a qual faz parte”, conclui Yoane.