Encontro Nacional da Ordem das Virgens do Brasil

Núncio Dom Giambattista estava presente no evento com 58 representantes brasileiras

De Belém, Ana Paula e Maria Augusta (direita), com D. Giambattista

 

A Casa Dom Luciano acolheu o Encontro Nacional da Ordem das Virgens do Brasil, realizado em Brasília, de 24 a 26 de maio. O momento de formação, espiritualidade e convivência teve a participação de 58 consagradas de 25 dioceses do país, dentre elas, representantes da Arquidiocese de Belém, que partilharam as reflexões em torno do tema “Virgem consagrada: identidade e missão”.

Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou as participantes, transmitindo-lhes o apoio da Conferência, e animou a vocação do OrdoVirginumnoBrasil. O encontro iniciou com Missa presidida por Dom Paulo Cézar Costa,Cardeal Arcebispo de Brasília.

O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro participou do encontro que registrou ainda a presença de Dom Ângelo Ademir Mezzari, Bispo Auxiliar de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para o Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Fernando Guimarães, Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar, o assessor da CMOVIC, padre Guilherme Maia Junior e a consagrada da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Maria de Lourdes.
As reflexões do encontro abordaram as seguintes temáticas: o ritual de consagração das virgens; reflexão sobre o celibato, virgindade e responsabilidade como caminho de santidade; as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE); o documento Ecclesiae Sponsae Imago e itinerário formativo.

Dom Ângelo Ademir Mezzari explanou sobre o “Rito de Consagração: 54 anos de aniversário de promulgação”.Maria Augusta de Oliveira Barbosa, consagrada da Arquidiocese de Belém, partilhou sua participação no encontro de preparação para o Jubileu da Vida Consagrada, realizado em Roma, de 1º a 04/02/2024.

“Virgindade e Esponsalidade como caminho de santidade” foi tema do segundo dia, abordado por Maria de Lourdes Corrêa Lima, virgem consagrada da Arquidiocese do Riode Janeiro, embasada pela formação como doutora em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana deRoma, professora doDepartamento de Teologiada Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Padre Guilherme Maia Júnior, da Diocese de Coxim (MS), e Assessor da CMOVIC apresentou “Algumas indicações sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora”.O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, expôs o tema “Identidade e missão daconsagrada no Ordo Virginum”. Maria Angela Borsoi, consagrada da Arquidiocese de São Paulo, apresentou por via remota a “História do Ordo Virginum no Brasil”. Ela foi secretária de Dom Paulo Evaristo Arns por 40 anos (1967-2007).

O encerramento do encontro foi Missa na Catedral de Brasília, presidida por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, Bispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil. Ele também é o responsável pela formação das consagradas na Ordem das Virgens da Arquidiocese de Brasília.Dom Fernando explanou a última palestra do encontro – “Itinerário para a formação permanente da Ordem das Virgens”.

Alegria e júbilo celebraram a unidade das consagradas na Ordem das Virgens, pois elas vivenciaram momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, a Liturgia das Horas, oração pessoal, partilhas, a formação que foi recebida com “ânimo de prosseguira missão em suas dioceses com esperança, principalmente peloempenho apresentado pela CNBB, mediante a presença dos Bispo nesse encontro”, relata a participante Maria Augusta, de Belém.

A Arquidiocese de Belém esteve representada por Maria Augusta, junto às demais 43 consagradas, e a jovem Ana Paula Leite, candidata com a consagração agendada para 25/01/2025, que partilhou do encontro junto com mais 13 candidatas.

Compartilhe essa Notícia

Leia também