Encontro Nacional reuniu lideranças do Mej

Foto: Divulgação

O tema “O Amor anima a missão” embasou o 4° Encontro Nacional do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), de 12 a 14, em Benevides. O evento reuniu as lideranças do movimento das dioceses dos estados do Brasil para refletir a caminhada do MEJ no Brasil e no mundo, assim como aprofundar mais a espiritualidade do movimento, centrada na Eucaristia, além de definir estratégias e ações para o próximo triênio de caminhada.

O encontro reuniu 124 lideranças de 17 estados brasileiros e 12 mejistas – como são conhecidos os jovens do movimento -, estes da Itália e Congo.

O evento contou com a participação do padre Eliomar Ribeiro, SJ, diretor nacional do Movimento Eucarístico Jovem (Mej), que conduziu as atividades do Encontro Nacional. Participaram do padre Claúdio Barriga, SJ, ex-Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) e MEJ, que foi delegado pelo atual Diretor Internacional, padre Frèdèric Fornos, SJ para esta missão. Segundo Augusto Fausto, articulador do Estado do Pará do Movimento Eucarístico Jovem, o evento proporcionou: “conhecer a realidade e as realidades do Mej no Brasil, principalmente a nossa”.

A temática proposta para este ano “O amor anima a missão”, foi escolhida para alicerçar a missão dos jovens após a realização do Encontro Nacional, pois eles, agora, sairão em missão em solo paraense. A primeira etapa começou na segunda-feira, dia 15, e segue até esta sexta-feira, 19, na Matriz da Paróquia de São José de Queluz, em Canudos, onde os jovens evangelizam através de  visitas porta a porta. A segunda etapa começa neste domingo, dia 21, nela os jovens do movimento visitarão cinco paróquias da Arquidiocese que possuem o Mej em atuação, para conhecer a realidade da região, além de evangelizar, proposta que partiu dos mejistas vindos da Itália. Além deles, participam mejistas de algumas dioceses do Brasil e os da Arquidiocese de Belém.

O MEJ – O Movimento Eucarístico Jovem é um movimento internacional de adolescentes e jovens de 07 a 25 anos presente em mais de 50 países. Ramificação juvenil do Apostolado da Oração, busca ensinar a juventude a ter uma relação amorosa, amiga, de coração a coração, com Jesus. Sua espiritualidade está centrada na Eucaristia, preparando e formando jovens comprometidos no serviço aos irmãos mais necessitados. Fazer memória desse sacrifício é, antes de tudo, celebrar a alegria de receber tanto amor gratuito. Cristo convida a cada um de nós a fazer o mesmo que Ele: “Façam isto em minha memória” (conf. Lc 22,19); portanto, celebrar a Eucaristia é fazer memória de Cristo e dar a vida em favor dos outros.