Escola Papa Francisco há 18 anos na formação de jovens

É na Escola de Comunicação Papa Francisco que jovens e adultos têm a vida transformada  através do curso técnico de rádio e televisão oferecido pela instituição. Há 18 anos a escola oferece ensino gratuito na área de comunicação, encaminhando jovens para o mercado de trabalho. Mantida pela ONG Missão Friuli Amazônia, a escola é a única a oferecer ensino técnico de rádio e televisão no Estado do Pará, nesse período já profissionalizou mais de 600 pessoas.

O curso com duração de um ano é dividido em dois módulos, rádio e televisão, onde os alunos aprendem noções de cinegrafia, edição, produção, locução, sonoplastia, criação publicitária, web, entre outros. O curso é regulamentado pelo Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE/PA) desde 2004, alcançando a nota máxima e atendendo a todas as exigências. Por ser um curso técnico os alunos colocam em prática o que aprendem em sala de aula. O corpo docente é formado por profissionais da área da comunicação.

O editor multimídia Vitor Magno em 2009 foi um dos alunos do curso técnico em rádio  televisão e impresso; na época o curso funcionava no espaço cedido pelo Pontifício Instituto das Missões para o Exterior (PIME), localizado na Rua Padre Prudêncio, próximo a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Com o término do curso o aluno virou profissional, iniciou e concluiu graduação na área da saúde, mas a paixão pela comunicação seguiu junto. Contratado por uma emissora de TV de Belém reconhece o que adquiriu em sala de aula: “Tive contato com vários profissionais que contribuíram para minha formação. A escola dá uma nova perspectiva para a pessoa, seja ela na vida pessoal e na vida profissional”.

A vice-diretora da Missão Friuli Amazônia, Vera Arruda, colaboradora desde a fundação, fica satisfeita de saber do progresso dos alunos: “Eu vejo que a gente conseguiu com muito esforço transformar o curso no que ele é e representa hoje. É um curso prático ao saírem daqui saem com novas perspectivas, muitos se sentem instigados de fazer um curso superior na área da comunicação e já saem na frente de muitos. É muito bom saber que existe um vínculo dos alunos com o curso é comum muitos virem aqui pra dizer que estão na universidade, que estão trabalhando ou que estão pondo em prática o que aprenderam dentro da Pascom das sua paróquias, é gratificante, não tem preço”.

Curso de Mosaicos

Em fevereiro a Escola abre inscrições para um novo curso que será ofertado: construção de mosaicos com o mestre italiano William Bertola. O curso inédito será distribuído em duas turmas, uma para jovens carentes, que poderão aprender uma nova profissão e a outra turma destinada para profissionais da área interessados em se aprofundar nos conhecimentos dos mosaicos. As inscrições para os jovens serão gratuitas, enquanto para os profissionais da área, como artistas, arquiteto e engenheiros, o curso será pago.

Missão Friuli Amazônia

Em Belém, a ONG Missão Friuli Amazônia iniciou as  atividades em 1998, com cursos de comunicação em nível básico realizados nas paróquias com o objetivo de dar a jovens e adultos da periferia a oportunidade de obter qualificação e colocação na sociedade e no mercado de trabalho. Em 2005, passou a conferir aos seus alunos o grau de técnico em comunicação com habilitação em rádio e TV.

Em 2013, foi inaugurada a Escola de Comunicação Papa Francisco. O espaço próprio fruto de doação é estruturado com sala de aula, biblioteca, copa e laboratório em estilo redação de rádio/TV, entre outros espaços de convivência, oferecendo aos alunos maior estrutura física e comodidade.

A ONG Missão Friuli Amazônia, bem como a Escola Papa Francisco, tem como diretor-presidente o Padre Claudio Pighin, missionário do Pontifício Instituto das Missões para o Exterior (PIME), que conta com o apoio de empresários e pessoas que acreditam na missão de ajudar o próximo.

Serviço

A Escola de Comunicação Papa Francisco está com as inscrições abertas para o processo seletivo 2017 para novos alunos do Curso Técnico em Comunicação Rádio e Televisão até o dia 20 deste mês. Este ano será ofertado 35 vagas exclusivamente para jovens e adultos que concluíram o ensino médio e que são de baixa renda, oriundos de escolas públicas e/ou escolas particulares na condição de bolsistas integrais ou parciais. Informações pelo telefone (91) 3355 4415 e 909886 4923.