Espiritualidade abre o Catolicão de Futsal

Jovens atletas do Projeto Goretti Esporte e Cidadania iniciam torneio

O Projeto Católico Goretti Esporte e Cidadania realizou dia 29 de maio a espiritualidade de abertura do Católicão de Futsal da Juventude Católica na capela do Colégio Berço de Belém. Com o tema “Jovem, o Senhor te chama!”, a espiritualidade foi uma preparação para os atletas que estarão envolvidos no Catolicão 2022, e contou com a participação de centenas de jovens das diversas paróquias da Arquidiocese de Belém.

A atividade iniciou com uma oração, seguida de louvor, pregação, dinâmica, adoração ao Santíssimo Sacramento e louvor animado pelo grupo jovem Maranathá, pertencente à Paróquia Santa Paula Franssinetti.

O Grupo Jovem Sentinelas, da Paróquia Santa Terezinha (Tenoné) fez as leituras, a Guarda Jovem de São José de Queluz encarregou-se da acolhida e a Seleção do Projeto Goretti Esporte ficou na organização da espiritualidade.

O jovem Nilson Almeida, capitão da Seleção do Projeto, afirma que “estes momentos engrandecem e fortalecem a nossa juventude, pois não vivenciamos apenas o esporte, mas, também, o cuidado com nossa vida espiritual. Logo, cabe a nós, enquanto juventude, fazer uso desses momentos e juntos galgarmos novos horizontes”.

SOLIDARIEDADE
Paralelo ao Catolicão, aconteceu o Torneio Solidário em prol do Sopão Solidário, uma ação que teve a participação de seis equipes, com jogos entre grupos. Por fim, o campeão foi a equipe do Cremoca, do bairro da Cremação, onde o jovem Alexandre Silva atua como capitão.
A atuação do Projeto Católico Goretti Esporte e Cidadania é desenvolvida entre atividades esportivas e ações de natureza social, com destaque para o Sopão Solidário.

A iniciativa dos atletas já possibilitou ao Projeto distribuir mais de 30 mil porções desse alimento para pessoas em situação vulnerabilidade nas ruas de Belém e para acompanhantes dde pacientes no Hospital Ophir Loyola. A distribuição de sopa é realizada toda 2ª e toda 4ª quarta-feira de cada mês, com saída dos voluntários às 18h30, do bairro de São Braz, cuja concentração é no Memorial Magalhães Barata, espaço conhecido como “chapéu do Barata”.

JOGOS
Ao término da espiritualidade, foi realizada a primeira fase do Catolicão de Futsal da Juventude Católica, com os jogos do grupo A, tendo nas equipes os times da Paróquia São José de Queluz, Sentinelas, Maranathá e Seleção do Projeto. A fase contou com jogos entre o grupo, totalizando três jogos para cada equipe. A segunda fase e a fase final serão realizadas no dia 26 de junho na quadra do colégio Berço de Belém.

CONTRIBUIÇÃO
Thiago Gomes Magalhães, coordenador do Projeto Católico Goretti Esporte e Cidadania, informa que “um complemento à distribuição do sopão é também doar roupas para os irmãos em situação de rua. Por isso, se alguém puder nos ajudar, aceitamos doações de itens alimentícios (para a sopa), roupas e lençóis”. Mais informações pelo número (91) 98931-9152 (Whatsapp).