Evangelização: a homenagem da Diocese de Óbidos

Com o tema “Jubilosos celebramos Sant’Ana e os 60 anos de evangelização na Amazônia”, a Diocese de Óbidos, no Baixo Amazonas, iniciou festejos em honra a Sant’Ana, sua padroeira. As homenagens, que seguem até o dia 26, constam de  transladação, círio fluvial e celebrações eucarísticas.

No dia 8, aconteceu a transladação da imagem peregrina para a Paróquia de Santo Antônio, em Oriximiná. No domingo, 9, da Igreja Matriz de Santo Antônio, às 14h, saiu o círio fluvial, rumo a Óbidos. À chegada, o Bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo Johannes Bahlmman, OFM, presidiu missa campal na Praça Barão do Rio Branco, também conhecida como Praça de Sant’Ana, situada em frente à Catedral de Sant’Ana. No período da festividade, as celebrações eucarísticas acontecem na Catedral, às 20h. A programação cultural realiza-se na Praça Barão do Rio Branco.

No dia 15, na Catedral acontece a solenidade alusiva aos 60 de evangelização na Amazônia, sendo 50 anos de prelazia e 10 anos de diocese. Nesse dia, a programação inicia-se  com procissão,  cuja saída, às 18h, da Mitra Diocesana. Às 19h, Santa missa campal, na Praça de Sant’Ana,  a ser transmitida pela TV Nazaré, canal 30. A solenidade contará com a presença do Bispo de Santarém, Dom Flávio Giovenale, do Bispo Emérito de Óbidos, Dom Martinho Lammers, e do clero local.

No dia 26, Dia da Solenidade de Sant’Ana, haverá procissão às 18h, com destino à Catedral, onde haverá missa solene presidida por Dom Bernardo. No encerramento da festividade, bênção e show pirotécnico.

Dom Bernardo fala do momento de jubilo e do sentimento de servir na diocese: “Este ano, celebramos conjuntamente a solenidade de Sant’Ana e os 60 anos de missão e evangelização de nossa Igreja particular. Poderíamos lembrar aqui os muitos,  mulheres e homens, consagrados ou leigos, que, com trabalho árduo, doaram suas vidas e, por amor à missão, ajudaram a edificar esta Igreja aqui no coração da Amazônia. Sinto-me honrado em poder servir a esta Igreja como bispo, e como tal, aproveito o ensejo para convidar todas as famílias católicas da nossa diocese para celebrarmos juntos este momento ímpar da nossa Igreja”.