Faculdade Católica de Belém promove simpósio

Com o tema “A missão de uma faculdade católica na Amazônia de hoje” foi realizado nos dias 16 e 17, o I Simpósio Filosófico Teológico promovido pela Faculdade Católica de Belém. O evento voltado aos jovens da faculdade contou com a participação de outras instituições de ensino superior da região e do público externo.

O evento acadêmico está atrelado ao objetivo da instituição que é oferecer formação no âmbito da educação, da cultura, política e arte com a identidade católica, levando em consideração as responsabilidades e os desafios que se impõe na região amazônica; o simpósio, portanto, tratou da essência da instituição, o que está relacionado com a realidade amazônica na qual está situada.

Na programação constaram conferências, palestras, plenárias. Esteve presente no simpósio o Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, responsável pelo acompanhamento das universidades e colégios católicos na Arquidiocese de São Paulo. Ele palestrou sobre “A Universidade Católica na atualidade”. Do evento participaram ainda diversos professores de instituições de ensino de Belém e, ainda sacerdotes como o Mosenhor Raimundo Possidônio, Padre Helio Fronczak e Padre João Paulo Dantas.

Na Catedral Metropolitana de Belém, 17, o Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, presidiu missa,  às 18h.  Após a celebração eucarística, o sacerdote realizou palestra no Salão dos Pontificais da Catedral, com tema “São Josemaria Escrivá e sua proposta de santidade cotidiana”. “Ele ensina aquilo que é hoje doutrina comum na Igreja que todos são chamados a santidade, independentemente do lugar onde cada um de nós está pelo sacramento do batismo todo cristão é chamado a ser santo e a ser apóstolo, a viver a sua vida como uma missão e São Josemaria Escrivá ensinava que o caminho de santidade de quem está no meio do mundo é o cumprimento fiel dos seus deveres cotidiano que é o trabalho, a convivência familiar, amizade com as pessoas”.

Histórico

Dom Carlos Lema Garcia Nasceu na cidade de São Paulo/SP, em 1956. Incorporou-se à Prelazia do Opus Dei aos 18 anos. Participou da equipe de apoio para a visita pastoral ao Brasil de São Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei, a quem conheceu pessoalmente. Conciliou os anos de formação universitária com a direção de diversas iniciativas para a formação da juventude promovidas por instituições de utilidade pública criadas por pais de família. Foi diretor do clube juvenil Nautilus da Associação de Cultura e Educação (em São Paulo, de 1976 a 1983).
Graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo em 1979. Inscreveu-se na Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, em 1981. Iniciou os Cursos de Filosofia e Teologia no Studium Generale da Prelazia do Opus Dei no Brasil e concluiu os Estudos Institucionais de Teologia entre os anos 1983-1984, no Seminário Internacional da Prelazia do Opus Dei em Roma.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos de Santo Padre João Paulo II, na Basílica de São Pedro em Roma, no dia 2 de junho de 1985, Desde 2010 desempenha o cargo de Diretor Espiritual da Prelazia no Brasil. Também é responsável pelas atividades formativas da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz. Sua ordenação episcopal ocorreu em 29 de junho de 2014.